Presidente do Senadoi, Renan Calheiros, vira réu na Justiça Federal. A acusação é de corrupção.

A Justiça Federal de Brasília o presidente do abriu processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele é acusado de ter recebido propina da construtora Mendes Junior para apresentar emendas parlamentares que beneficiavam a empreiteira. 

O Ministério Público Federal (MPF) acusa o senador de ter despesas de um “relacionamento extraconjugal” pagas pela empresa na sua primeira passagem pelo comando da Casa (2005-2007). Na ação de improbidade, que corre na 14ª Vara Federal do Distrito Federal, o MPF sustenta que Calheiros enriqueceu ilicitamente, forjou documentos para comprovar que tinha recursos para bancar as despesas pessoais e teve evolução patrimonial incompatível com o cargo.

Em decisão publicada no dia 16 de junho, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho recebeu a petição inicial movida pelo MPF contra Calheiros, tornando-o réu na ação. O magistrado decretou segredo de Justiça no caso, o que impossibilita a confirmação dos detalhes. A defesa do senador deve recorrer da decisão. Se for condenado por improbidade, ele pode perder o cargo público e ainda ser obrigado a ressarcir a União pelo dano causado.

O caso que originou a ação de improbidade remonta a 2007. Na época, Calheiros renunciou à presidência do Senado para evitar a cassação do mandato após ser alvo de acusações, como a de ter tido despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, lobista da Mendes Junior.


A ação de improbidade é um desdobramento, na esfera cível, do mesmo caso. Segundo a ação, no Orçamento enviado pelo governo ao Congresso para os anos de 2005 e 2006, não havia qualquer alusão à construção do cais de contêineres no Porto de Maceió, obra tocada pela Mendes Junior desde 2001. O empreendimento, segundo o MP, só passou a virar prioridade após a apresentação de emendas parlamentares por Calheiros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dilma Renan e Cunha todos envolvidos com corrupção e todos se aproximando para se proteger...

Anônimo disse...

E agora quem é que vai comandar o impchiman da mardita da dirma no senado? e na câmara também, o cunha também está enrolado no STF.

Anônimo disse...

Nossa, e agora quem vai comandar a derrocada da dilma na Camara dos Deputados e no Senado? Cunha, respondendo Inquérito no STF uma vez e Renan, do PSDB respondendo inquérito duas vezes no STF. Pior que a Dilma sequer foi citada pessoalmente por nenhum dos delatores e já está envolvida no esquema, segundo afirmação do anonimo das 11:19.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/