Chefe da Casa Civil está falando sobre estarrecedora decisão de não pagar o 13o para o funcionalismo.

O Palácio Piratini liberou há pouco a informação a seguir:

O chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, estará disponível para gravações sobre a sistemática de pagamento do décimo-terceiro salário do funcionalismo às 10h30 desta sexta-feira (4). As gravações podem ser feitas na Casa Civil, no Palácio Piratini.

É estarrecedor que fale o chefe da Casa Civil e não o secretário da Fazenda ou o próprio governador.

A surpreendente notícia de que o governo só pagará o 13o a partir de junho do ano que vem, e ainda assim em seis parcelas, chocou todo o RS.

Trata-se de calote inédito.

O caso vai parar inevitavelmente nos tribunais e caracteriza violação inaceitável dos direitos trabalhistas dos trabalhadores públicos. 

Esta é a primeira vez que ocorre algo semelhante na história do Estado, A notícia estarrecedora torna mais dramática a crise das finanças públicas do RS, resultado da péssima administração petista de Tarso Genro, que passou uma herança maldita de proporções bíblicas. Jamais, antes, qualquer governo promoveu algo semelhante.

Concluído um ano de mandato e promovendo ajustes fiscais e reformas administrativas pontuais que não são suficientes (existe enorme reação corporativa e política), o governo Sartori não foi capaz de equilibrar as contas públicas e nem estabelecer uma agenda e um cronograma que apontem para porto seguro. 

O governo Sartori vai para a história. 

20 comentários:

Geraldo disse...

O Gringo tinha de vir a público explicar que isso está acontecendo porque o fajuto governador anterior deixo o caixa em cova rasa.

Anônimo disse...

O Sartori peca na comunicação.
Ainda vai ser apontado como o culpado da crise financeira do estado.
Ele deveria vir a público e ser didático na apresentação do problema e das soluções.

Anônimo disse...

Concordo com o Geraldo, morreu abracado com o Tarso faltou habilidade politica mas esperar o que se o PMDB apoia o PT ? Como vou criticar ????

O Brasil esta QUEBRADO isso é apenas o inicio.

Anônimo disse...

Editor: o PT tem todos aqueles problemas que a gente já conhece e fala. Agora, culpar a má administração do PT pelo não pagamento do 13º, aí é demais. O governador assumiu já faz quase doze meses. Se em todo este tempo ele não conseguiu se planejar para pagar o DIREITO DOS SERVIDORES (poderia ter cortado "na carne", mas ai não dá, né....), o que ele fez até agora? Outrossim, o senhor engana-se quando fala que "jamais, qualquer governo promoveu algo semelhante". Na ZH de hoje, falam que isto já aconteceu em 1996 (governo Britto), e de 2003 a 2006 (governo Rigotto) (VEJAM SÓ: TODOS DO PMDB!!! - então, qual é a novidade deste calote?).

Anônimo disse...

Ué???
Cadê o governador que tinha "sangue frio e vontade política indomável"????

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/08/opiniao-do-editor-sartori-sabe-o-que.html

Largue de mão Sartori, Yeda e Perondi.
Este Editor está se queimando à toa.

Anônimo disse...

Porquê ele não faz isso?

Anônimo disse...

Em um ano Sartori não fez nada...mas nada que preste....esse tiririca é uma piada de mal gosto...renúncia e assum su incompetência ...fracasso total e natural....trouxa quem acho q essa nulidade ia salvá o RS

Anônimo disse...

Como assim, culpa de Tarso? as contas de Tarso foram ou não foram aprovadas pelo TCE por unanimidade e com louvor? Resposta sim.
Qual o Partido que negociou a dívida com a União, cujo Presidente era FHC, do PSDB? Resposta: o PMDB, cujo governador era Antônio Brito. Quem era Presidente da AL ou líder do Governo que chancelou a transação? o então, Dep Est. Sartori.

Porque o atual governador quis ser candidato a Governador? Resposta: Porque quis e para implementar seu estilo de governo para resolver os problemas do RS. Tanto é verdade que aprovou projetos polêmicos na AL, que dão gordura para o Estado, como aumento o ICMS; redução do pagamento de RPV de 40 para 10 salários mínimos e outros e ainda outros que virão, como pagamento do IPE por parte dos Dependentes, aumento do tempo de serviço dos brigadianos, cancelamento da promoção dos brigadianos, etc. Porque ele não reduz o seu salário e de seus secretários como a Dilma fez? Porque ele não acaba com a Justiça Militar?

Tá na hora do Senhor Sartori deixar de botar na conta do Tarso todos os males do RS e começar a trabalhar ou pega o chapéu e vai embora.

Agora, depois de eleito não quer assumir os ônus?

Anônimo disse...

Existe sim um remédio juridico. A partir do dia 21/12/15 ingressar com a ação de sequestro dos valores, porque o 13º salário é direito trabalhista previsto em Lei.

Anônimo disse...

Governo Incompetente e Inescrupuloso.

"promovendo ajustes fiscais e reformas administrativas pontuais que não são suficientes (existe enorme reação corporativa e política"

Que reforma administrativa? o cara não consegue nem extinguir ou desidratar a FDRH, que é uma fundação de 60 funcionários, se não consegue encarar o corporativismo de barnabés que não justificam existir no organograma do Estado, como vai resolver problemas mais sérios?

Triste

Anônimo disse...

É este tipo de mentalidade torta que está fazendo com que a terra de sua origem - Caxias do Sul - esteja afundando, também.

Anônimo disse...

O editor descobriu que também existem "pedaladas"abaixo do Mampituba... Desse jeito, vai acabar descobrindo que também existem suplementações orçamentárias que geram impeachment...

Roger Stelmach disse...

A dúvida fica é quanto aos servidores que possuem portabilidade em outros bancos. O Estado vai ser ser devedor solidário e os bancos comerciais vão praticar os juros do Banrisul? A agencia central do Banrisul informou a colega Giana Gueling do SINDISPGE que as condições para quem possue portabilidade será a mesma.

Anônimo disse...

Impeachment nele! Ja deu o que tinha que dar em março, não sei porque ainda governa.

Anônimo disse...

E para quem achava que não podia piorar... imaginem a segurança pública... salário atrasado, 13º Parcelado de junho a dezembro de 2016, falta de pessoal, promoções atrasadas, ameaça à reposição da inflação já concedida por lei, Lei que congela salários para ser votada às escondidas entre feriado de natal e ano novo e a já conhecida falta de estrutura... e riscando um palito de fósforo em cima do barril de pólvora o Chefe das polícias, o Exmo. Sr. Governador, a dizer que os servidores devem dar graças a Deus pelas estabilidade ... segurem-se bem e apertem os cintos... 2016 é lomba abaixo e a população irá mais uma vez sofre, infelizmente, por uma greve geral da segurança que se avizinha

Anônimo disse...

NÃO tem dinheiro e o estado não tem máquina de fazer moeda, logo, correto governador.

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal

Se isso se confirmar, tudo o que vimos até agora em termos de protestos do funcionalismo público estadual foi apenas um ensaio....
Vamos ver como votarão os deputados estaduais e sua bancada, pois essa medida, encapsulada em Projeto de Lei para ser utilizada como um supositório, será depositada nos anais da Assembléia Legislativa.
É que o governador que "compartilhar" o ônus dessa medida com a "casa do povo"...

Anônimo disse...

E o meu comentário?

Anônimo disse...

fora tiririca. deu de encher o bolso da tua turma!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 13:51 que disse:

"NÃO tem dinheiro e o estado não tem máquina de fazer moeda, logo, correto governador."

Diga isso ao bandido que brandir uma arma no seu rosto (ou no de alguém da sua família) para roubar seu carro, sua casa, etc. O Governador pode escolher priorizar segurança sim. Além do mais, não trata-se de dinheiro meramente, mas a forma desrespeitosa e indigna que este governo dispensa a servidores policiais já desgastados para proteger a sua vida, anônimo das 13:51, apesar de receber salários parcelados, 13 parcelado, efetivo abaixo da METADE do previsto, etc. Se não tem dinheiro, que o Governador tenha ao menos respeito por aqueles que defendem a população. Acho que ele esqueceu isso em Caxias, se é que um dia soube o que é isso na vida.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/