Lula escolhe o jato mais caro e enterra discurso pacifista

Se fez uma escolha que tem sustentação na lógica de uma parceria mais ampla com a França, é verdade também que o governo Lula escolheu o modelo mais caro entre os três em disputa para reequipar a frota de combate da Força Aérea. Preço de avião é assunto complexo, pois o produto não vem com uma etiqueta. Os valores dependem de muitas variáveis, como os armamentos escolhidos, a logística oferecida e o treinamento de pilotos, engenheiros e mecânicos. Num acordo maior, como era o F-X2, toda a questão de compensação industrial e comercial e transferência tecnológica influi no preço final.

. Com o acordo assinado ontem com a França, o Brasil começa a enterrar o discurso de que ser pacifista significa ter Forças Armadas mínimas. Mas nem por isso se transformará numa potência militar a ameaçar os seus vizinhos. Os valores envolvidos só encontram similares no mundo emergente nos gastos da Índia -que irá comprar US$ 11 bilhões em aviões de combate em breve. Mas os mais de R$ 30 bilhões a serem gastos em 20 anos na compra de submarinos, helicópteros e caças representam cerca de dez dias do gasto militar americano em 2008.

7 comentários:

Anônimo disse...

E O Forum de Sao Paulo se armando para o que vem por ai!O Pre-Sal so serve para o Lula fazer seu churrasco de picanha pago pelo trouxa do povo brasileiro!

Anônimo disse...

População desarmada, oposição reprimida, radicais calados. Tudo para manter a boa imágem do estado apesar da repressão. Dá até para sentir saudades do regime militar...

Anônimo disse...

Estão fazendo caixa pra eleição do ano que vem, e a oposição não faz nada, 30 anos sem investir em nossas forças armadas agora de um vez enterram todo este dinheiro num projeto duvidoso, sem estudo prévio de especialistas militares, onde queremos chegar...e as nossas forças terrestres o Exercito não leva nada...é mais um desfeito que o apedeuta faz como Exercito, DEUS nos salve destas bestas do apocalipse.

Carlos Vargas disse...

Preço do avião é assunto complexo???
Sabe como é, no ano que vem tem eleições, então nada mais conveniente do que deixar a questão preço do aviões sob um manto nebuloso, por que uns "recursos não contabilizados" para a cumpanhêrada são sempre bem-vindos.

Anônimo disse...

Eu quero o avião mais bonito... Arno Edgar Kaplan

Anônimo disse...

Gastam bilhões em aviões, submarinos, mísseis..Prá que? Será que esse armamento comprado intimida os EUA, a Inglaterra, a própria França (que tá faturando nessas vendas)??A única coisa que intimida essa gente é Bomba Atômica. O resto é perfumaria. A não ser que o Sapo Barbudo anda reforçando nossa Marinha pensando(?) invadir o Paraguai e a Bolívia (que andam “forgando” pra cima da gente...) por mar......
Fitzcarraldo Silva

Hugo disse...

Tem gente que comenta o que não entende.

O Saab Gripen NG é um protótipo. Nem esta em produção ainda

O Boeing F/A-18 tem todas as restrições norte-americanas em relação ao fornecimento de armas e sistemas.

O Rafale é um avião excelente, será montado no Brasil e terá toda transferência de tecnologia(armas e sistemas). Suiça e Grécia devem provavelmente ser os próximos usuários do Rafale. Em testes feitos pela Força Aérea da República da Coréia ele foi superior ao remodelado F-15K, sendo preterido por questões políticas.

José Serra provavelmente será o próximo presidente, e todos sabem o que acontecerá nas relações Brasil x Chavez.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/