'Fomos otimistas demais', diz sócio da Empiricus, sobre 'O Fim do Brasil'

Um ano após a divulgação do relatório que foi censurado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pedido do PT, Felipe Miranda diz que cenário econômico é mais grave do que se imaginava antes das eleições.

O trecho acima é da reportagem assinada por Luís Lima, do site www.veja.com.br, da revista Veja.

Leia tudo:

Um ano após a publicação do relatório 'O Fim do Brasil', o autor e sócio da consultoria Empiricus, Felipe Miranda, diz que as previsões negativas sobre os rumos da economia que irritaram o PT na época das eleições falharam por não terem captado toda a gravidade da situação econômica do país. "Se considerarmos o tamanho da atual recessão, a fragilidade da situação fiscal ou o nível de taxa de juros, erramos tudo. Nossa visão pessimista mostrou-se otimista diante dos fatos", diz. No entanto, Miranda pondera que a direção não estava completamente errada. "No fim, entre todos, fomos aqueles que chegaram mais perto de acertar", diz.

À época da divulgação do relatório, uma liminar do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga determinou a retirada de propagandas do relatório na internet por "não dar tratamento isonômico" aos então candidatos, já que relacionava conteúdos negativos à Dilma e fazia elogios ao tucano Aécio Neves. Num segundo momento, o tribunal cassou, por maioria, a liminar, ao temer a intervenção da Justiça Eleitoral.

Miranda relembra os debates acirrados do período e reclama das críticas recebidas pelo pessimismo exacerbado de suas análises. O economista formado pela Fundação Getulio Vargas conta que, quando o dólar ainda sustentava o patamar dos dois reais, a Empiricus foi duramente alvejada por já apostar que a moeda americana ultrapassaria a casa dos 3 reais. Nesta sexta-feira, o dólar fechou a 3,34, maior nível desde março de 2003. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a previsão da Empiricus era de queda de 1% este ano e estabilidade em 2016 - números mais otimistas, inclusive, do que previsões atuais do próprio governo. "Quando cravamos um recuo de 1%, nos acusaram de alarmismo", diz. Para este ano, grandes bancos como o Credit Suisse e Itaú já falam em retração de 2,5%.

Já para a inflação, a Empiricus chegou mais perto de acertar: projetaram que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) alcançaria dois dígitos este ano. "Se não chegar a 10%, chegará muito perto", diz Miranda. No acumulado em 12 meses até junho, a inflação já atinge 8,89%. Já para a Selic, atualmente em 13,75%, a Empiricus chegou a falar em uma taxa de juros a 15% em 2015 - mas agora aposta em um nível de 14,75%.

Segundo o analista, o problema mais grave, no entanto, é na área fiscal. "Já apontávamos um quadro de deterioração fiscal, tanto na frustração da receita, quanto na dificuldade em cortar gastos correntes, além do tamanho e extensão da recessão", diz. Tal deterioração, segundo Miranda, se deve ao fato de que a herança do primeiro mandato de Dilma pode ser "mais maldita" do que se supunha. "Em paralelo, tivemos um Congresso mais belicoso e menos susceptível a aprovar mudanças originais propostas no ajuste, além dos desdobramentos do petrolão.".

Após a redução das metas de superávit primário, na última quarta-feira, o governo só deve conseguir retomar uma trajetória de crescimento econômico e redução da dívida bruta em 2018. Miranda, no entanto, discorda que a presidente será capaz de entregar a 'casa organizada' para o próximo presidente. "Parte de nossos problemas são estruturais e não conjunturais. Ainda temos gastos públicos que não cabem no PIB e isso não se muda de uma hora para outra", justifica, citando a queda da arrecadação, do preço de commodities e a falta para mudanças no mercado de trabalho.

Para este ano, a Empiricus projeta uma queda de 2,5% para o PIB. Em 2016, o recuo deve ser de 0,5% e em 2017, deve ser zero. Já para a inflação, é esperado 9,5% este ano e 5,5% em 2016. No caso da evolução da dívida bruta sobre o PIB, a Empiricus aposta em 72% em 2018, contra 66% na perspectiva do governo.

11 comentários:

Antônio Maria disse...

Ah, fazer previsões do Brasil é fácil! Aposte - SEMPRE! - no pior.

Anônimo disse...

Ser otimistas com sindicalistas no poder é ser muito inocente.Qual auditoria que tem os sindicatos?Sindicatos não seria mais mal administrado que clubes de futebol?Ha ditrigentes com seus respctivos grupos que são eternos na maioria dos sindicatos.A maioria dos sindicatos não passam de braços de partidos.

Anônimo disse...

A Suécia e a Noruega, abriram mão de sediarem as olimpíadas de inverno. Pq o gasto seria excessivo. Ontem noticiavam que a Suécia usou o que seria gasto nessas olimpíadas, para construir casas populares.

- O que dizer de um país como o nosso. Com problemas mil, na área de saúde, educação, infraestruturas. Que gasta BILHÕES em patrocinar 2(duas) festas para o mundo...: COPA DO MUNDO E OLIMPÍADA...???
- Isso é o que chamamos de IRRESPONSABILIDADE, DEMAGOGIA, GOVERNO POPULISTA DEMAGOGO E O PIOR, CORRUPTO.
- A imprensa, não toca jamais no assunto GASTOS COM COPA DO MUNDO E OLIMPÍADA. Apenas mostra os nossos problemas na saúde, na educação, nas estradas esburacadas. Mais de 50 mil mortes nas estradas por ano.

- Acredito que todo o povo tem o governo que merece. UM POVO QUE NÃO SE MANISFESTA POR SEUS DIREITOS, A NÃO SER QUE OS SINDICATOS SAIAM ÀS RUAS RECLAMANDO. MAS COMO O GOVERNO QUE TÁ AÍ, É UM GOVERNO DOS SINDICALISTAS, ELLES ENTÃO FICAM QUIETOS.

- O futuro do país é NEGRO. Com PT no governo é isso aí que se vê, baixo crescimento, gastos excessivos em coisas que não levam a um melhor padrão de vida do povo E com PT na OPOSIÇÃO, ninguém consegue governar em PAZ.

Anônimo disse...

EMPRESAS SEGURADOS NÃO ESTÃO MAIS ACEITANDO FAZER SEGURO COM A PETROBRÁS.

SABEM QUE "SINISTROS" PODEM ACONTECER, E DE MODO BEM ESTRANHOS.

CREDIBILIDADE ZERO. PETEZADA DEVER TER "ESTUDADO" ANOS PARA APRENDER COMO NÃO SE DEVE FAZER AS COISAS. E APRENDEREM QUE ATÉ GANHARAM DIPLOMAS.

Anônimo disse...

PT NO VOLANTE PERIGO CONSTANTE

Anônimo disse...

Esse governo petralha ladrão e incompetente já enfiou a cabeça do Brasil na boca do poço, agora só falta mais um empurrãozinho, e o país irá levar no mínimo dez anos para achar a corda!

Pampeano disse...

Governo dos infernos do PT.

Mordaz disse...

"Ainda temos gastos públicos que não cabem no PIB" A esta parte o povo e o eleitor ainda não chegaram. Ele acredita que o problema foi a corrupção desmedida, a vontade desenfreada de roubar do PT e PMDB, quando o real problema são gastos insustentáveis e sem retorno. O roubo faz parte da natureza dos partidos da base aliada para se locupletarem. Já o desastre se deve a incompetência do socialismo em criar prosperidade e riqueza.

Anônimo disse...

Este empiricus é um embuste total, sempre lançam "relatórios" que contêm outros "relatórios" no seu interior, para serem adquiridos para quem quiser saber alguma informação "especial" fornecida por estes "sábios".

Luiz Vargas disse...

O país já estava quebrado em 2013.
Uma prova disto foi o atraso no pagamento de fornecedores e serviços para fazer o tal de "superavit primário" (UMA PEDALADA) na virada do ano.
A Anta Sapiens MENTIU adoidada durante a campanha eleitoral. Fez jus a frase que já havia proferido: "eles não sabem do que somos capazes".
Só estes "economistas" microcéfalos não enxergaram isto!

Anônimo disse...

Para o petista das 18:39:
A tua colocação deve ser comparada àquela em que um outro chega pra ti e diz: "tú não és um inocente útil e sim um imbecil e idiota mesmo" e vai embora. Ele apresentou argumentos e provas para tal assertiva? Então, pergunto: quais as tuas provas e argumentos para colocar que a Empiricus "é um embuste? Eu tenho seguido as previsões dela e tenho me dado bem apesar da crise criada pelos governos de quase dez anos. Pensas melhor, pois é inteligente aquele que volta atrás após um arrependimento.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/