Preços dos imóveis já subiram 12,3%, este ano, em Porto Alegre

CLIQUE AQUI para examinar advertências sobre bolha imobiliária no Brasil. O aviso é de Paul Krugmann, Nobel de Economia. A matéria é de Bloomberg. 

Nos primeiros dez meses deste ano, o preço do imóvel em Porto Alegre subiu 12,3%, segundo pesquisa FipeZap, feita também em outras 15 cidades brasileiras. Na média nacional, a alta no mesmo período foi de 11,3%. A base de dados é formada pelos apartamentos anunciados na internet. A alta de preço dos imóveis em 2013 ganhou dos principais índices de inflação em igual intervalo de tempo. O aumento do preço do metro quadrado superou também o rendimento das aplicações financeiras mais comuns.  A pesquisa reflete os preços pedidos do metro quadrado pelo vendedor. Além de Porto Alegre, outros 14 locais acumularam alta superior à inflação, com destaque para Curitiba (33,2%), seguida por Florianópolis (13,1%),Vitória (12,7%), Rio de Janeiro (12,5%) e São Paulo (11,2%). Somente o Distrito Federal teve aumento inferior ao da inflação do período.

. Os imóveis vêm tendo grande recuperação há algum tempo, mas no último ano e meio tem ocorrido uma desaceleração.

. Muitos especialistas advertem para a possibilidade de uma bolha imobiliária, ameaça descartada pelo próprio mercado, já que as condições de financiamento brasileiras são totalmente diversas da americana. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Não é bolha, é balão. É facil perceber, pela quantidade de emails e telefonemas que se recebe das corretoras oferecendo imoveis. As grandes construtoras tem cacife para esperar, mas as pequenas e os particulares ficam iludidos com os valores de venda dos seus imoveis.

Anônimo disse...

NINGUÉM ESTÁ TOMANDO DINHEIRO EM FUNÇÃO DA VALORIZAÇÃO DO SEU IMÓVEL,COMO FIZERAM OS AMERICANOS,FORAM TOMANDO RECURSOS EM FUNÇÃO DA VALORIZAÇÃO ARTIFICIAL, DA BOLHA.
ESTOUROU A BOLHA,O VALOR DO IMÓVEL CAIU ,O DA DIVIDA NÃO .

Anônimo disse...

Eh a bolha imobiliaria, insuflada pelo aquecimento artificial da economia interna via emprestimos.

Dinheiro criado do nada, sem produtividade. O resultado esta ai, as contas estourando, dolar explodindo, bolha imobiliaria, inadimplencia em niveis recordes.

Se parar de pedalar a bicicleta petista cai.

ass. gauchao SP

Anônimo disse...


Com o dinheiro do povão, via governo, é muito fácil esta farsa minha casa minha vida.
SAUDADES DO BNH.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/