Memória - Saiba como foi a morte inesperada do coordenador da campanha de Tarso Genro em 2002

Até Lula veio ao velório de Utzig.

A morte do coordenador de programa de governo do candidato Sebastião Melo foi surpreendente e chocante, mas este não foi o único caso do gênero no RS, porque na madrugada do dia 9 de outubro de 2002 também morreu um coordenador de campanha, no caso o ex-secretário José Eduardo Utzig, que fazia a campanha de Tarso Genro ao governo do Estado. 

Na época, temia-se que Tarso afundaria na depressão - o que, pelo menos publicamente, não ocorreu. 

Utzig, sociólogo, tinha apenas 43 anos e foi vítima de infarto fulminante.

Ele estava sob forte pressão.

Desde antes do primeiro turno, Utzig afirmava dentro do comando da campanha que muita coisa teria de ser modificada. Para começar, a mira posta no ex-governador Antônio Britto (PPS) durante o primeiro turno impedira a equipe petista de enxergar o crescimento de Rigotto, por fora. Utzig havia feito esse diagnóstico e também se responsabilizava pelo erro -haveria pouco tempo para "desconstruir" Rigotto. Na época, a Folha de S. Paulo contou a tensão da hora: "Poucas horas antes da sua morte, ele comandou uma tensa reunião do PT, com todas as principais correntes e diretórios".  Discutia-se a necessidade de Tarso mostrar que teria diferenças em relação ao governador Olívio Dutra, seu correligionário. Isso seria importante, acreditavam muitos militantes, para pular dos 37,3% dos votos válidos obtidos no primeiro turno para a maioria absoluta.

"Quero apaziguar e unir o partido", disse Utzig, em entrevista à Folha, ainda no encontro, antes de ir para sua casa -onde acabou morrendo. Indagado sobre a resistência da corrente Democracia Socialista, próxima a Olívio Dutra, de aceitar a campanha com Tarso se apresentando diferente do então governador, Utzig disse em entrevista que não se pronunciaria sobre o assunto. Tarso Genro perdeu para Germano Rigotto.

8 comentários:

Mordaz disse...

Foi um caso diferente. Explodiu o coração de tanta maldade.

Anônimo disse...

Este comunista morreu como? De suicídio também? Ou de suicídio de encomenda? As esquerdas estão apavoradas e MATANDO SEUS QUADROS. Cuidado LULA!

Anônimo disse...

AS ESQUERDAS SEMPRE SE UNEM NOS CALABOUÇOS!

Olívio Dutra, como ex-governador, naquela ocasião estava muito desgastado, principalmente com o seu governo associado à "perda" da FORD e também às denúncias sobre o envolvimento no jogo do bicho.

Esse desgaste ajudou Tarso Genro a derrotar a corrente de Olívio (DS).

O problema veio depois, pois o PT continuou dividido, e Utzig foi incapaz de unificar todas as tendências do partido em sua volta.

Nas eleições de 2002, a divisão interna do partido não tinha aparecido. Mas no segundo turno as rupturas se transformaram numa fratura exposta.


duarte disse...

POlibio

Então por analogia, o culpado pelo enfarte deveria ser alguém da campanha do Rigoto, uma vez que o PSDB era integrante da chapa e seus adversário.
Estranho não??

No comentário que enviei ontem, para mima a analogia não é com a campanha de 2002 mas sim com o Cavalcante , secretário de Ieda, que me acostumei pelo seu livro e seus comentários a perceber como "suicidado".
Curiosamente a imprensa do RS não investiga nenhuma outra possibilidade que não seja o suicídio.

Hoje O Giuliani faz uma comentário forte negando o suicídio, mas como bom esquerdista sugerindo forças reacionárias.
Vejam alguns post que abordam outras visões:

Vide Versus

Esse é o depoimento de Maria Elisa S, colocado no Facebook, em comentário no perfil do jornalista aposentado Carlos Wagner, que trabalhou em Zero Hora: "Meu ex cunhado não se mataria, nāo por esses motivos e nem dessa forma, Plinio escrevia muito,deixaria uma uma grande carta,não um bilhete. Ele tinha 3 filhas e uma esposa que ele amava muito, não as deixaria passar por isso. Plinio não era violento, não se machucaria, muito menos usaria um banheirinho de comitê como cena de suicidio. Eu conheci muito ele. Suicidaram Plinio Alexandre Zalewski Vargas. Espero que essa pericia seja levada a sério e investiguem muito, pois houve muito tempo livre pra mudarem cenas, vestígios e provas. Eu tenho convicção de que há treta aí


Imprensa Livre

Suicídio muito estranho!!!


Agora, o Rei dos Factóides, o tal de Sebastião Melo quer tornar-se vítima. Vítima dos seus próprios erros. Vítima da sua campanha rasteira e baixa. Vítima do seu "estilo político". Uma pergunta que não quer calar: Quem foi que mandou demitir o Plínio (o ex-petista, o ex-PPS, o ex-Mr8) da Assembleia? Bingo! Foi o PMDB de Melo. O Blog sabe que Melo e sua turma ficou muito braba com o Plínio por ele ter dito ao Oficial de Justiça que na Rua Riachuelo, 421, numa sala, funcionava um Comitê Eleitoral ou Assessoria de Comunicação da Coligação Abraça Porto Alegre. Comitê não comunicado ao pessoal da Justiça Eleitoral... Só que todos sabem que na sala funcionavam modernos e potentes computadores. Computadores que eram utilizadas para criar mentiras, calúnias contra o candidato favorito. Será que era o falecido Plínio (com sua experiência do Mr8 que bolava as maldades?) Muita gente sabe que no sábado, Plínio, levou uma bronca do Melo, por ter abrido o bico para o pessoal da Justiça Eleitoral. Será que ele foi destituído da função de Coordenador Executivo da campanha caluniosa do Melo no sábado a noite?

O Melo tem é que cuidar de elucidar o suicídio que aconteceu na sede do PMDB de Porto Alegre. Um corpo fica mais de 30 horas num banheiro das dependências do Diretório, e ninguém viu? Tem coisa estranha aí!!!

Cuidado com os Badan Palhares da vida!!!

Uma pergunta ao Sr. Sebastião Melo: O Sr. sabe o que é lágrimas de crocodilo?

Melo quer encontrar um Mártir. Só que vai encontrar é uma grande derrota nas urnas. A população de Porto Alegre não é otária!!! Porto Alegre não vai entrar nas armações e mentiras do Lágrima de Crocodilo...
Frederico Gaeversen imprensa livrers às 10/18/2016 08:26:00 AM

Giuliani

O senhor acredita na hipótese de suicídio?
Não. Não acredito mesmo. Mas aí é minha opinião. Olha, sou profissional do direito há 27, 28 anos. Toda conclusão, em matéria penal, que se faça de pronto, não é correta. Toda conclusão rápida em matéria penal, em si, revela um problema.

Conhecendo o Plínio como eu conhecia, se ele fosse fazer uma barbaridade dessas, tu pode escrever que ele não faria com bilhete. Ele era um cara muito sofisticado. Eu não acredito mesmo, mas é minha impressão. Acho que a competência de investigar seria da Polícia Federal.


Portanto vamos olhar um pouco m,ais amplo e não apenas o suicídio motivado pela pressão indevida

Não seria a primeira campanha dele e nem a primeira vez que sofreria pressões

Vamos investigar

Anônimo disse...

O que houve contigo Políbio, te bandeaste de vez para o lado dos petralhas?

Anônimo disse...



a diferença é que agora quem está no segundo turno chama-se Marchesan e sua gentalha podre. Aí que a investigação deve se fixar.

Anônimo disse...

A funcao de Coordenador de campanha deve ser muito estressante, realmente. Mas creio que foi muito grave a demissão do falecido Sr Plinio, da Assembléia Legislativa , do cargo de Assessor , em pleno exercicio de seu trabalho como Coordenador da campanha politica de Melo. Ficam as perguntas, porque foi demitido ? Por quem foi demitido ? Seria o momento adequado para demiti-lo, na fase final da campanha? A demissão não traria prejuizos à campanha? As respostas a essas questões poderiam ajudar a compreender a sua trágica morte !

A voz do povo é apenas a voz do povo, ou apenas reprodução do que os manipuladores incutem? disse...

Politicamente, o gaúcho brasileiro é tão “sábio” quanto ao argentino.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/