Trabalhadores da GM de Gravataí voltam nesta segunda à produção, mas temem demissões em massa.

Depois de duas semanas de férias coletivas forçadas, os funcionários metalúrgicos da GM e das empresas sistemistas voltam ao trabalho na segunda-feira (29/06). De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SMG), Valcir Ascari, os trabalhadores retornam preocupados do que pode acontecer, caso a crise econômica continue.

O que disse o sindalista em mensagem ao editor, esta noite:

- Um ministro disse esses dias que o país está de ressaca econômica. Quando o ministro fala isso, o que sobra para os trabalhadores? O Governo está deixando a população sem capacidade de investimento. Olhando as montadoras, o que encontramos é uma situação muito ruim. A GM de Gravataí está com cerca de 15 mil carros estocados.

O sindicalista alerta que o risco de desemprego é iminente no setor, apesar de todo esforço do SMG para evitar que os trabalhadores sejam afetados pela instabilidade econômica em Gravataí.

Eis o que ele disse:

- Nós negociamos o day off até o final do ano com a GM de Gravataí. Normalmente, existe uma perspectiva de tempos bons. Mas não é o que a conjuntura econômica está mostrando agora. Não podemos ficar pessimistas, mas a situação está realmente ruim. Está complicado ficar otimista

Em maio, o Sindicato conseguiu, junto com os funcionários da GM, manter os três turnos de produção e ampliar o day off. Assim, o trabalhador recebe folga sem perda de remuneração. Além disso, caso ocorra alguma dispensa, o banco de horas é zerado, sem débito desse item do trabalhador para com a empresa.

5 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, vai haver demissões nas montadoras. 15 mil carros no estoque é muito. Os preços estão altas, e maluco quem financiar um automóvel neste momento onde a economia está em baixo e o arrocho nos salários permite o minimo de dignidade. UM ONIX 1.0 financiado custa absurdos R$ 69.500,00. Não dá!!!Depois de 5 anos o carro não vale R$ 20.000,00.

Anônimo disse...

Agora é ir a Brasília pedir emprego no palácio do planalto para a Rainha da Mandioca.

Anônimo disse...

A C.U.T. os agudará!

Vão ao sindicato dos metalúrgicos de Gravataí, LULA os atenderá de prontidão e os ajudará. AFINAL, é o mínimo que Ele deve fazer por vocês que o elegeu por duas vezes e sua grande economista DILMA.



Anônimo disse...

É o resultado do maravilhoso mundo petralha.A colheita do plantio de mentiras arrecem começou.OS PETRALHAS SÃO OS CULPADOS, e estão
aqui todos os dias e ainda debochando da situação.Para estes larápios está ótimo.

Anônimo disse...

Tudo culpa do Aécio!kkkkkkkkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/