Cesar Maia: Dilma empurra crise para o Congresso. Acontece que o Congresso sabe que o nome da crise é Dilma Rousseff.

A priorização de uma Constituinte –que caiu por absurda 12 horas depois- e em seguida de uma Reforma Eleitoral/Política por plebiscito, desqualificando o Congresso, aproveitando o enorme desgaste dos partidos e dos políticos e as palavras de ordem dos protestos, é iniciativa de alto risco, segundo avalia hoje o ex-prefeito do Rio e um dos principais líderes do DEM no Brasil, Cesar Maia. Eis o que ele avalia sobre a crise atual:.
        
1. Há três hipóteses: a) Dilma quer jogar o desgaste para o Congresso e se separar do desgaste político; b) Dilma não controla mesmo o Congresso e quer produzir o seu “fechamento” de fato antes da campanha de 2014 em 12 meses mais; c) Dilma está perdida e não sabe o que fazer e quer ganhar tempo, pois o processo para o plebiscito levaria 3 meses.
        
2. Os desdobramentos são dois. i) Dilma se esquece da máxima democrática: “Pior que um Péssimo parlamento é não ter parlamento”; ii) A base parlamentar de Dilma estava sem controle e agora não existe mais. O Presidente do Senado – aposta em respostas populistas- devolvendo a Dilma o desgaste pela inviabilidade de suas propostas e o Presidente da Câmara se fortaleceu nessa crise junto aos deputados, inclusive do PT e vai apostar no confronto com Dilma, sempre modulando a retórica.
        
3. Esse quadro de crise institucional possível será agravado pelo STF, que também está se descolando de uma crise que não é sua, muito pelo contrário. A prisão de deputado federal apenas antecipa a confirmação em plenária da prisão dos “mensaleiros”. E como tradição da política em todo mundo, num regime democrático, lembrando outra máxima –em política não há vácuo- o STF mais que nunca arbitrará as decisões políticas –PECs, Leis e Decretos.        

. Apertem os cintos, pois há turbulência pela frente.

5 comentários:

Anônimo disse...

O César Maia pode ser um contumaz criador de factóides, mas ele (ou a equipe do seu "site") é um analista político de respeito.

Anônimo disse...

Este é César VAIA...

Anônimo disse...

Cara de pau esse Cesar Maia! A crise se chama governo (executivo e legislativo) irresponsável, gastador, mentiroso,folgado, corrupto e tudo o mais que pode ser dito de uma equipe de governo que não faz nada, absolutamente nada, a não ser falar em eleições e do que pode tirar e levar de vantagens.

Anônimo disse...

A crise não é Dilma é PT e todos os partidos que dão apoio a esse governo enrrolado.

Anônimo disse...

Impeachment já de Dilmá, por incomPeTência.
Basta todos partidos aliados retirarem seu apoio e iniciar o processo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/