Queda brutal da receita do ICMS do RS não vai parar. Saiba o que aconteceu.

- Ao lado, o general Bento Gonçalves, que se levantou em armas para cortar o passo da gula da União sobre as riquezas do povo do Estado do RS.


A queda de 12,6% na arrecadação do ICMS do RS no mês de março, revelada em primeira mão pelo editor, acende outra luz vermelha sobre o estado deplorável das finanças públicas do Estado.

. O Tesouro arrecadou R$ 1,7 bilhão. Ajustado pelo IPCA, foi uma queda de 12,6% sobre o mesmo mês do ano passado.

. O número apenas amplifica a situação fiscal dramática do Tesouro do Estado, muito embora o chefe da Casa Civil, o ex-vereador Carlos Pestana, insista em afirmar que “as coisas melhoraram muito” (artigo em Zero Hora desta quinta, “Melhorou ? Sim, e muito”).

. O governo não consegue governar o governo porque gasta demais e arrecada de menos, o que se deve ao caráter ideologicamente retrógrado da atual equipe governamental.

. O governo atual não sabe o que quer, mas apenas o que não quer, e não  possui quadros competentes. Não se trata apenas da presença de um inexperiente ex-vereador na Casa Civil e de outro inexperiente ex-vereador na secretaria do Planejamento. A própria secretaria da Fazenda foi entregue ao ex-chefe de gabinete da prefeita Rita Sanco, que quebrou a prefeitura de Gravataí, deixou meio bilhão de reais de dívidas e foi posta a correr depois de impeachment aprovado pela maioria da Câmara, quando Odir Tonnolier também perdeu o emprego.

. Sobre isto o governo não move um só músculo para resolver.

. O caso de março não temnada de excepcional, porque algumas perdas de receita serão definitivas, como é o caso do dinheiro que vinha das contas de energia elétrica, reduzidas a pelegaço pela presidente Dilma Roussef, que não quis nem saber como ficaria o caixa dos Estados.

. A maioria dos Estados perdeu em março e continuará perdendo.

. O que diz disto o sr. Tarso Genro, atacado desta forma feroz pela União, que é a sua grande credora ? Este credor implacável precisa ser colocado contra a parede para reduzir o valor total do que tem a receber e cortar pela metade o serviço diabolicamente rentista que cobra. 

- As renúncias (desonerações) fiscais feitas por Dilma também impactou negativamente os valores transferidos via Fundo de Participação dos Estados. O RS perde muito dinheiro com isto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Basta rever os aumentos concedidos a delegados, oficiais da Brigada, procuradores, defensores e várias outras categorias. Pode não resolver, mais já é um começo.

Anônimo disse...

isto é muito bom pra ser verdade. quem sabe assim, eles eXergam o tamanho do rombo no casco do barco chamado Braisl.

Anônimo disse...

e o PTralha do Tarso ainda numa escancarada compra de votos sancionou o projeto do dep carlos gomes que ISENTA OS TEMPLOS DO ICMS NA CONTA DE LUZ, afim de garantir o PRB na campanha ISTO É RENUNCIA DE RECEITA EM PROL DE VOTOS DOS FIÉIS .....

Anônimo disse...

E viva o alinhamento das estrelas.
Foi a maior fraude que inventaram.

Anônimo disse...

Tomara que a "Dama de Ferro" se reencarne em algum futuro político para salvar o nosso Rio Grande do Sul da falência.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/