Saiba mais sobre os lobistas envolvidos com Lulazinho nas investigações da Operação Zelotes

Nesta reportagem, intitulada "Os lobistas", o repórter Marcelo Rocha informa na revista Istoé desta semana que presos na Operação Zelotes da Polícia Federal, Alexandre Paes Santos e Mauro Marcondes são figuras carimbadas no submundo das negociatas de Brasília.

Eles foram transferidos ontem a tarde de SP para Brasília, em vôo da Polícia Federal. No avião, embarcaram malotes com documentos e provas materiais do envolvimento de Lulazinha com a quadrilha desmantelada pela Operação Zelotes.

Leia tudo:

Investigados na Operação Zelotes pelo esquema de lobby e corrupção para favorecer empresas do setor automotivo, Alexandre Paes Santos, conhecido como APS, e Mauro Marcondes Machado estiveram na leva de lobistas com prisão preventiva decretada na última segunda-feira 26. Em comum, os dois têm o fato de serem velhos conhecidos dos subterrâneos do poder em Brasília. Consultor de empresas do setor automobilístico, Marcondes, que repassou R$ 2,4 milhões a Luís Cláudio, um dos filhos de Lula, nutre amizade com o ex-presidente petista desde a década de 80. Na ocasião, atuou para tirar Lula da cadeia, quando ele foi preso por liderar uma greve de 18 dias no ABC paulista. Em 2003, primeiro ano de Lula na Presidência, o empresário comandava a Diretoria de Assuntos Governamentais e Trabalhistas da Scania e pilotou a adesão da montadora ao extinto Fome Zero. A chegada do PT ao poder incluiu Brasília no seu raio de ação. Transitava fácil nos gabinetes da capital do País, incluindo a antessala da Presidéncia da República. Um e-mail interceptado pela Operação Zelotes foi revelador sobre o nível de intimidade com integrantes do governo. Numa mensagem de 2007 endereçada a Gilberto Carvalho, então chefe de gabinete de Lula, Marcondes pediu que o “amigo” entregasse um documento ao ex-presidente petista. No mesmo email, ele indica até a maneira como ele gostaria que o repasse fosse realizado: “daquela forma informal e low profile que só você sabe fazer”.

A relação de proximidade com Lula permanece até hoje. De acordo com documentos apreendidos na Operação Zelotes, Marcondes fez contato com Lula em agosto de 2013, período em que o lobista negociava a medida provisória 627, suspeita de ter sido comprada. A MP foi editada em novembro do mesmo ano pela presidente Dilma Rousseff e favoreceu clientes do consultor. Num dos documentos encontrados no escritório do lobista, cujo título é “Pendências Dr. Mauro Marcondes (16/08/2013)”, constam compromissos a serem cumpridos por ele na negociação de interesses de seus clientes, entre eles montadoras de veículos. Um dos itens registrados é: “Colocar Dr. Mauro em contato com o Presidente Lula – Instituto Lula”. Na avaliação de setores de Inteligência da Receita Federal, as “anotações do lobista revelam a existência de proximidade com o ex-presidente Lula”, devido ao “planejamento de contato telefônico e pessoal” com o petista.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

5 comentários:

Anônimo disse...

E O JORGE GERDAU ?

Anônimo disse...

Quer dizer que a Zelotes foi comandada pelo Lula? Que piada!!!Essa imprensa não tem vergonha na cara mesmo!!!
E a ética RBS que deve 672 milhões?
E a Gerdau que deve 1,2 bilhões?
E a Marcopolo que deve 260 milhões?
E o Bradesco que deve 2,7 bilhões?
E o Santander que deve 3,3 bilhões?
E o Safra que deve 767 milhões ?
E a Ford que deve 1,7 bilhões?
E a Coopersucar que deve 62 milhões?
E a Mitsubishi que deve 505 milhões?
E o Nardes e o seu escritório?

Anônimo disse...

Luis Claudio deve ser o proximo s ser preso .

Anônimo disse...

LULA, PT EM TODAS

Anônimo disse...

e sobre o Cunha, sua esposa e filha denunciados pelo Ministério Público DA SUÍÇA, e apoiado por aético never, o políbio (que jamais será para a História como seu homônimo greco-romano) não diz NADA;;;

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/