27 generais, inclusive ex-ministros militares, lançam Manifesto de duras críticas ao governo do PT

O general Leônidas, ao lado, é dos signatários do manifesto. 



O manifesto é assinado pelos ex-ministros Leonidas Pires Gonçalves (do Exército, no governo Sarney) , Zenildo Zoroastro de Lucena (do Exército, no governo Itamar e Fernando Henrique) e Rubens Bayma Denys (da Casa Militar, no governo Sarney), quatro ministros do Superior Tribunal Militar e outros 20 quatro-estrelas da reserva, os militares ressaltam que existe uma lei da Anistia em vigor que a Comissão da Verdade insiste em desconsiderá-la.
  
. Vinte e sete generais de Exército da reserva assinaram um manifesto com críticas ao ministro da Defesa, o petista Celso Amorim. No documento, os generais, que atingiram o mais alto posto da hierarquia militar, afirmam abominar "peremptoriamente" a declaração dada pelo ministro, na semana passada, à Comissão Nacional da Verdade (CNV), de que as Forças Armadas aprovaram e praticaram atos que violaram direitos humanos no período militar. Depois de ressaltar que, "sempre que pode", a Comissão "açula" as Forças Armadas, provocando-as, e exigindo que elas peçam desculpas, o grupo, do qual fazem parte três ex-ministros do Exército, declaram que "se houver pedido de desculpas será por parte do ministro". E avisam: "Do Exército de Caxias não virão (desculpas)! Nós sempre externaremos a nossa convicção de que salvamos o Brasil!" Os generais, ex-integrantes do Alto Comando do Exército e antigos comandantes de importantes unidades militares de todo o Brasil, justificam a necessidade do manifesto, lembrando que militares da ativa não podem dar declarações políticas, mas que os da reserva, que podem falar.

. O governo não reagiu ao manifesto, publicado hoje pelo jornal O Estado de S.Paulo.

. Nesta sexta-feira a tarde, são fortes as especulações sobre prontidão no Exército.

CLIQUE AQUI para ler o Manifesto.
CLIQUE AQUI para ler toda a informação do jornal de São Paulo. 

35 comentários:

Anônimo disse...

ELES TÃO CUTUCANDO ONÇA COM VARA CURTA, NO CHILE NINGUÉM COMENTA MAS TODA SEMANA TEM BOMBA EXPLODINDO E MATANDO INOCENTES.
CONTINUEM COM ESSA COMISSÃO DA VERDADE DE UM LADO SÓ, OS TERRORISTA ERAM SANTOS? NÃO MATAVAM? NÃO ASSALTAVAM? PARA PUNIREM TEM QUE POR TODOS NA CADEIA, NUNCA ESQUECENDO QUE TEVE UM TODO BORRADO POR PASSAR ALGUMAS SEMANAS PRESO FICOU ATÉ DOENTE, TEM OUTRO QUE HOJE É AUTORIDADE MAS O DIA QUE POR OS PÉS NOS EUA SERÁ PRESO E COM CERTEZA MORRERÁ NA CADEIA.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

A Comissão Nacional da Verdade está incompleta.Ela deveria ser mais abrangente e incluir todos ladrões do governo .Estes são os responsáveis pelos desvios de verba da saúde,educação,problemas econômicos.

Anônimo disse...

os da reserva geralmente refletem a opinião dos da ativa, que não podem se manifestar...

sera que a caserna cansou de bater continência para aquela coisa bizarra que habita temporariamente o Planalto?

ficamos na torcida...

jaco do morro belo disse...

Até que em fim sairan de dentro da casca do ovo e se manifestaram.
A petezada deita e rola e eles calados.Antes tarde do nunca

Anônimo disse...

Finalmente, é chegada a hora.
Brasil acima de tudo.
Ordinário, marche!
Adsumus!
Gaudêncio Sette Luas.

Mordaz disse...

Que salvaram não resta a menor dúvida. É só ver o governo do PT nestes 12 anos para se verificar o que teriam feito se não tivessem sido derrotas a força naquela época. A degradação moral e econômica que levaram o país em apenas 12 anos.

Anônimo disse...

Até que em fim uma Boa Noticia. Não sou militar, mas está na hora de um levante pra botar as coisas no seu devido lugar, principalmente com estes PTs, que se acham donos do Brasil e da verdade.

Anônimo disse...

Nossa sociedade, a classe média instruída, precisa acordar para o comunismo tomando conta da nação , mandando todos os petralhas para a prosperidade cubana.

Anônimo disse...

Na canela do ministro anão da defesa. Tá na hora de acabar com essa palhaçada de comissão da verdade, que fica requentando notícias e não chega a lugar nenhum.
Acho que o recado foi bem dado !

Anônimo disse...

Todos Genarais de PIJAMA, vão para a Reserva e viram machocho.

Anônimo disse...

Todos Genarais de PIJAMA, vão para a Reserva e viram machocho.

Anônimo disse...

Eu sou civil, funcionário público, e comemorei o 30 de março deste ano lançando foguetes para homenagear o contragolpe militar de 1964!
As pessoas de bem, honestas e trabalhadoras devem se insurgirem contra essa esquerda parasita, não devemos mais ficar calados ouvindo essa "grei constituída de vagabundos, ladrões, guerrilheiros, assaltantes, sequestradores e assassinos que se passam por heróis da democracia", pois todos nós sabemos que foram os militares que salvaram o país de uma ditadura comunista, devolvendo-o para um regime democrático!
Se os militares estão realmente do lado do bem e contra essa esquerda nefasta, é chegada a hora deles assumirem o seu papel na história mais uma vez, mas agora sem moleza para essa corja esquerdista! Não é só o Brasil que está precisando da ajuda das Forças Armadas mas toda a América Latina, e finalmente o Brasil terá encontrado o seu papel na história mundial!

Anônimo disse...

Minha família e meus amigos estão com os generais. A guerrilheira presidente que peça perdão por tentar implantar uma ditadura de esquerda no Brasil. Generais deveriam ter feito como Cuba, que não deixou opositores ao regime vivos para revisar a história e exigir milionárias indenizações.

Anônimo disse...

Acredito ser esse MANIFESTO o inicio de uma serie de comandos a serem proferidos àqueles que desprezam os valores auferidos ao País, ao Povo e à Nação.
É chegada a hora de arregaçar as mangas da camisa e iniciar o trabalho de limpeza, que desta vez, smj, não deverá sobrar um tiquinho de pó desses comunistas que só querem acabar com o Brasil.
Como pode a anta gorda sair do Brasil para representa-lo e usar o espaço para propaganda eleitoral em nome próprio e sem fundamento algum, foi ridícula e não acrescentou nada ao encontro da ONU, jogou na lama o resquício da existência de uma pobre e frágil politica externa açodada e ligada ao que há de pior no mundo das Nações.
Não assinou o documento sobre o desmatamento e ainda teceu apoio aos degoladores de seres humanos.
Creio que as Instituições Militares merecem respeito e fazem por onde, o que não pode é uma comissão de Governo de ocasião ficar especulando e conjecturando a doutrina e o espirito de corpo da caserna, colocando em cheque a legitimidade e a credibilidade que essas Instituições gozam constitucionalmente, diante do Pais e da Nação.
Abrços.
Carlos Bonasser

Anônimo disse...

Maria do Rosário foi vista em sua casa burguesa na Chácara das Pedras, aos gritos: mas o que é isto? mas o que é isto? mas o que é isto?

Anônimo disse...

PENSO QUE OS MILITARES REALMENTE SALVARAM O BRASIL DAS MÃOS DOS COMUNAS OPORTUNISTAS. MESMO QUE DEPOIS DE 38 ANOS ELES FINALMENTE CONSEGUIRAM TOMAR DE ASSALTO OS COFRES DA NAÇÃO. AS TORTURAS QUE HOUVERAM JAMAIS DEVERIAM TER ACONTECIDO. OS COMUNAS DEVERIAM TER SIDO LEVADOS AO "PAREDON" COMO OCORRE COM OS QUE DEMOCRATICAMENTE DISCORDAM DESSA CAMARILHA EM CUBA, COREIA DO NORTE E FORAM NA ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA.

Capitão Caverna disse...

Estou pronto a ensinar um PT, a Marchar e a cantar o Hino Nacional.

Anônimo disse...

Saudades do tempo da ditadura! É uma pena ver o nosso Brasil indo para o buraco nos dias de hoje...

Anônimo disse...

O que esperar de um país que a impunidade é lei? Você realmente acha que torturadores vão pagar pelo que fizeram? E ainda tem gente de meio cérebro que defende algo indefensável. Tortura é uma prática abominável, nossa presidenta mais do que pagou pelo seu erro, ela foi torturada. Enquanto esses ladrões da nossa democracia estão livres e soltos. Impunidade e tortura ontem, impunidade e tortura hoje. Darwin já falava que o brasileiro era um povo atrasado.

Anônimo disse...

Podiam ter acordado antes!

Anônimo disse...

Sr. Anônimo,em primeiro lugar,não é "General de Pijama" que vai para a Reserva. Ele rotulado de " General de Pijama ", é porque vai para a reserva. Vamos aprender interpretar o Português. Em segundo e último lugar, o General que está na Reserva é como o jogador que está na reserva. Ambos " estão no banco ". Conforme a situação, sai o que está na ativa, e entra o que está no banco. E olha que, os que estão " estrategicamente " no banco, na grande maioria das vezes, decidem a partida. Deveria ter mais respeito com nossos Generais.

Anônimo disse...

Vivi o período militar, cantava o hino 1 vez por semana na escola, tinha aulas de OSPB e sabia que minha liberdade terminava quando começava a do próximo. A propriedade era respeitada, prédios públicos e vagabundos eram presos por vadiagem. Hoje é sim temos uma verdadeira violação dos direitos humanos, pois invadem propriedade, vagabundos que querem tudo de graça do governo sem menor esforço, não respeitam patrimônio público. Deram muitos direitos e poucas obrigações e o povo oportunista extrapola buscando tirar o máximo da pátria. Acho que está na hora das Forças Armadas mostrar o que significa Ordem e Progresso neste País! Totalmente do lado do manifesto, pois não suporto os ditos "defensores dos direitos humanos", pois se prestam a defender apenas bandidos e vagabundos e trabalhador é ignorado totalmente.

José Silva disse...

Que grande decepção teria esta camarilha petista que ora mama nas tetas do governo, se este manifesto não fosse somente dos militares, se ele fosse estendido à opinião pública. O PT pode até ganhar esta eleição do dia 05,mas ganhará a custa de corrupção, das "bolsas" e por estarem no poder com a "máquina" administrativa numa mão e a chave do cofre na outra. Graças a Deus os patriotas estão de prontidão. Que pensa que reserva tira "liderança," não sabe o que é hierarquia militar. O Brasil é país de SORTE! para protegê-lo a 1ª Santíssima Trindade, JESUS, MARIA e JOSÉ e também a 2ª Santíssima Trindade, MARINHA, EXERCITO e AERONÁUTICA, estas gloriosas instituições, com certeza NOVAMENTE não permitirão uma comunização do BRASIL, quem viver verá!

Anônimo disse...

Todos os generais da reserva estão ricos, nunca se preocuparam com os pobres. Essa é a verdade. O autor do blog só vai editar o que lhe interessar. Época péssima aquela da Ditadura que não podíamos assistir peças de teatro, filmes, ouvir músicas que eles não deixavam.

CLEBER ALMEIDA DE OLIVEIRA disse...

Considero estranho, enquanto Historiador, e mais ainda como cidadão, o fato de que a "releitura" dos Governos Militares, feita pela Comissão da Verdade - na verdade, só a verdade que a eles interessa - omite fatos como: a tentativa de transformar o Brasil em Estado satélite soviético; que o comunismo se pauta pela ditadura de partido único; a "democracia burguesa" e os democratas burgueses deveriam ser afastados, doutrinados ou eliminados; havia desde o final da década de 1950 guerrilheiros sendo treinados em Cuba, URSS e Coreia do Norte; atentados e assassinatos baseados em torpes noções de banditismo social e de "guerrilha poética" de Eric Hobsbawm; falta de apoio popular a guerrilha etc. Sou visceralmente contra qualquer desvio de conduta - tortura, abusos - de qualquer instituição ou poder legitimamente constituídos, mas não se pode negar que havia sim um perigo real e imediato a ser combatido nos anos 60, e de que algo deveria ter sido feito, e foi feito, e que cabe maior reflexão e debate livre e democrático sobre o tema, e não apenas atrelamento compulsório e oportunista ao politicamente correto.

Anônimo disse...

Para vc idiota, os generais vão para a reserva de pijama liso os atuais governantes deverão ir de pijama listrado....para a cadeia

Jose Manuel Martin Vega Garcia disse...

Comentaristas a favor dos GORILAS saiam as ruas para se manifestar ou são todos borra bostas e ficam no anonimato .poder a força e coisa da direita raivosa e anacefalos todos sabemos no que acaba podem ate suas antas tornaren se vitimas da GORILAGEM

Angela disse...

Vivi à época de 3 generais, saia às ruas, andava, ia ao cinema, cantava o hino, desfilava no 7 de setembro. Tinha aulas de Educação moral e cívica.Aprendi valores incontestáveis como respeito às instituições, aos mais velhos, à escola, às autoridades. Como disse um cidadão em um comentário anterior, que não podia assistir à peças de teatro, nem cinema, eu o contradigo. E digo mais, mesmo que isso fosse um fato, trocaria esses " privilégios" por educação, respeito, saúde, segurança pública, e principalmente pela vergonha na cara.

Unknown disse...

Cuidado com o que falas pois borra botas é quem tem medo.
EXERCITO BRASILEIRO BRAÇO FORTE MÃO AMIGA, mas de cidadãos não de ladrões nem de apoiadores de terroristas.

Anônimo disse...

No Chile e aqui a sociedade que conquista a vida, educa os filhos a melhorarem, nao se acomodarem encontrou nos militares os unicos capazes de derrotar o aparelhamento do Estado que foi montado, ate com exercitos e MiliciasST paralelas. Fidel ensinou a toda essa "turminha" a enriquecer, proteger-se vendendo uma ilusão a povo, o mesmo golpe dos trapaceiros que enganam as vitimas com a promessa de vida facil. Depois do mestre deles pedir desculpas pelo que fez a seus opositores e à humanidade, podem querem que os demais façam desculpas aos que assasinaram policias, militares, seguranças dos banco que roubaram, familiares que sequestraram. Os politicos marxistas só montam seus partidos como empresas para ganhar dinheiro. Querem chegar ao padrao de vida dos empresarios bem sucedidos sem a contrapartida de dar empregos, desenvolver o pais.

Jose Manuel Martin Vega Garcia disse...

Unknown primeiro aprenda a ler é borra bosta e faço como eu de seu nome e foto e não um amontoado de letras ou eres analfabeto funcional dos GORILAS.

Anônimo disse...

anônimo, Até que em fim, os mili-
tares, resolveram falar, antes tarde do que nunca. Esta comissão
da verdade, só se preocupa em de-
penar as Forças Armadas, que ainda
é o orgulho e sustentáculo deste
País. Eles deveriam falar o que
fizeram também, mas não ficam enganando os mais jovens e a sociedade como se fossem todos
anjinhos e os militares diabinhos
É como disse o manifesto dos Ge -
nerais Guerrilheiros, assaltantes, sequestradores, criminosos. Etc.Etc.Etc.Estou torcendo para que volte as manifestações,. "Com Deus pela Li-
berdade". Dá-lhe Exército Brasileiro. Não Deixem o Brasil
virar uma nova Cuba, ou Venezuela.

Anônimo disse...

Bravos, militares. Estamos esperando por vocês. Essa petralhada tem de ser banida, ou então banidos seremos nós, os que amamos a democracia

CLEBER ALMEIDA DE OLIVEIRA disse...

Não se pode reduzir a atual análise a comentários rasteiros, e tampouco a vulgatas como GORILAS ou ANTAS, e/ou bravatas, mas sim se ter a consciência de que a desconstrução do patriotismo, do civismo e da nacionalidade são instrumentos óbvios de subversão da CIDADANIA e da DEMOCRACIA, e de que nenhuma DITADURA PARTIDÁRIA/IDEOLÓGICA é solução para nada. Também cresci durante o período dos Governos Militares, e jamais sofri qualquer tipo de represália ou de sanção, o que me lembro bem é que havia mais ordem e menos bagunça, bem como que os líderes militares, na sua grande maioria, abominavam quaisquer condutas arbitrárias e que maculassem a farda, o problema eram os órgãos policiais (DOPS, DOI-CODI), como ainda o é hoje, pois não estavam preparados para a missão que lhes foi delegada, sendo que em órgãos como o SNI havia um trabalho bem mais seletivo e organizado. Reitero que sou contra as ações abusivas de ambos os lados - Forças de Segurança e guerrilhas - e de que uma coisa são os fatos históricos, outra coisa são as interpretações e as verdades construídas sobre e sob eles. BRASIL ACIMA DE TUDO.

JOAO VITORINO disse...

O facebook esta sendo censurado que demonstrar opinião critica sistemática ao governo do PT sua opinião não é publicada e automaticamente aparece na tele do micro ou smartphone uma citação após excluir a referida citação. desta forma a liberdade de expressão esta sendo tolida.existe um denuncismo vazio na rede por parte dos militantes do PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/