Osmar Terra denuncia falta de kits para diagnósticos do zika vírus em bancos de sangue

Durante a visita técnica a João Pessoa (Paraíba), no dia 1º, o presidente comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à epidemia do zika vírus e da microcefalia, deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), reclamou que faltam kits para diagnóstico em bancos de sangue. O que ele mandou dizer há pouco ao editor:
                
- Não há kits suficientes em todos os hemocentros. Com isso, pode estar ocorrendo contágio pela transfusão de sangue. Não sabemos o tamanho da epidemia. A pessoa que tem sintomas de dengue ou chikungunya, todos semelhantes ao zika e transmitidos pelo mesmo mosquito Aedes aegypti, e não há como comprovar, o que cria uma emergência epidemiológica nunca vista no Brasil.
                
A comissão foi a Paraíba, o estado com maior taxa de casos, mas com atendimento que pode ser referencia para o País, para conhecer os gargalos da saúde e buscar soluções:
                
- Desde novembro de 2015 estamos em atividade. Estivemos em Pernambuco, onde foram registrados os primeiros casos do zika vírus e microcefalia. Com o tempo, constatamos uma epidemia com rápida propagação e sem combate eficiente.

     
Terra acha que o governo federal deveria ter criado um gabinete de crise.

3 comentários:

Anônimo disse...

Me lembro bem das maravilhas ditas por Dilma quando da campanha eleitoral. Ganharia facilmente o festival da mentira de Nova Brescia. Agora só tem kit mortadela para comprar apoio vendido nas ruas, mas falta o básico até para a saúde.

Anônimo disse...

Tá de brincadeira né, mas se não tem nem vacina contra o H1N1! Se bem que eu confesso que nunca me vacinei contra gripe nenhuma muito menos pra gripe A que é uma gripe igual as outras, só foi mais uma maneira de alguns espertos lucrarem, no Brasil morrem anualmente dezenas de milhares de pessoas pela gripe comum!

fred oliveira disse...

E ainda querem que Dilma continue? O Brasil ta' se acabando e esses deputados e juizes que apoiam a ORCRIM tem imensa responsabilidade que o colossal debacle do pais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/