Medida do Conselho Monetário limita juros do cheque especial

A partir de 6 de janeiro, os bancos não poderão cobrar taxas superiores a 8% ao mês, equivalente a 151,8% ao ano. Modalidade de crédito com juros superiores a 300% ao ano, o cheque especial terá juros limitados. 

A decisão foi divulgada nesta quarta-feira pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Em nota, o Banco Central explicou a medida:  tornar o cheque especial menos regressivo, menos prejudicial à população mais pobre. 

Para a autoridade monetária, as mudanças corrigirão falhas de mercado nessa modalidade de crédito. Os juros do cheque especial fecharam outubro em 305,8%, equivalente a 12,38% ao mês.

CLIQUE AQUI e leia mais a respeito.

5 comentários:

Anônimo disse...

Atacam o efeito da CONCENTRAÇÃO BANCÁRIA!

Artifícios bancários irão aparecer para driblar esta decisão que não ataca a causa.

Anônimo disse...

E tu como sempre corta a informação!

"Além de colocar um teto para os juros do cheque especial, o governo permitiu aos bancos a cobrança de tarifa pela disponibilização de limite de cheque especial, sendo vedada a cobrança para limites de crédito de até R$ 500. Para limites superiores, poderá ser cobrada tarifa mensal de até 0,25% sobre o valor do limite que exceder R$ 500. A tarifa deverá ser descontada do valor devido a título de juros de cheque especial no respectivo mês.

De acordo com o diretor do BC, cerca de 19 milhões de usuários do cheque especial se enquadram nessa categoria, de um universo de 80 milhões de clientes.

Para os contratos em vigor, a incidência de tarifa só será permitida a partir de 1 º de junho de 2020, caso não venham a ser repactuados antes, cabendo à instituição financeira comunicar ao cliente a sua incidência com 30 dias de antecedência.

Segundo o BC, essa é uma medida de caráter específico, "por ser o cheque especial um produto com características singulares que não favorecem a competição entre as instituições financeiras"."

https://www.metrojornal.com.br/foco/2019/11/27/governo-limita-juros-cheque-especial-em-8-ao-mes.html

isso vai ser bom, pro pobre?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

CAda vez vai ganhar menos, pq o patrão quer pagar menos qeu o mínimo!

E o tapado vai continuar fazendo o que sempre fez empurra e rola a dívida com juros pro próximo mês e ainda vai ter qeu pagar mensalidade por isso!


Gasolina 4,55 [ontem hoje ´eoutro preço]
Dólar 4,26 ´[ontem por que era pra ter fechado 4,35]
Proteína animal subiu além do valor pré natalino!
Caixa de bombom especialidades Nestlé 238 gr 9,90 barra de chocolate 90 [vai vir mudança na quantidade para menos como sempre com aquela maravilhosa frase "Agora mais comodidade para você menos 10% a 30# de peso e o preço mais alto"].

Num mercado já começou a vir novas embalagens com menos produto!

Cada vez melhor!

2020 Global Crisis!

Anônimo disse...

Boa medida, pois agiotas era mais barato

Anônimo disse...

Esse governo está se "geiselficando" a olhos vistos.

Anônimo disse...

Beleza...........agora vão cobrar tarifa de quem tem limite MAS NÃO USA ESTE LIMITE.

Vamos pagar para ter direito ao limite especial. Daqui a alguns anos vamos pagar para respirar dentro da agência.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/