A ilustração é escolha do editor.
Um fundamento para o crescimento acelerado de um país subdesenvolvido é aprimorar sua competitividade sistêmica, para que se insira na economia globalizada. Neste quesito, o Brasil ocupa o 72º lugar entre os 140 países avaliados, conforme o Relatório Global de Competitividade, publicado pelo Fórum Econômico Mundial.
Um fator penalizante é a nossa logística, com destaque para a incapacidade de investir, a qualidade dos projetos e a gestão. Nos últimos 10 anos, o Brasil aplicou em infraestrutura o equivalente a 0,6% do seu PIB, enquanto China, Índia e Rússia investiram cerca de 10%, 8% e 7%, respectivamente.
No RS, aproximadamente 4% da movimentação total de cargas é feita pelo modal hidroviário das Lagoas dos Patos e Mirim, e dos rios Jacuí e Taquari, enquanto as rodovias respondem por 85% do transporte de cargas.
CLIQUE AQUI para ler muito mais. O editor recomenda o exame atento do texto.
18 comentários:
Ótimo ma s de novo a mesma história???
Precisamos, temos que, devemos, não podemos, valorizar o potencial, reativar os caminhos , grande potencial, estudos devemn sere feitos etc ...bla bla bla bla
A cada novo governo a mesma cantinela
Onde está o estudo encomendado pela Ieda aos holandeses????
Não existe nada , tem que começar sempre do zero???
Não da para chamar os chineses, os russos, os japoneses, até os bolivianos que nao tem marinha (menos gauchos claro) e dar uma concessão como uma rodovia(desde que não seja exclusiva que impeça a utilização dos rios e lagoas) e em um ano temos uma via navegável ate a argentina ???
Ou paramos desta novela os capítulos estaõ muito longos e sem final vista
Querem ligar a hidrovia gaúcha na uruguaia?
E vai ter passada livre na fronteira???
A Economia quebrada, o transporte rodoviário falindo, e os caras criando modal novo. Desnecessário.
Essa obra de engenharia, vai custar uma baba.
Os espertos de plantão!
Mais obras, mais dinheiro público, mais empreiteiras. Essa história é velha.
Senhor editor, por favor foque também na recentemente desativada ferrovia do Mercosul - via Uruguaiana- que atulha nossas combalidas rodovias com caminhões com excesso de peso. Como falar em logística?
Senhor editor, por favor foque também na recentemente desativada ferrovia do Mercosul - via Uruguaiana- que atulha nossas combalidas rodovias com caminhões com excesso de peso. Como falar em logística?
Comparar as obras feitas no Brasil com as da Europa ou Ásia, é uma piada.
Quem é o país número um em superfaturamento, propina e obras inacabadas e abandonados??? Brasil país da corrupção Mundial!!!
Esse assunto é vergonhoso.
Basta considerarmos que no tempo do Borges de Medeiros,possuiamos forte rede de transportes hidroviários.
Tá certo que também as estradas eram precárias.
Mas pelo fato de as rodovias terem melhorado, é injustificável o abandono que houve nas hidrovias.
O RS possui admirável rede de hidrovias,um presente da natureza,desperdiçado.
Para cuidar das hidrovias do RS, Leite colocou o dono de uma óptica de Pelotas chamado Fernando Estima. Maravilha!
Seria ótimo se o Brasil pudesse contar com uma malha de hidrovias.
Porém esse modal, ideal e econômico , esbarra na falta de planejamento que sempre tivemos. Além de rios que necessitam de dragagens permanentes para manter um calado navegável, o que é sempre dificultado pelos órgãos ambientais, não existem passagens sob as pontes existente, com raríssimas exceções.
O sonho antigo sempre foi ligar o Jacui ao rio Uruguai
Perfeito. Infraestrutura, Logística.
Sem falar que no pais dos espertos a malha ferroviária não chega a 30.000 Km.
Placa do Mercosul.
Abertura de Fronteiras.
Migração Liberada.
Liberação das linhas hidroviárias entre os países.
Bem vindos a URSAL!
A rota da distribuição da maconha após liberação.
Mais um elefante branco surge para os Bilhões serem movimentados.
O setor público está em descrédito. A corrupção e o dinheiro fácil dos cofres públicos é o que impulsiona a politicagem.
Pátria Grande.
Seo Polibio, quando eu estudava no Marista de Santa Maria, falava-se muito da ligaçãoo Ibicui - Jacuí.... que o mais difícil seria fazer comportas para igualar o desnível das duas bacias hidrográficas.... Anos mais tarde, leio que este sonho vem desde a Revolução Farroupilha.... algum dia verei ??? Kbs
Postar um comentário