CPI da Operação Zelotes convoca ex-secretário da Receita

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou nesta quinta-feira a convocação do ex-secretário da Receita Federal Otacílio Cartaxo. O ex-secretário, que também presidiu o conselho, deve prestar esclarecimentos sobre as acusações da Polícia Federal de que seria um dos cabeças do esquema de venda de sentenças no órgão, responsável por julgar na esfera administrativa os litígios tributários federais.

Na mesma sessão, os senadores aprovaram também a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos ex-conselheiros Leonardo Manzan – genro de Cartaxo -, Paulo Cortez e Jorge Victor Rodrigues, além de Adriana Ribeiro, sócia da JR Silva Advogados Associados, e Gegliane Pinto, contadora na mesma empresa. Também foram convocados Cristiano Kok, presidente do Conselho de Administração da Engevix Engenharia, e Jason Zhao, executivo-chefe (CEO) da Huawei do Brasil.

As suspeitas são de que, por meio de intermediários, conselheiros do Carf cobravam propina para anular autuações ou reduzir tributos devidos ao governo federal.


— Pesam suspeitas de que todos eles integravam diretamente o esquema criminoso, seja como conselheiros do Carf, seja como consultores, valendo-se de influência junto àquele tribunal para obter manipulação de julgamentos visando seus clientes — disse o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), presidente da CPI.

Um comentário:

Anônimo disse...

E NÓS NÃO VAMOS TER A ZELOTES RIOGRANDENSE NA SECRETARIA DA FAZENDA ???

SÃO PAULO FEZ.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/