Valec define traçado da Ferrovia Norte-Sul no RS. Estrada entrará por Iraí e irá até Rio Grande.

O deputado Jerônimo Goergen informou ontem a noite ao editor, usando seu Whats App, que no traçado finalmente definido da Ferrovia Norte-Sul, cujo projeto executivo será concluído em um ano e meio e incluirá a região da produção do RS.

O empreendimento é da Valec.

Segundo disse o parlamentar ao editor, a ferrovia poderá ser concedida para a iniciativa privada, dentro do programa de concessões que Dilma quer lançar em junho.

No estado, o trem sairá de Iraí, ao Norte, e seguirá até o Porto de Rio Grande. Os trilhos passarão pelas cidades gaúchas de Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões ePalmeira das Missões.


O sonho da ferrovia Norte-Sul começou a ser construído há 25 anos. Depois de duas décadas paradas, as obras foram retomadas em 2007. Ao todo, o projeto prevê 4,5 mil quilômetros de trilhos, ligando Barcarena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A proposta é interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, conecetando quatro regiões e nove estados brasileiros. Atualmente, ela opera no trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO), com 855 quilômetros.

8 comentários:

Anônimo disse...

ficará pronta quando?

no dia de Sao Nunca?

e propina, vai ter?

Anônimo disse...

CABRAL TAMBÉM TRAÇOU O CAMINHO PARA AS ÍNDIAS. DEU NO QUE DEU.

Justiniano disse...

Lá por 2030 poderá estar operando, senão quebrarem o país antes.

Imaginem que a Norte Sul foi lançada em 1987 e portanto tem 28 anos ao contrário do citado pelo editor. Assim como, vai de Açailândia até Palmas, e o trecho citado pelo editor está pronto, mas não está em operação. Fonte: Valec.

Anônimo disse...

Tomara que façam mesmo e que tenha uma linha turística... Nos moldes que vemos no Alaska, Sibéria, África do Sul... Cruzar o Brasil de trem, que viagem!

Anônimo disse...

Essa é a ferrovia que o Sarney queria construir há 20 anos atrás e o P T não deixou porque haveria corrupção !

Então agora ... pode ?!!!

🚉

Anônimo disse...

Estranho! Porque a ferrovia não passa onde o Rio Grande produz industrializados, Caxias, Bento?

Anônimo disse...

Viagem de trem é tudo de bom! Só não podem permitir q construam junto aos trilhos.

Anônimo disse...

O que roubaram nessa ferrovia norte-sul, daria prá construir várias ferrovias como essa. Já fazem mais de 28 anos que deram início nela e até hoje não chegou nem a S.Paulo. O Sarney, o Homem Incomum como disse o larápio do 9dedos51, criou uma estatal para construir essa ferrovia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/