Prefeito Fortunati, dramático, abre guerra judicial com Sartori.pelo repasse de verbas devidas para a saúde da Capital.

A foto ao lado é de Ricardo Giusti, profissional da área de comunicação da prefeitura. Ao lado de Fortunati, o vice Sebastião Melo, que é do mesmo Partido do governador Sartori, PMDB. - 


O prefeito José Fortunati anunciou esta manhã que protocolará mandado de segurança para garantir os repasses que o governo estadual não faz para a área municipal da saúde.

A prefeitura alega que o governo estadual deve, desde janeiro de 2014, cerca de R$ 60,3 milhões ao setor de saúde de Porto Alegre. 

O pedido, no entanto, não é retroativo, mas de que os repasses sejam feitos daqui para a frente.

— Nós estamos sofrendo dois problemas com a questão do corte de recursos. De um lado, o fechamento do atendimento no Interior que, consequentemente, está aumentando a demanda em Porto Alegre e, de outro lado, a falta de recursos que está diminuindo a capacidade do atendimento. Em junho, tivemos o corte de 180 leitos e estamos com dificuldades muito grandes em dois hospitais que atendem exclusivamente SUS (Sistema Único de Saúde): o Vila Nova e o Independência.

A prefeitura cogita também restringir atendimentos de pacientes vindos do Interior. Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que, em algumas especialidades — como Cardiologia e Oncologia —, 61% dos pacientes atendidos em Porto Alegre vêm do Interior. Em Neurologia, 56%. Mas esses gastos são custeados, em grande parte, pelos cofres da prefeitura porto-alegrense, reclamam os gestores municipais.

Ações judiciais semelhantes também foram impetradas pela cidade de Canoas e pelo Conselho das Secretarias Municipais do Estado do Rio Grande do Sul na segunda-feira.






12 comentários:

Anônimo disse...

Cai como uma luva o ditado que diz"Casa que falta pão, todo mundo briga ninguém tem razão".

Anônimo disse...

DRAMÁTICO ESTÁ A SITUAÇÃO DO BRASIL COM ESTE GOVERNO LADRÃO E CORRUPTO...QUE POVO ACOMODADO ESTE...

Anônimo disse...

Fala Sebastião Mello!!!! Não sei quem é pior o PMDB do Sartori ou o Sem siglas do Fortunati. Mais uma vez, espertamente, o Fortuna deixa o "abacaxi" para o PMDB. Quando a coisa endurece no Município ela sai em viagem e deixa o Sebastião levando a carga negativa. Casartelli, ex secretario da SMS, que foi demitido por falar a verdade, deixou claro que a culpa era do Prefeito pelo desvio de recursos da Saúde. Meses mais tarde ele confessa o caos e repassa a culpa para o Sartori.

Anônimo disse...

PRA IREM VIAJAR PRA EUROPA TINHA VERBA DE A PÁ NEH.

OS DOIS ERAM BEM AMIGUINHOS PRA GASTA DINHEIRO PUBLICO COM DIÁRIAS NO VELHO CONTINENTE.

O QUE HOUVE?

VIRARAM RIVAIS DA NOITE PRO DIA!

Anônimo disse...

so mesmo a gauchada para eleger estes tipo Fortunatti, ex sindicalista populista demagogo.
são estes os tipos que se criam no RS

Anônimo disse...

A cara do Sebastiao demonstra claramente o descontentamento pois foi o que comandou a vitoria do Tirica dos Pampas e agora os seus planos de ser prefeito de Porto Alegre vão pras cucuias,pois do geito que ta ninguem vai querer um prefeito do PMDB pra Porto Alegre.Outrosim as prefeituras do interior que enviam pacientes para Porto Alegre deveriam ser cobradas pois se o inversso ocorrese elas chiariam.Porque nos contribuintes de Porto Alegre temos que pagar esta conta.

Anônimo disse...

A cara dos dois patetas, chega a ser ridículo. Ao invés de resolver os problemas judiciais que impedem a conclusão dos projetos de informatização da Fazenda, que trariam mais de 200 milhões aos cofres da prefeitura, fruto da sonegação, ficam aí fazendo esse papelão. Medida inócua e irresponsável, pois sabem da situação do caixa do estado. Deveriam sim, fazer funcionar a máquina emperrada da prefeitura.

Anônimo disse...

Mas que 2 hein !

Ninguém cumpre decisão judicial pra coisa nenhuma, haja visto os precatórios tomando poeira nas prateleiras do judiciário .

Agora brigam na justiça para um ter de pagar o outro mas nenhum deles paga ninguém quando devem !

E o judiciário ainda tolerando essa hipocrisia nefasta com os recursos públicos !

Anônimo disse...

Guerra não, ´cobra o que é de direito do município, não é pessoal. Ou ele cobra ou a saúde de Porto Alegre e, por extensão o Estado do RS, vira o caos total.

Anônimo disse...

Pobre Sebastião. Quem diria, perdeu o favoritismo a Prefeito por incompetência dos outros. O Fortunati se afundou em fazer várias obras e deixou acidade quebrar. Um Lixo! Passem no viaduto Otávio Rocha com aquelas pessoas atiradas pela calçada, fedor de mer** e urina fortíssimo. Nem a Cootravipa varre a calçada neste ponto, chega estar marrom de tão sujo que ficou. Convidem a Senhora Izabel Matte para passear por ali, ela que gosta de falar em melhorias fantasiosas na cidade. A cidade tem se tornado cada vez mais suja, ruas esburacadas e calçadas quebradas. Fortunati deu um passo maior que as pernas (e isso que o homem é um gigante) o Sartori do PMDB (mesmo partido do Sebastião) coloca a pá de cal na pretensa candidatura do companheiro de partido, fazendo tortura na população que depende do atendimento da saúde pelo RS. Claro que todo este caos ocorre por conta da crise econômica que o PT colocou o povo brasileiro.

Luiz Vargas disse...

Se fosse o peremPTório embu$teiro o governador o boneco de Olinda ficaria de quatro e ainda diria: sim senhor.

Anônimo disse...

O Fortunati e o Jairo de Canoas devem viajar para Cuba e pedir grana para o Fidel que recebeu 4 bilhões da Presidente do coração que mente na farsa do programa mais médicos escravos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/