RS ganha mais energia eólica, não quer energia nuclear e defende térmicas de carvão.

O novo leilão de energia eólica, realizado nesta quinta em São Paulo, apresentou resultados muito interessantes para o RS, conforme você poderá examinar a seguir, mas o Estado continua insistindo com a necessidade de medidas do Governo Federal que viabilizem de uma vez por todas a produção de energia elétrica a partir do carvão. O RS tem as maiores reservas de carvão do Brasil (90% de tudo).

. Foi o que me disse o Presidente da CEEE, Sérgio Camps de Morais, com o qual o editor almoçou no Bah. Conversamos durante duas horas.

. O governo gaúcho chegou a ficar escandalizado, há uma semana, quando um dos mais importantes representantes do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tomalskin, na Federasul, aventou a possibilidade de plantar uma usina nuclear no RS.

. De qualquer forma, nesta quinta, o Rio Grande do Sul teve nove usinas contempladas em leilão ocorrido na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo. Quatro empresas serão responsáveis pelos parques, que somarão 223 megawatts (MW) de potência instalada.

. O valor é equivalente a 14% do total dos 1,59 mil MW comercializados para todo o País. A receita anual a ser gerada pelos investimentos chegará a R$ 105 milhões.

. Quatro empreendimentos localizam-se em Palmares do Sul (CPE), um em Osório (Enerfin/CEEE), três em Rio Grande/Cassino (REB 11) e um em Viamão/Águas Claras (Oleoplan).

. O Presidente da CEEE, Sérgio Camps de Moraes, disse ao editor que a estatal será minoritária no empreendimento da Enerfin, que na verdade representará uma ampliação da capacidade da usina já existente.

- Os estudos mais recentes do ONS, revelam que o RS terá problemas de abastecimento no verão de 2014, caso não plante novas unidades geradoras (usinas) no RS.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/