Médicos gaúchos vão protestar diante do Piratini nesta quarta. Eles querem melhorias para a saúde pública.

Será quarta-feira o ato público que os médicos gaúchos promoverão as 16h diante do Museu de História da Medicina (Beneficiência Portuguesa) em Porto Alegre, com marcha posterior para o Palácio Piratini. Os médicos gaúchos querem publicizar três pontos que consideram vitais para a melhoria imediata da saúde pública:

- Aprovação imediata da PEC da Carreira de Estado para Médicos.
- Aprovação do projeto que prevê 10% da receita da União para o SUS (hoje são apenas 4,4%)
- Derrubada imediata do decreto que modificou a Comissão Nacional de residência Médica, subordinada ao governo.

. Simers, Cremers e Amrigs, que assinam a convocatória, anunciaram que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é agora persona non grata junto aos médicos do RS.

CLIQUE AQUI para ler o artigo "Depredando a saúde da nação", de Miguel Srougi, publicado na Folha deste domingo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não se iludam, depois de toda essa movimentação "revolucionária" teremos um país ainda mais primitivo, com mais estatais e com ainda mais pelegos sangrando os cofres públicos diariamente.

Essa gente (e não falo só os médicos) não quer saber de eficiência, iniciativa privada, gestão eficiente e corte de gastos. Querem mesmo é tomar dinheiro do Papai-Estado, se protegerem em suas barbas. Um comentarista aqui do site apontou que os impostos para as pequenas empresas aumentaram quase 50% durante a década perdida Lulopetralha. É essa a mentalidade (não é só dos petistas que estou falando) que mantém o atraso e se alimenta dele em um ciclo vicioso interminável. Quem paga a conta? Nós.

Em discussão com uns amigos sobre a redução do custo das passagens, comentei que deveríamos demitir todos os cobradores de ônibus, pois com um sistema corretamente informatizado eles não servem para nada e a economia poderia refletir em descontos nas passagens para todos os usuários. Fui tratado como um leproso. Disseram: "Você é contra o trabalhador!" Belas bestas. Belas Bestas.


Por essas e outras, eu nem dou mais bola. Leio as notícias e fico só dando risada. Vou é tratar de ganhar meu dinheiro, que o povo se ferre junto com seus salvadores da pátria.

Anônimo disse...

Faz bem o anonimo das 17:10 hrs em ir ganhar o seu dinheiro.
Acho que todos deveriam seguir esse caminho estudando e trabalhando, pois só assim as pessoas e os países prosperam.
Só pessoas de mentalidade indigente é que acreditam que o Estado é a solução para seus problemas.
Pior são os que conseguem implantar essa ideologia, casos de Cuba, Coréia, e outros poucos exemplos de nações e povos subjugados por seus governos que lhes tiraram o direito a liberdade e a prosperidade.
Basta ver se algum dos países que se libertaram da ex-Cortina de Ferro, ou seja da URSS, quer voltar algum dia ao regime que os subjugava. Todos, depois de obtida a liberdade, prosperaram, pois a população alcançou o direito a liberdade de progredir e empreender.
Essa mentalidade retrográda que assola o Brasil de que o Estado pode suprir todas necessidades esta destruindo o país.
Vão permitindo a criação de um monte de órgãos e empresas públicas pelos governantes do plantão de depois descobrem que os serviços são péssimos e insuficientes. Pior é que depois ainda botam a culpa no servidor público e não no governante que criou mais um cabide de empregos.

Anônimo disse...

Perguntar nao ofende: Os médicos vão protestar em horario de serviço?

É que o médico faz bico no serviço público, mas nos Hospitais e Clinicas particulares, que ele trabalha em paralelo, tem que cumprir horário?

Ou vão fazer esqueminha, ou seja, um bate o ponto do outro e tal?

Anônimo disse...

Egoísmo de classe:

A polêmica dos médicos cubanos....

Pesquisa do DataFolha mostra aquilo que todos poderiam adivinhar. A aprovação e rejeição ao projeto de trazer médicos estrangeiros obedece a um critério básico.

Quem reside em regiões pobres e carentes é a favor da contratação de médicos estrangeiros.

Quem se encontra do outro lado da pirâmide é contra.

No fundo, se há alguma revelação espantosa no levantamento, ela diz respeito ao egoísmo das classes que se situam nos patamares superiores da pirâmide. Segundo o DataFolha, a turma que é contra a importação de médicos leva uma vantagem de 2 pontos sobre aqueles que são a favor.

Os dados objetivos mostram que o país tem a metade dos médicos que uma nação civilizada necessita. Não há o que discutir, não é preciso investigar nem apurar mais. O ponto básico é: faltam médicos. Mesmo que todos eles resolvessem, de uma hora para outra, ocupar os postos existentes, na periferia violenta de São Paulo e no interior da Amazônia, no Piauí e no sertão da Bahia, ainda assim a população não estaria bem atendida.

A experiência mostra que outros países conseguiram resolver o problema abrindo o mercado para profissionais estrangeiros. Na Europa e nos Estados Unidos, a parcela de médicos estrangeiros passa dos 20% e muitas vezes supera 30%.

Voltando à pesquisa de opinião.

No levantamento, aprendemos o seguinte. Uma maioria de pessoas que tem um doutor ao alcance do plano de saúde ou, quando o serviço particular fica travado, da conta bancária, não consegue reconhecer a necessidade urgente de quem não tem uma coisa nem outra. Não estamos falando de aeroportos lotados, de transito insuportável, da PEC das Domésticas. O assunto é de vida ou morte — literalmente.

Eles defendem o direito à própria vida e de suas famílias, muitas vezes com muito sacrifício, sem dúvida, mas não conseguem compreender as necessidades de quem não dispõe do mesmo conforto.

Anônimo disse...

PRIMEIRO pagar a conta de seu ESTUDO nas Universidades Públicas, por conta da população, depois voltem para reivindicar salários.

Anônimo disse...

Agora que a "máfia branca" corre o risco de ter o cartel quebrado por profissionais estrangeiros, eles resolveram se preocupar com "a saúde pública"...

Se tivessem a menor preocupação pela saúde pública, cumpririam integralmente suas cargas horárias no sistema público, não acumulariam plantões em horários coincidentes, não extorquiriam pacientes, não cerceariam a população de comprar medicação para ganhar mais com consultas e de vez em quando praticariam um pouco de caridade.

Anônimo disse...

os médicos correm o risco de serem vaidos nesse protesto, pois grande parte da culpa da saúde estar como está, são deles. Forçaram a RESERVA DE MERCADO e hoje para passar no vestibular para Médico tem que enfrentar outros 50 concorrentes, consequencia disso, falta médico no Brasil até para atendimento nos caros planos de saúde.

Vão trabaalhar vagabundos sugadores das universidades federais de graça. Vão devolver para o povo o estudo que receberam de graça.

Anônimo disse...

Você queria dizer "Beneficência", nao?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/