Indústria precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores até 2020

Pesquisa sobre a formação de mão de obra divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o Brasil precisará qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico e de qualificação até 2020.

O Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), é uma projeção sobre as necessidades de qualificação do trabalhador da indústria para o período.

Segundo o estudo, será necessário formar 625,4 mil profissionais no ensino superior, mas as maiores demandas serão por formação de técnicos e qualificação técnica, somando 5,1 milhões de trabalhadores. Outros 7,1 milhões deverão ter qualificações básicas.

3 comentários:

Anônimo disse...

As escolas técnicas precisam ser revitalizadas e acabar com os cursos de graduação fajutos. Tem muito engenheiro e pouco técnico. As empresas não contratam engenheiros mas sim técnicos.

Joel

Anônimo disse...

Concordo com o Joel do primeiro comentário, o que tem de graduação fajuta EAD por aí, não tem explicação, mas existem dezenas de cursos técnicos fajutos também, que não ensinam nada. Mas o pior de tudo é que quando vc chega com a capacitação desejada, os filhos da puta do RH pedem no mínimo 3 anos de experiência com carteira assinada, dá vontade de descarregar um 38 num merda destes que está lá só para complicar, porque do contrário não seria necessário ele estar lá, e quando pedem para fazer a tal palhaçada de dinâmica de grupo, PQP. Não falo isso por mim que sou funcionário público e já estou quase me aposentando, mas é pela gurizada que está se formando.

Anônimo disse...

O problema do Brasil é que todo mundo quer der "dotô" e ninguém quer saber de por a mão na massa, nem na graxa. Aqui proliferam faculdades de qualidade questionável, que vomitam graduados aos milhares todos os anos, que não encontram colocação no mercado de trabalho. Enquanto isso, o ensino fundamental e o médio são negligenciados.

Os cursos técnicos, principalmente aqueles da área industrial, precisam ser estimulados e valorizados no lugar dos superiores.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/