Artigo, Rogério Mendelski, Correio do Povo - Qual cidadania, governador ?

“Não estamos de braços cruzados diante das ações criminosas. Estamos agindo em favor da cidadania”, tuitou o governador José Ivo Sartori, na manhã de ontem, depois de mais uma noite de terça-feira com ônibus queimados por marginais e de um bloqueio na confluência das avenidas Cavalhada com Otto Niemeyer.

“Em favor de qual cidadania”, governador? Certamente, o governador não se referia à cidadania das dezenas de milhares de cidadãos, feridos no seu direito de ir e vir, uma cláusula pétrea de nossa Constituição Federal, por força de uma manifestação de mais um “movimento social” reivindicando moradia.

Os manifestantes, num pequeno grupo, comandaram a “operação” em pleno horário matinal de grande fluxo de veículos e, segundo se informou, com a concordância do comandante do policiamento no local.

Um tipo de acordo firmado entre a autoridade policial e o líder dos manifestantes determinou como seria o tráfego naquelas avenidas, mas os cidadãos pagadores de impostos não foram consultados e passivamente se transformaram em vítimas daquela circunstância bizarra e inaceitável.

Não há mais limite para manifestações como a de ontem de manhã e elas ocorrem ao sabor da reivindicação de cada “movimento social”. Algo assim como “hoje nós vamos bloquear tal local e que ninguém se meta conosco”.

A propósito, uma van escolar tentou furar o bloqueio e foi apedrejada! Como dizem os noticiários “ninguém foi preso”.

O que é incompreensível é a passividade de quem manda e a falta de alguém próximo ao governador que o aconselhe a terminar com a bagunça com um simples telefonema.

Não se trata de nenhuma medida arbitrária, mas apenas e tão somente do cumprimento da Lei Maior que em seu artigo 5, inciso XV, diz que “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz...”

Senhor Governador, não permita que o Estado que o senhor governa mantenha tanto desrespeito à CF. Rodovias e avenidas urbanas bloqueadas atentam contra a verdadeira cidadania que precisa se locomover para trabalhar, produzir e pagar impostos.

No próximo bloqueio que traga transtorno aos cidadãos de bem, basta um telefonema do senhor à autoridade policial que o problema acaba. Acaba e os verdadeiros cidadãos saberão reconhecer a sua autoridade.

A PROPÓSITO...

Não se esqueça que o senhor foi eleito pelo lado decente deste Estado. Esta porção de pessoas de bem é quem espera do senhor a resposta enérgica ao banditismo e aos movimentos que interrompem rodovias e vias urbanas. 

14 comentários:

Anônimo disse...

E agora vão aprovar os 8,5% para a casta mais nobre de servidores do Estado, o tiririca da serra vai fazer algo? ou vai ficar olhando tudo e culminar na enrabada no povo com mais aumentos de impostos.

Anônimo disse...

Sartori, acorda!!!
Ta dando uma de Lula, essa conversa não convence ninguém.
A segurança pública esta decaindo a olhos vistos, e a única solução é atitude eficaz, e não conversa fiada nos moldes do PT.
Olha o Alckmin lá com a educação, queimou o filme bonito!

Anônimo disse...

Perda de tempo do Mendelski, porque este gringo tem outro por dentro...

Anônimo disse...

Como sempre falo: o gringo mais bunda mole que ja conheci... calado é um filosofo!

Anônimo disse...

Falou e disse!
Agora, porque ninguem pergunta aos chefes da Brigada: eles tem medo de que venha a Força Nacional de Segurança? Vai aparecer os podres?
Parem de puxar o saco da brigada, dos chefes.
joel

Anônimo disse...

Sartori tá saindo pior que a encomenda. Não fala, não age e vem com aquela conversa de união e solidariedade.
A população quer um governo que faça o que é correto. Se ficar com medo das corporações e desses movimentos "sociais"vai virar refém deles.

Anônimo disse...

O Gringo pisa na bola em situações tão fáceis de serem contornadas e resolvidas, com esse jeito bonachão as coisas podem fugir do controle, na maioria das vezes é necessário ter pulso firme!

Anônimo disse...

Ëleito pelo lado decente?
Eleito pelos que querem ficar 4 anos mamando e rapando o cofre do estado

Anônimo disse...

Vejam neste vídeo a diferença de treinamento de uma policial americana e uma brasileira, eu não sei se é de rir ou de chorar!
https://www.youtube.com/watch?v=mdtukk5x4_E

Anônimo disse...

Que governador fraco !

Anônimo disse...

Governador, ou seja lá o que o Sr pensa que é, não precisa fazer mais nada se o Sr se orientar pelo PS, "a propósito" da coluna do jornalista. Se fizer isto, ta re-eleito em 2018

Anônimo disse...

Concordo com postagem, com relação a estes 'movimentos sociais'. Entretanto, o próprio Governador descumpre a Lei - não paga salários em dia, descumprindo ordens judiciais, vai parcelar o 13º (o que também é ilegal, e vai originar um a enxurrada de ações judiciais, com mais custos para o Estado), etc.. Assim, se o comandante das polícias (Governador) não cumpre a Lei, como vai exigir que estes ditos 'movimentos sociais' o façam ou que os policiais cumpram suas ordens? O Governador perdeu a moral junto às tropas policiais. Suas ordens não são mais cumpridas e diante do desrespeito que ele tem dispensado à estas instituições, quem pode condenar os servidores que arriscam a vida por todos e recebem um "tem que dar graças a Deus pela estabilidade' como agradecimento.

jAGUARIENSE disse...

A melhor definição do Sartori é bem simples: ele não passa de um BOSTA!

Anônimo disse...

esse ai o bispo chamou ele na salinha suspendeu o lacaio por 5 dias d deu uma enquadrada nele e agora ta bem mansinho kkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/