Seca no Nordeste pode fazer conta de luz subir no país Brasil

A seca no Nordeste pode levar a um aumento no custo da energia no mercado a partir de novembro em todo país. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai começar a usar o volume efetivo de água que chega nos reservatórios da bacia do Rio São Francisco para calcular o custo de energia no mercado à vista - ambiente onde atuam indústrias e grandes consumidores.


Até agora, os modelos de preços não refletiam as mudanças na operação feitas por causa da situação hidrológica.

10 comentários:

Anônimo disse...

Culpa do PT,claro.

Anônimo disse...

E esta m...de horário de verão para que serve?Serve somente para os cariocas aproveitar mais ainda suas vidinhas de vera verão...porque para o resto não serve para nada,só o que o lula roubou já paga esta chamada redução,que é apenas de 150 milhões...se fosse bilhão...muita palhaçada...

Anônimo disse...

Tudo o que vem do Nordeste encarece a vida do resto do Brasil,, quer gostem ou não é uma realidade baseada em números, fatos e outro fato relevante é a brutal conexão entre a "política " com espírito nordestino e os comandos da corrupção no país.

Anônimo disse...

Polibio, água PAPAI DO CÉU sempre manda, o "pobrema" é que se não guardar,
ela segue o velho caminho do ciclo hidrológico-vai dos arroios, daí para os
rios e depois para os mares. Quem guardou, guardou, quem não guardou, SE FERROU! O "pobrema" é que o governo coloca trezentos empecilhos para qualquer
vivente fazer um açudezinho mixuruquinha. Guardar água, ou melhor, SEGURAR A ÀGUA deveria ser PRIORIDADE NACIONAL, mais no Brasil não é e nunca será-talvez seja só na hora que não der mais. È um comportamento RIDICULO e CRIMINOSO do governo tal comportamento.

Anônimo disse...

O atual cenário da economia e política brasileira nos leva a analisar vários aspectos relativos às políticas públicas brasileiras (CLT , previdência, saúde, educação). Mas falta uma discussão séria e desprendida de preconceitos sobre a matriz de geração de energia elétrica brasileira.
Vemos muita gente que se diz especialista no setor (a maioria destes sequer colocou os pés dentro de uma Usina geradora de eletricidade) publicando matérias em revistas e jornais de grande circulação.

Temos que encarar os seguintes fatos:

1) Geração hidroelétrica está se esgotando, já não temos muitos locais para instalação de usinas hidroelétricas.

2) A geração através de usinas hidroelétricas depende do regime de chuvas. (O país não pode ficar dependente de São Pedro, se ocorrer estiagem temos risco no abastecimento que se reflete no encarecimento da energia).

3) Energia eólica depende evidentemente do vento, (como não conseguimos estocar vento...) , portanto não temos controle sobre a disponibilidade destas usinas. Teremos geração no momento em que for necessário ?

4) Uma torre de geração de energia eólica geralmente é capaz de gerar 2,5 MW. Portanto para gerar 1000 MW temos que ter aproximadamente 400 torres gerando a pleno, portanto usinas eólicas não são capazes de suprimir nossa demanda por energia.

5) Energia Solar, está longe de ser capaz de suprimir nossa demanda de energia. Também depende de fatores climáticos, além de não ter geração durante a noite evidentemente.

6) As reservas brasileiras de carvão mineral ocupam o 10° lugar no ranking mundial, totalizando 7 bilhões de toneladas. No entanto praticamente não exploramos esta riqueza.

7) Muito se fala em efeito estufa, mas o Brasil possui geração elétrica apartir do carvão infinitamente menor que outros países.

8) Existe tecnologia para minimizar o impacto das usinas a carvão. (desulfurizadores, precipitadores eletrostáticos, filtros de manga)

9) No ano de 2007, segundo dados da anel o Brasil gerou a partir do carvão 7,9TWh , enquanto que no ano de 2006: China gerou 2301 TWh, E.U.A 2128 TWh, Índia 508 TWh , Alemanha 302 TWh , Japão 299 TWh)

*TWh = Tera watt hora

O país precisa atualmente e necessitará ainda mais no futuro de energia termoelétrica. A questão que se coloca é a seguinte: o que o leitor prefere para ter a 100 km de distância de sua casa: uma usina nuclear ou uma usina a carvão ?

Anônimo disse...

O SUL É O MEU PAÍS.

ESTÁ CHOVENDO A FUZEL AQUI, TEMOS A ITAIPÚ NO PR.

FORA BRASÍLIA.

Anônimo disse...

Isso é pura mentira do governo Temer e seus blogueiros.
Em novembro começa o período de chuvas no Nordeste e os rios aos ;poucos voltam ao nornal

Anônimo disse...

Sempre o nordeste fazendo merda!

Unknown disse...

Dillma voltou a brincar de gerir o setor elétrico???

Anônimo disse...

Quanta asneira! Vai estudar melhor antes de dar uma de especialista, sem ser:

E um detalhe: 2,5 x 400 = não é 100, é 1000! sacou?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/