Chuva persistente impacta para baixo a atual safra de trigo, que não chegará a 2 milhões de toneladas

O editor conversou esta manhã com o jornalista e apresentador Enio Varella, Rádio Diário Serrasno (FM, 98.9), Cruz Alta, no seu programa Linha Aberta, quando ele começou a passar a informação de que as persistentes chuvas que caem no RS começaram a prejudicar a lavoura de trigo, que está em plena germinação.

Um pouco mais tarde, em Porto Alegre, o editor resolveu procurar o diretor da maior corretora gaúcha de commodities agrícolas, a Brasoja Agro, Antonio Sartori, que confirmou tudo:

-Trigo adora frio e tempo seco, mas detesta frio e chuva.

As chuvas persistentes ocasionarão grandes perdas a esta safra de inverno, que já tinha registrado área plantada menor, 914 mil hectares, 20% menor do que a do ano passado, mas que apesar disto apontava para produção maior em função do aumento da produrividade e de condições climáticas melhores, podendo alcançar 2,4 milhões de toneladas. Isto mudou:

- Teremos menos de 2 milhões de toneladas, se o tempo não piorar, além de um trigo de pior qualidade.

O RS é grande exportador do cereal, porque vamos produzir 2 milhões de toneladas para um conhsumo estadual de pouco mais de l milhão de toneladas.

É uma situação diferente da brasileira, que produz 5 milhões de toneladas e consome 11 milhões de toneladas, obrigando-nos a maciças importações.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/