Apagão no RS foi resultado de colapso no Sistema Interligado Brasileiro

As operadoras CEEE, RGE e AES Sul desligaram a energia em mais de 20 cidades. Houve falha no Sistema Interligado Nacional, às 14h03min, causando o corte de energia em  500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.

Para evitar a propagação do problema, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema. Às 14h41min, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas.

. As três maiores concessionárias do Rio Grande do Sul já confirmaram efeitos da medida para dezenas de cidades gaúchas, que ficarão parcialmente sem luz durante a tarde. Até o momento, foi detectado interrupção da distribuição em pelo menos 88 municípios. Na maioria dos cidades, a energia já foi reestebelecida.

. O Operador Nacional do Sistema – determinou que na área da AES Sul fossem desligadas algumas subestações até que a falha seja identificada e o fornecimento normalizado. Foram desligados 96 MW em cinco subestações que atendem Venâncio Aires, Alegrete, Itaqui, Uruguaiana e São Borja. A rede de distribuição da AES Sul nessas localidades está funcionando normalmente.Na área da CEEE, o corte atinge, em parte, os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Alvorada, Camaquã, Dom Pedrito, Bagé e Pelotas.
Na zona de concessão da RGE, o problema atinge moradores de mais 11 cidades: Lagoa Vermelha, Bento Gonçalves, Gaurama, Sarandi, Parobé, Gravataí, Horizontina, Santa Rosa, Feliz, Nova Petrópolis e Não-Me-Toque. A empresa foi orientada a reduzir a distribuição em pelo menos 10%, até as 16h.


11 comentários:

Anônimo disse...

Deve ser culpa do FHC!!!!!

Oswald disse...

Dilma apagão!

FAÇANHA disse...

AS TERMOELÉTRICAS ESTÃO NO LIMITE. ESTAMOS NA IMINÊNCIA DE UM NOVO APAGÃO, COMO O DE ANOS ATRAS.

Anônimo disse...

SERÁ QUE FALTOU PLANEJAMENTO OU VÃO BOTAR A CULPA NO SÃO PEDRO ??

Anônimo disse...

Agora a petralhada vai dizer que nem Lula nem Dilma, muito menos Lobão, disseram qualque coisa sobre não haver mais risco de apagão no Brasil.

Anônimo disse...

Como dizia meu velho pai,o barato sai caro.Baixaram o valor da tarifa elétrica, e agora José?Os petistas assistirão as novelas e o BBB como?

Anônimo disse...

JÁ ESTÁ COMEÇANDO, ESTE É O APAGÃO DO BRASIL PARA OS PRÓXIMOS ANOS, SE ESSES INCOMPETENTES DA ESQUERDA CONTINUAREM NO COMANDO! O GIGANTE ADORMECIDO ETERNAMENTE, ENTRARÁ EM COMA LOGO LOGO!

Anônimo disse...

A culpa são dos militares que não fizeram 6 Itaipus no Brasil.

Anônimo disse...

O colapso é de gestão!

Luiz Vargas disse...

É o desgoverno da gerentA: apagão na energia, apagão na saúde, apagão na segurança pública, apagão nos transportes, apagão na vergonha na cara, apagão na ética, apagão na dignidade.

Anônimo disse...

E que venha a Copa!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/