Artigo: A escuridão do pré-sal

Artigo - O Estado de S.Paulo - 8 de setembro de 2009

Opinião

Não adianta perguntar ao presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, qual será o valor da capitalização da empresa para a exploração do pré-sal. Ele ainda não conhece a resposta, embora o presidente Lula cobre do Congresso a votação de um projeto a respeito do assunto. Tudo isso parece muito complicado, muito estranho e muito diferente do procedimento normal em qualquer negócio conduzido com boa-fé e transparência, mas a história é essa mesma. Só se conhecerá o valor, segundo Gabrielli, depois de fixado o preço para cada 1 dos 5 bilhões de barris prometidos pelo governo à estatal como reforço financeiro. Com base nisso, a companhia saberá o custo desse adiantamento e quanto precisará receber do Tesouro para aumentar seu capital. Tudo isso ele explicou numa teleconferência com analistas de mercado, quarta-feira. Qualquer número antes da avaliação dos 5 bilhões de barris, ele havia dito no dia anterior, será uma "especulação infundada".

CLIQUE na imagem acima para ler o artigo completo.

5 comentários:

Carlos Vargas disse...

O prazo de validade do factóide Pré-Çal vai até a contagem do úlitmo voto nas eleições a serem realizadas em 2010.
Alguém de sã consciência ainda pode acreditar em um mau caráter que, em 2005, dizia que não sabia de nada e agora em 2009, há uns dois meses atrás, arrotava a lisura do processo eleitoral no Irã que reelegeu o maluco e fanático presidente iraniano. Agora, ao ser cobrado em relação a este apoio ao regime iraniano, por uma jornalista inglesa, e por ter dito que houve lisura no processo, este mau caráter diz que: "jamais havia expressado opinião quanto a questão iraniana". Nuncaantesnahistóriadestepaís tivermos um presidente que não assume seus atos e opiniões fajutas e inconvenientes.

Anônimo disse...

Odebrechtbrás

Qualquer negócio estranho e misterioso no governo petista tem envolvimento com a Odebrecht. Obras na Venezuela. Investimentos no Equador. E aqui dentro a entrega, sem licitação, de um contrato biliardário para construir o estaleiro e os submarinos franceses. Além, é claro, da formação da Braskem, um gigante petroquímico construído às custas do repasse de patrimônio da Petrobrás. Sei não, acho que a solução para o Brasil seria a privatização da Odebrecht, a criação da Odebrechtbrás. Daí sim, poderíamos dizer: O petróleo é nosso!!Os minérios são nossos! Os lucros são nossos!! E o governo é nosso.....

Adonias Mangueira Fernandes

Anônimo disse...

Yes, nós temos banana...banana, prá dar e vender..........temos também gripe Suína, Dengue, malária, Temporão, “Pré-Çal”, Educação Falida, Lulla, submarino nuclear, caças Rafalle, temos ladrão a dar com pau, Temos Dra. Dillma, não temos moradia, mas o petróleo é nosso....banana, menina, tem vitamina, banana engorda e faz crescer....(bis)..

Delmiro Gouveia

Adao Braga disse...

P. Braga, aproveito o momento para, se for permitido, divulgar o texto:

NASA vai trazer petróleo existente na lua

Grato pela oportunidade.

Anônimo disse...

O PRÉ-SAL É NOSSO.
Entregar pros gringos - como quer o PSDB e o Dem - não vai colar.
O povo não é (mais) bobo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/