Entrevista, Gustavo Grisa - Estamos à beira de uma grande depressão econômica no Brasil

CLIQUE AQUI para saber a diferença entre recessão e depressão. - 
CLIQUE AQUI para ler outra entrevista, esta para a revista Exame, por parte de Gustavo Grisa. 

ENTREVISTA
Gustavo Grisa, economista

Estamos em recessão ?
Com certeza. Ela vai se consolidar em agosto e setembro. Estimo que o PIB recuará pelo menos 3% este asno.

Depressão ?
Passando daí, caracteriza-se a depressão econômica.O principal ponto é que, mesmo que não seja literalmente uma depressão no sentido acadêmico, há características de depressão, que modernamente são consideradas recessões abaixo de -3%, capazes de alterar a estrutura econômica.

Já dá para ver isto na rua ?
Vim da locomotiva econômica ontem (quarta-feira), São Paulo. Fiquei dois dias lá. Os carros não atravancam mais o trânsito. No meu avião de volta, 1/3 dos lugares estavam vazios.

E o Rio Grande ?
A agricultura continua bombando, com a produção alta. Os preços estão menores, mas o dólar subiu e compensa parte da redução. Mas a agricultura não empurra o PIB sozinha. Indústria e serviços estão em queda livre. Pior: o governo estadual puxa tudo para baixo.

E ?
Queda de 3%, talvez 4% em 2015.

8 comentários:

Anônimo disse...

Mas a canalha continua roubando e o povo sendo espoliado. Reclamam mas não agem. Governos pífios em todos os níveis e o povo espoliado. Mas não agem. Voce já mandou seu e-mail para seu governante hoje reclamando? Eu já mandei vários.
Joel

Anônimo disse...

Polibio, a Dilma está comprando "uma mansão" de 5 milhões de Reais ao lado da casa do ex marido. As noticias dão conta que vão fazer um condomínio de luxo com saída para o Guaíba unindo os dois terrenos. Lembra da "mansão" da Yeda de 1 milhão de Reais que Zero Hora botou até na capa da edição de domingo? Provavelmente eles vão fazer o mesmo desta vez...

Anônimo disse...

MAS A CORRUPTA DA DILMA DISSE EM CIMA DA PONTE QUE O BRASIL VAI VOLTAR A CRESCER...SÓ ELA QUE ACREDITA,OU CONTINUA MENTINDO COMO MENTIU NAS ELEIÇÕES. CORRUPTO É ASSIM,NUNCA ADMITE O ROUBO,LULA ATÉ HOJE FALA QUE NÃO SABE DE NADA...E O ZÉ POVO ACREDITANDO...

Anônimo disse...

Acho plenamente válido o que o Joel das 14:21h propôs, apenas que não sei quem realmente governa o Brasil, tenho a nítida sensação que o piloto sumiu, o Capitão está bêbado e o comandante fugiu com a cozinheira, estamos a deriva indo em direção de rochedos!

Anônimo disse...

claro, acharam que estavam todos ricos produzindo apenas commodities..

agora nao estamos industria para dar a volta por cima, esta tudo quebrado...

o PT colocou o país na falência...

elias disse...

Anonimo das 14:40 -`Pior! Há doze longos anos que estamos sem comando verdadeiro. A grande pátria não faz nada em nome dos paises e sim do grupo, da ideologia. Não existe acordos comerciais, por exemplo, e sim tratados de cooperação........E por ai vai.
Tudo aparelhado. Nada dá em nada. É só fumaça e propaganda marketeira visando a manutenção do poder e da boiada quieta

Anônimo disse...

nas empresas se percebem queda de 10 a 60% no faturamento...as que menos sofrem são as empresas de alimentos, com queda de 10%....os dias finais desse ano serão inesquecíveis.......

Anônimo disse...

Vejam que na entrevista da Exame de 2013 o autor tinha acertado na mosca o que está acontecendo agora. Por isso que Gustavo Grisa é um dos melhores economistas do Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/