Acusados de corrupção, ex-ministro Paulo Bernardo, Vaccari e Paulo Ferreira viram réus

Outros 19 alvos da Operação Custo Brasil também foram denunciados, entre eles os ex-tesoureiros do PT, Vaccari Neto e Paulo Ferreira. Grupo criminoso roubava para si mesmo, para o PT e para a campanha de Gleise no paraná, disse o MPF de SP.

A procuradoria de São Paulo denunciou nesta segunda-feira o ex-ministro dos governos Dilma e Lula Paulo Bernardo e mais 19 investigados na Operação Custo Brasil, entre eles os ex-tesoureiros do PT João Vaccari Neto e Paulo Ferreira, e o ex-vereador petista Alexandre Romano. O grupo é acusado de montar e operar um esquema no Ministério do Planejamento que teria desviado cerca de 100 milhões de reais, entre 2009 e 2015. Foram oferecidas ao todo três denúncias à Justiça. A maior delas, que envolve o ex-ministro, se refere à criação do esquema que fraudava o serviço de créditos consignados concedidos a servidores do governo federal. Paulo Bernardo foi denunciado por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Desdobramento da Lava Jato em São Paulo, a Custo Brasil tem como objeto um acordo firmado entre a empresa Consist e entidades contratadas pelo Ministério do Planejamento para auxiliar na gestão dos consignados. Como taxa de administração, os servidores pagavam à Consist 1 real em cada parcela mensal, enquanto o custo de mercado seria de 30 centavos, conforme as investigações.Bernardo foi titular da pasta de 2005 até 2011, quando saiu para assumir o Ministério das Comunicações.

Parte do dinheiro desviado era usado para abastecer os cofres do PT e para cobrir despesas do ex-ministro, como, por exemplo, a renumeração de um assessor, do motorista e do próprio advogado.
Segundo a procuradoria, o grupo criminoso era dividido em três núcleos: o dos agentes políticos, o dos agentes públicos e o dos dirigentes da Consist e lobistas. Segundo as investigações, o ex-ministro recebia até 9,6% do faturamento da empresa, que depois caiu para 4,8% em 2012 e para 2,9% em 2014. Sete milhões de reais teria sido repassado para o grupo de Paulo Bernardo por meio do escritório do advogado Guilherme Gonçalves, que também foi denunciado e prestava assessoria jurídica às campanhas da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), mulher de Bernardo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Médica que defendeu paciente em polêmica da “peleumonia” sofre ataques racistas:

Júlia Rocha chamou a atenção para a questão do preconceito linguístico e, em resposta, foi vítima de uma enxurrada de ofensas racistas lideradas por outro médico, o gaúcho Milton Pires, que ficou conhecido por xingar a presidente Dilma Rousseff após ter sofrido queda de pressão durante uma entrevista; pelo Facebook, Pires disse que Júlia faz parte de um grupo de “bandidos petistas” e de blogueiros pagos pelo partido; outros usuários tiraram sarro de sua cor e de seu cabelo....

MAIS UM MÉDICO bombachudo gaúcho racista que se acha o rei da cocada preta. Não está satisfeito, vai para o campo de refugiados da Siria para aprender a respeitar o próximo.

Anônimo disse...

Chiii, já vão ir fazer denúncias na ONU , pois é pura perseguição política, afinal o que são 100 milhões de reais comparados aos muitos bilhões roubados pelo resto do PT?

Anônimo disse...

Ela só sabia que o dinheiro estava regularmente entrando, mas não sabia a procedência! Logo, inocente é! 😃😂😉😞😭😠

Anônimo disse...

E a GREICE, seu PGR?😠😠😠😠😠 Não me venha dizer que ela "não sabia de nada"!!😠😠😠

Anônimo disse...

PQP, PT!!! CÊIS me robaram!😠 Logo eu, pendurado no cartão e no super-cheque!! Pra completar, só falta a PF descobri que cêis robaram a Casa da Moeda!!! Vão se Ladrão assim na casa do capeta!!😠😠😠😠😠😠😠

Anônimo disse...

O dinheiro roubado dos emprestimos consignados irrigou a campanha da Senadora Cleisi ? E ela nao tera seu mandato cassado ?

Rocco disse...

E quanto a beneficiária das propinas, vai continuar com seu mandato, sem nenhum indiciamento ??
E os imóveis no exterior?? Ninguém comenta como foram pagos,visto que os salários são incompatíveis com os valores desses imóveis...
Acho que uma colaboração do FBI ajudaria a esclarecer, pois os imóveis são nos Estados Unidos..

Rocco disse...

E quanto a beneficiária das propinas, vai continuar com seu mandato, sem nenhum indiciamento ??
E os imóveis no exterior?? Ninguém comenta como foram pagos,visto que os salários são incompatíveis com os valores desses imóveis...
Acho que uma colaboração do FBI ajudaria a esclarecer, pois os imóveis são nos Estados Unidos..

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/