Diário inédito de Grabois conta como foi por dentro a Guerrilha do Araguaia

Tarso usa dinheiro público para sustentar ato político de interesse do PCdoB - Apesar de toda a alegada crise das finanças públicas do RS, o que leva o governador Tarso Genro a aumentar impostos, calotear precatórios e impor gravames sobre os servidores, ainda assim o Piratini encontrou recursos para pagar todas as despesas de Sezostrys Alves da Costa, presidente da Associação dos Camponeses Torturados do Araguaia. Aliás, o Diário Oficial do Estado desta segunda, conforme ato assinado por Tarso Genro, considerou Sezostrys um “convidado especial do Estado”. E tudo para que ele pudesse assistir a exibição do filme “A Guerrilha Vista por Dentro”, em exibição no auditório da Faculdade de Direito. O “camponês” deveria receber dinheiro público de uma pretensa anistia a que teria direito, mas ele e seus 44 companheiros tiveram o benefício suspenso por ordem do juiz José Carlos Zebulum, da 27ª. Vara Federal do Rio de Janeiro foi concedida liminar. A seguir, você poderá saber de verdade o que foi a guerrilha do Araguaia, conforme escreveu seu líder militar, o chefe do PCdoB, Maurício Grabois, que se cumprimentou por justiçar (matar) camponeses do Araguaia, considerados traidores pela guerrilha.

A|história a seguir é a história da guerrilha comunista do Araguaia, comandada pelo PCdoB, que queria substituir a ditadura militar pela ditadura comunista. A exemplo do líder militar da aventura, Maurício Grabois, também Dilma Roussef pegou em armas com o mesmo objetivo, mas na guerrilha urbana da VAR, no Rio e em SP. Na época, durante toda a ditadura militar, Grabois e Dilma nunca tiveram compromissos com a luta pelo restabelecimento da democracia. Este PCdoB sobre o qual você lerá a seguir, é o mesmo PCdoB dos deputados Raul Carrion e Manuela D’Ávila, ambos do RS, mas é sobretudo o PCdoB da Guerrilha do Araguaia, que durante 605 dias, a partir do início de 1973, embrenhou-se mata amazônica a dentro, para combater e substituir a ditadura militar,  por uma ditadura comunista do estilo albanês.

. Mantido sob sigilo pelo Exército durante 38 anos, o diário de Maurício Grabois, o líder do PCdoB e chefe militar da guerrilha do PCdoB, foi finalmente apresentado em reportagem de capa da revista pró-governista Carta Capital deste 27 de abril.

. O PCdoB jamais fez autocrítica dessa aventura comunista,  que se inspirou nas ideologias mais atrasadas de Tirana, na época sob a direção de Enver Hohxa,  e Pequim, ao tempo em que a China ainda cultuava o livrinho vermelho de Mao. Albânia e Pequim já fizeram suas próprias varreduras ideológicas.

- 68 homens estiveram sob o comando de Maurício Grabois, inclusive o filho e o genro, que ele levou para a aventura e como ele, foram abatidos a tiros, de armas nas mãos, já batendo em retirada. O diário escrito pelo líder militar, ex-deputado constituinte de 1946, começou a ser escrito 18 dias depois do início dos combates, no dia 30 de abril de 1972. Maurício Grabois foi morto em combate no Natal de 1973, no meio da selva entre Mrabá e Xambioá.

CLIQUE AQUI para ler todo o texto do editor.
CLIQUE AQUI para ler a entrevista da Carta Capital com Lucas Figueiredo, o autor da reportagem. Lucas conta de que modo Maurício Grabois levou para a morte o própriol filho e o genro, além de uma gurizada de 25 anos que não entendia de nada, para ao final morrer baleado, esfomeado, fugindo, maltrapilho, quase cego e sem curar há vários meses uma formidável diarréia.

BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/  
- Agora com mais lugares.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aos poucos a verdade aparece e caiem os véus da mentira sobre as verdadeiras intenções dos guerrilheiros da época.
Ainda bem que alguém soube evitar o comunismo neste país.
Mass

Anônimo disse...

É isso aí Políbio, somente tu e o Reinaldo Azevedo tem coragem, neste país de botocudos, de mostrar o que essa gente de esquerda queria prô Brasil(vejam a novela do SBT, onde tentam mostrar que as dilmas e os zé dirceus lutavam por liberdade) e ainda querem, já estão em adiantado processo de instalação de uma ditadura comunista. Segue denunciando, pois essa juventude não conhece da missa a metade. Como disse a dilma no congresso...:"eu era uma jovenzinha de 19 anos e que lutava pela democracia e liberdade", é mta cara de pau, né..?

Mordaz disse...

E os eleitores abobados enchem esta turma fascista de votos como as moscas enchem o estrume. Loucos para perderem a liberdade de vez.

Unknown disse...

É isso aí, Políbio. Mate a cobra e mostre o pau. Siga em frente.

Anônimo disse...

não é o Políbio que esta dizendo. Está na revista mais petista das bancas. Por isto, se "alguém" não gostou, que reclamem ao PaTrão...

Anônimo disse...

..."O PCdoB jamais fez autocrítica dessa aventura comunista"...

Autocrítica?!!!

Isso é só para os que têm a lei a Democracia como o centro do pensar e agir. Pelo que vejo, as pessoas continuam não tendo a mínima ideia do que é essa ideologia. Por isso mesmo ela nada de braçada ultimamente...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/