O impeachment de Dilma Bolada

Este material de Rodolfo Borges, edição digital brasileira do espanhol el País, conta que a ausência de graça já seria motivo o bastante para depor a suposta caricatura, mas, para os supostos puristas, aqui vai uma suposta razão técnica: desvio de função.

Leia tudo:

Entre os vários problemas e crises que assolam a República, urge resolver um em particular: é preciso encaminhar o processo de impeachment de Dilma Bolada. A ausência de graça já seria motivo o bastante para depor a suposta caricatura, mas, para os supostos puristas, aqui vai uma suposta razão técnica: desvio de função.

Daqui a décadas, quando a única certeza é que Renan Calheiros ainda estará presidindo o Senado, os historiadores olharão para o caso Dilma Bolada como o ápice da lógica de cooptação que caracteriza a política brasileira desde o Império. O legado mais sem-graça dos anos Dilma Rousseff definitivamente é o estabelecimento, com firma reconhecida em cartório, do humor a favor.

Na tentativa de dotar a presidenta de algum carisma, seu partido foi capaz de cooptar uma caricatura que não debocha do caricaturado e, assim, nos furtou umas boas gargalhadas durante anos de marasmo político e econômico — Jeferson Monteiro, o autor da personagem, provou ter capacidade de nos fazer rir antes de aderir —, e, agora, não vai ter operação da Polícia Federal que resolva isso.

O que vai ter é CPI, informa a Folha de S.Paulo. A CPI dos Crimes Cibernéticos, ironicamente proposta pelo PT, mas devidamente envenenada pelo novo oposicionista Eduardo Cunha, pretende quebrar o sigilo bancário do autor da Dilma Bolada, como parte das investigações sobre o que o jornal chama de “guerrilha petista na internet”. Não se sabe no que isso pode dar, mas, em tempos de Operação Lava Jato, já podemos pensar em negociar algumas piadas engraçadas com o humorista no acordo de colaboração premiada.


Afora os trâmites legais, contudo, a população brasileira de bem e de mal tem o dever cívico de se unir em torno da bandeira do impeachment bolado. Não dá mais para topar vez ou outra nas timelines da vida com "lacradas" menos engraçadas que o humor involuntário dos blogueiros que se esforçam para defender o Governo. Tudo tem limite, até porque Dilma Bolada já deu filhos igualmente sem-graça, como Haddad Tranquilão (apesar de heróicas exceções, como Aécio de Papelão, entre outras sátiras de fato), e tem até cartunista consagrado se contaminando pela má influência. Neste momento de esculhambação geral da República, preservemos pelo menos o riso.

14 comentários:

Carlos Edison disse...

POLIBIO. Muito bem escrito. Lamentávelmente retrata, com detalhes, uma tragédia que assistimos e que, na verdade, " nunca antes neste país " teve registro em nossa história. Estamos sofrendo as consequência do domínio de uma classe política desqualificada. Carlos Edison Domingues

Carlos Edison Domingues disse...

POLIBIO. Muito bem escrito. Lamentávelmente retrata, com detalhes, uma tragédia que assistimos e que, na verdade, " nunca antes neste país " teve registro em nossa história. Estamos sofrendo as consequência do domínio de uma classe política desqualificada. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

No Brasil, delações premiadas vazaram todas; nos EUA, no caso FIFA, ainda não sabemos o que disse ou fez J. Hawilla

24 de julho de 2015 - Luiz Carlos Azenha

A grande maioria dos brasileiros apoia a Operação Lava Jato, dizem as pesquisas. De fato, as empreiteiras, algumas das quais enriqueceram sob a ditadura militar, sempre pairaram impunes nos bastidores de nossa política.

Demonstraram seu poder na Justiça, com a anulação da Operação Castelo de Areia, restrita à Camargo Corrêa. Comprometia gente de praticamente todos os partidos, mas tinha ênfase nas obras paulistas do Rodoanel e do Metrô. Neste caso, a PF teve acesso simplesmente ao livro da contabilidade paralela da empresa! Sobre o assunto, Conceição Lemes escreveu Mídia concentra foco na Lava Jato, mas ignora empreiteiras na Castelo de Areia e no trensalão. (...)

A consequência natural da Operação Lava Jato deveria ser a aprovação do financiamento público de campanhas. Na mais recente pesquisa da CNT, 78,1% se disseram contra o financiamento por empresas. Porém, como isso não interessa aos conservadores, cujos interesses coincidem com os do setor privado, o assunto não recebe na mídia cobertura equivalente à que recebem as delações premiadas.

Acompanho à distância, através de um blog recomendado pelo repórter investigativo Tony Chastinet, o desenvolvimento da ação do FBI e do Ministério Público dos Estados Unidos no caso FIFA. Até agora, o juiz federal Raymond Dearie, do tribunal do Brooklyn, só atendeu oficialmente a um pedido da imprensa, tornando público um depoimento do ex-cartola Chuck Blazer, que colabora com as autoridades.(...)O Departamento de Justiça, o FBI e a Promotoria de Nova York divulgaram notas oficiais. E só. (...)

J. Hawilla fez uma aparição no tribunal de Nova York no dia 12 de dezembro de 2014 e até hoje não sabemos detalhadamente o que ele disse! Não sabemos o conteúdo das gravações clandestinas que ele fez com outros investigados, que só serão reveladas — se forem — durante o julgamento.

Enquanto isso, no Brasil, seja pela mão de policiais federais, seja pela mão de procuradores, vaza absolutamente tudo: depoimentos, relatórios e bastidores da operação, não por acaso batizada por alguém nas redes sociais de Vaza Jato.

É o que permite à mídia — e aos delegados e promotores — fazer uma leitura seletiva das denúncias, inclusive de acordo com preferências empresariais ou mesmo pessoais. (...)

Na denúncia dos promotores norte-americanos, aqueles que ainda não foram indiciados foram identificados nos documentos apenas como “co-conspiradores”. Por um lado, os suspeitos são preservados. Por outro, sem conhecer detalhes do que foi dito por delatores, fica mais difícil tentar obstruir a investigação. Por exemplo, chegando primeiro que a polícia às testemunhas-chave. Nesse sentido, deixar os suspeitos no escuro é a melhor estratégia policial.

Já no Brasil, os vazamentos politizam as operações da PF. Documentos oficiais viram moeda de troca na mão de jornalistas e de políticos.

A única tentativa da Polícia Federal de supostamente proteger investigados foi um desastre, no famoso caso da tarja preta. Segundo informou o Estadão, a PF assim agiu para proteger acusados que têm direito a foro privilegiado. Curiosamente, o nome de ECunha aparece nos registros recolhidos nos celulares do empresário Marcelo Odebrecht. Não recebeu a tarja preta, mas JS recebeu.

“Adiantar 15 p/ JS”, está escrito lá. JS é José Serra.

No mais, é um vale-tudo. O objetivo de policiais e promotores é óbvio. Acusações gravíssimas replicadas como se fossem verdade factual pela mídia podem mais tarde justificar uma condenação sem que haja a necessária robustez de provas: é o clamor da opinião publicada. A mídia a serviço da Justiça e a Justiça a serviço da mídia são uma deformação institucional gravíssima. Há repórteres com promotores e delegados literalmente de bolso — e vice-versa. Ao fim e ao cabo, são os barões midiáticos a decidir se a Lava Jato interessa mais ao público que a Operação Zelotes e o caso do HSBC.

Xi...Xii.....Recadinho para a República do Paraná?

Justiniano disse...

E aí "coração valente" vai lutar ou vai ser traído pelo PT (tal qual a história)!!!!

Quanto ao Xi...Xii, ainda bem que vazam tudo para opinião pública saber das patifarias de um governo corrupto e mentiroso. A imprensa livre não a comprada pelo governo está fazendo um tremenda bem a democracia que tanto queremos, transparente e divulgando todas as trapaças, falcatruas e maracutaias que escondiam nos palácios de Brasília.

Quando o PT era oposição foi useiro e vezeiros em vazar informações e muitas vezes falsas, como o famoso caso de Ibsen Pinheiro, em que acusaram de possuir 1 milhão em conta corrente, enquanto depois verificou-se que o mesmo tinha 1 mil (tudo porque Ibsen candidatava a ser um dos candidatos do PMDB a presidência). Lembra-se xi...xii... dessa patifarias de assassinar reputações. Nesse caso acima são fatos que esclarecem a corrupção generalizada entre o governo e as empreiteiras.

Anônimo disse...

O Carlos toca na ferida: somos governados por chineloes, essa é a realidade.
Gente desqualificada, de passado obscuro e sem escrúpulos.

Anônimo disse...

PS: Sou obrigado a republicar o comentário que fiz no outro post sobre lula, porque o militante da quadrilha voltou.
Sempre aparece um comentarista neste espaço, que deve ser o mesmo, como não poderia deixar de ser, um autentico militante da quadrilha, reproduzindo reportagens daquele blog sujo 171, governista, que além de ser sustentado por verbas oficiais, recebeu dinheiro do petrolão. Essa escumalha não tem a mínima vergonha na cara de ser sustentada pelo dinheiro dos contribuintes, desviado dos cofres públicos para financiar seus planos perniciosas de eternizarem-se no poder e se locupletar com as riquezas do país.

Pedro Z.

Anônimo disse...

"No Brasil, delações premiadas vazaram todas; nos EUA, no caso FIFA, ainda não sabemos o que disse ou fez J. Hawilla"

AINDA não sabes LULA as 10:55, J. Hawilla mandou dizer para tu parar de fazer xixi na sala do Polibio. Deixas de ser porcalhão!

Emmanuel disse...

Logo acima assistimos a um caudal de bobagens e defesa ... quiçá, auto-defesa, de alguém que teima em traçar paralelos inexistentes.
Tolice!
Curioso é o fato de ainda haver quem defenda a súcia com tanta determinação, o que nos leva à conclusão inexorável de que ainda há veios de desvio de dinheiro público tentando dizer ao povo que não foi tanto assim a roubalheira!
Está mais do que na hora de entusiastas do PT e esquerdistas do tipo deixarem de fazer papel mais do que ridículo ...
A esses, lembremos uma musiquinha do Mamonas Assassinas, Vira-vira ... cujo refrão dizia ... "Roda-roda vira, solta a roda e vem ...
Me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém..."

Anônimo disse...

Polibio, o pior é que esses sites e blogs sujos são financiados com o dinheiro público que nos é roubado por esse governo vigarista, nenhum vagabundo petralha tira dinheiro do seu bolso para financiar esses babacas serviçais e lambedores das botas dos criminosos do governo federal!

Anônimo disse...

Xii Xiii, vais ficar sem a verba da Petrobras (nossa verba) para continuar defendendo a roubalheira.

Anônimo disse...

Esta escumalha petista tenta desmerecer a delação premiada , lei esta promulgada pela MULHER SAPIENS MANDIOCA.Estão todos eles petrificados de medo, por tudo que já foi revelado e ainda virá com maior intensidade.Os empreiteiros estão vacinados pelo que acontenceu no Mensalão, com o Marcus Valério , Kátia , e outros, que estão pagando até hoje seus pecados enquanto os verdadeiros ladrões já estão praticamente soltos, inclusive o Luladrão. Estes milicianos que se arvoram nos comentários, queriam segredo, como os segredos dos cartões corporativos, dos empréstimos do BNDES e tantos outros que precisam ser delatados para que possamos conhecer os verdadeiros propósitos escusos destes falsos "Pais da Pátria".Petista é igual AIPIM : o bom está enterrado.

Anônimo disse...

Parecem que blogueiros fachistas sentiram o golpe. Ou não gostam de ler coisinhas, digo, noticias contra o PSDB?

Anônimo disse...

O petralha xixi deve ser figurinha carimbadíssima na quadrilha petralha. Para não deixar os colegas em dúvida de que é ferrenho militante fez duas tatuagens, uma estrelinha em cada nádega que são apresentadas aos novatos com orgulho, para provar a eles que pela causa não hesita em alterar até mesmo o seu local de trabalho e em que ele ganha o pão.

Anônimo disse...

Além de xixi ainda faz bosta na sala do Polibio as 17:26!

PTISTA porcalhão!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/