Índice de atividade da construção imobiliária registrou fortíssima queda em setembro


O Índice de Atividade da Construção Imobiliária (IACI) apresentou ligeira queda de 1,6% na passagem de agosto para setembro, na série com ajuste sazonal, conforme dados divulgados ontem pelo Monitor da Construção Civil (MCC), elaborado pela Tendências em parceria com a Neoway Criactive. Os dados apresentados indicam uma retração da atividade de construção imobiliária, tanto para obras residenciais, quanto para comerciais e de turismo.

Em relação ao mesmo mês de 2017, houve recuo de 12,4%, confirmando tendência de retração observada nas leituras anteriores. 

Quando observada a composição do índice, tem-se que as fases iniciais (fundação e estrutura) apresentam sinais de recuperação, com crescimento de 26,7% e 15,6%, respectivamente, no trimestre encerrado em setembro, comparativamente aos três meses encerrados em junho. Por outro lado, o índice de lançamentos, que é apurado com dois meses de defasagem em relação aos demais, registrou queda de 6,3% em julho, na série dessazonalizada. Consequentemente, houve uma retração no índice agregado (fundação, estrutura e lançamentos), verificada em todas as regiões do Brasil, com destaque negativo para a Região Norte, onde a queda foi de 24,2% na variação média acumulada em doze meses até setembro. 

Um comentário:

Anônimo disse...

ATENÇÃO BRASIL, COMUNISMO AQUI, NÃO! O verdadeiro candidato do PT está condenado e preso. Seu nome é LULA. Haddad é a volta do LULA ao PODER. Diga não ao PT. Eleitor, mantenha o LULA NA CADEIA. Não deixe o BRASIL virar Venezuela. VOTE BOLSONARO 17.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/