Ex-secretária denuncia que governo Tarso aprova mais e ensina menos nas escolas do RS

Neste artigo de Mariza Abreu (foto ao lado), ex-secretária estadual da educação, intitulado "Mais aprovação e menos aprendizagem", a educadora gaúcha dispara críticas oblíquas a práticas que já foram denunciadas ao editor várias vezes por leitores atentos. O próprio título do artigo publicado no jornal Zero Hora de hoje, "Mais aprovação e menos aprendizagem", remete ao nada investigado caso denunciado, ou seja, de que o atual governo aprova mais e ensina menos, entre outras razões para atender conceitos ideológicos reducionistas e também conseguir melhores resultados no Ideb. 

. Leia: 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado com um indicador de rendimento, resultado da taxa de aprovação, e a nota média padronizada em Português e Matemática, obtida no Saeb para o ensino fundamental privado e médio público e privado e na Prova Brasil para o ensino fundamental público. Ao criar o Ideb em 2007, o MEC fixou metas para a educação brasileira alcançar a qualidade educacional dos países da OCDE em 2021. Fixou também metas intermediárias e diferenciadas para o Brasil, Estados, Municípios, redes de ensino e escolas.
Alcançadas em 2007, 2009 e 2011, em 2013 as metas nacionais não foram atingidas nos anos finais do ensino fundamental e no médio. Nos anos iniciais, o Brasil e a rede estadual do RS ultrapassaram as metas de 2013, com melhora constante da aprovação e aprendizagem. Porém, ao contrário do esperado, melhores resultados no início da escolarização não têm se refletido nos demais anos letivos.
Atingidas em 2007 e 2009, as metas do MEC para os anos finais do ensino fundamental da rede estadual do RS não foram atingidas em 2011 e 2013, pois a aprendizagem dos alunos piorou nas duas últimas edições da Prova Brasil.
No Brasil o Ideb do ensino médio não atingiu a meta de 2013. No RS a rede estadual só alcançou a meta do MEC em 2009. A aprendizagem, que crescera de 2007 (4,83) para 2009 (5,16), caiu em 2011 (4,80) e 2013 (4,72). Mas a aprovação, que antes crescera um ou dois pontos (0,68 em 2005, 0,70 em 2007, 0,71 em 2009, 0,72 em 2011), cresceu seis pontos em 2013 (0,78).
Portanto, nos anos finais e no ensino médio, o Ideb da rede estadual aumentou, mas não atingiu a meta do MEC e os alunos aprenderam menos. É preciso aumentar a taxa de alunos aprovados no ensino gaúcho, mas não por uma ação deliberada a qualquer custo. O Ideb do RS cresceu com mais aprovação e menos aprendizagem.
No RS, o melhor aprendizado em 2009 pode ter decorrido do uso dos resultados da avaliação estadual realizada de 2007 a 2010, com a mesma metodologia do Saeb e Prova Brasil. Já em 2008, 50% dos professores declararam ter usado os resultados de 2007. O Saers e as Lições do Rio Grande, implementadas como apoio às escolas, foram substituídos pelo Ensino Médio Politécnico, decidido de cima para baixo.

É hora de rever a política educacional, com mais uso dos resultados das avaliações externas, definição da base nacional comum curricular e ENEM com avaliações diferenciadas por áreas do currículo.

3 comentários:

Anônimo disse...

ISSO NÃO É DE AGORA, A MUITOS ANOS OS BOIS CORNETAS ACABARAM COM OS ESTUDOS, HAVIA ADMISSÃO AO GINÁSIO, NOVE ANOS QUE OS MILITARES TRANSFORMARAM EM OITO SEM ESCALA A DAI ATÉ AGORA SÓ PIOROU, MAS ACHO QUE UM DOS PROBLEMAS FOI RETIRAREM A AUTORIDADE DOS PROFESSORES, HOJE QUALQUER ALUNO HUMILHA O MESTRE E NÃO DÁ NADA INICIANDO PELOS VENCIMENTOS.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

É a mediocridade reinante e que já chegou às escolas particulares, pois existem escolas de segundo grau, tidas como de classe "A", cuja mentalidade diretiva é de não reprovar para não perder aluno.
Em outras, são os pais que dão as cartas e os professores se mantém no cargo se os alunos gostarem.
Claro que isso tem um resultado péssimo no futuro: gerações que irão compor uma verdadeira IDIOCRACIA... tudo seguindo a escola petista, mesmo que nas classe abastadas.

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Correio Braziliense:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,12/2014/09/21/interna_brasil,448108/brasil-tem-508-escolas-rurais-sem-infraestrutura-e-baixa-taxa-de-aprovacao.shtml

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/