Entenda por que é melhor pagar de uma só vez o Imposto de Renda

- O governo cobra 1% de juros ao mês e mais a variação da taxa Selic por cada prestação do parcelamento da dívida do Imposto de Renda, mas no mercado ninguém consegue isto em nenhuma aplicação em renda fixa, mesmo poupança. A atividade do governo é altamente rentista.

Vence no próximo dia 30 o prazo para o contribuinte pagar à Receita Federal a cota única ou primeira parcela dos débitos do Imposto de Renda 2013. Os economistas da Serasa Experian recomendam que o consumidor faça o pagamento à vista ou em até no máximo duas vezes. Isso porque a perspectiva para os próximos meses é de aumento da Selic, taxa de juros usada pela Receita para corrigir o parcelamento do imposto a pagar. Com a mudança nos juros, o consumidor poderá pagar uma prestação muito maior em novembro, por exemplo, mês em que termina o prazo para saldar a dívida.

. Pelas regras da Receita, o pagamento do imposto devido pode ser feito à vista ou em até oito parcelas a vencer no último dia útil de cada mês. Quem deve até R$ 100 precisa pagar em cota única. Acima desse valor, no caso de parcelamento, os valores mensais não podem ser menores que R$ 50.

. O valor da cota única ou primeira parcela não sofre correção. Já a partir da segunda, o montante é reajustado em 1% a cada mês, mais a taxa Selic acumulada mensalmente. De acordo com os economistas, é importante que o consumidor faça as contas e analise se há a possibilidade de liquidar o débito em pouco tempo.

. Uma alternativa é utilizar os recursos investidos na poupança

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/