Artigo, Fernando Schuller - Rupturas

A verdade é que o País sai dividido, dessas eleições. Ninguém deve se preocupar com os amigos que perdeu nas redes sociais. Se eram amigos de verdade, eles vão voltar. Deixa passar mais uma ou duas semanas, e tudo volta ao normal. Mas o País mudou, não tenho dúvidas.
O governo ganhou as eleições, mas o seu partido claramente perdeu a hegemonia sobre a classe média com maior escolaridade, nos centros urbanos brasileiros ”Hegemonia“ é uma palavra meio antiquada, mas serve, aqui, para dizer o seguinte: o governo perdeu o debate, a influência política, em um segmento da população em que, de fato, aconteceu um debate. O mais intenso debate desde a redemocratização.
Vejamos os números da eleição: nas capitais, Aécio fez 58%, contra 42% de Dilma. As últimas pesquisas indicava que Aécio alcançava pouco mais de 60%, contra pouco menos de 40% de Dilma Rousseff, entre os eleitores com nível superior. Esta semana, me chamou a atenção um infográfico sinalizando em vermelho, no mapa do Brasil, os pontos de maior circulação de mensagens na internet, referentes à eleição. As partes em vermelho correspondiam, grosso modo, às áreas em que Aécio venceu as eleições.

CLIQUE AQUI para ler mais.

11 comentários:

Anônimo disse...

quanta encheção de linguiça para dizer o obvio. não precisa ser pensador, cientista político, intelectual para perceber as obviedades. os "pensadores"como o fernando schuller tb são responsáveis por esta zona que é a política brasileira.

Anônimo disse...

NÓS PERDEMOS AS ELEIÇÕES PARA DOIS TIPOS DE VADIOS:
- OS 31,5 MILHÕES DA CLASSE MÉDIA BURRA QUE FOI PARA PRAIA NUM MOMENTO TÃO IMPORTANTE;
- PARA OS BOLSA: VADIAGEM; CRACK; PROSTITUIÇÃO; PRESIDIÁRIO;......
AGORA TAMO FÚ.
PENSO QUE A PRIMEIRA MEDIDA QUE A DITADURA BOLIVARIANA DEVE FAZER É TIRAR AS CASAS DE PRAIA DESSA CLASSE MÉDIA BURRA.

Anônimo disse...

Fiz minha carreira toda no meio universitário. Ajudei a formar o pete, juntamente com vários dos meus colegas. Hoje afirmo com certeza que o pete perdeu a maioria nos meios universitários. Qual o futuro de um partido que perde paulatinamente o apoio da população mais esclarecida?
Pode-se enganar todos, mas não por muito tempo.

Cap Caverna disse...

Esse artigo, esta bem escrito, mas fala o óbvio. Qualquer brasileiro que tenha um nivel de cultura razoável, não seja louco, fanático, seguidor de qualquer doutrina idealista e sectária e nem seja vagabundo, antipatrióta e incompetente, vota CONTRA o PT.Somente os ignorantes e os mais cultos mas pertencente a corjas sociais, querem ver Pátria Amada, ser saqueada por mais alguns anos por esta quadrilha de ex guerrilheiros, alcaguetas, verdadeiros fascínoras que praticamente destruiram tudo de bom, de moral que existia. Mas os bravos sempre vencem, então vamos seguir, democraticamente mostrando a podridão dessa gentalha petista.

Anônimo disse...

Políbio,

Na democracia todos podem ler e opinar sobre o que quiserem. O Schuller passou boa parte da sua vida levantando teses para justificar o criatório das serpentes... será que ele não tinha ideia dessa história toda...agora, num passo de mágica faz retrospectivas históricas com fatos do passado que não justificam os do presente. Oh Schuller, a primeira impressão é normalmente a que fica e, é muito forte. Você tinha consciência do que você estava fazendo quando ajudou a criar isso daí. Claro. Havia um projeto que se transformou em programa partidário. Está escrito. Há poucos dias o próprio Políbio publicou um artigo do prof. Giusti Tavares. Tenha atitude, seja responsável e assuma tua cota. Sr. Doutor, professor, articulista e blá..blá... Essas tuas análises não saem do lugar. E, está aqui um cara que te lê. Cordialmente, Carlos Alberto Beschorner, Porto Alegre.

Anônimo disse...

Agor da para ver que foram mais de 2500 conforme mídia cooptada. 'Paulo Batista em Avenida Paulista
Fala pessoal, este é o vídeo oficial da manifestação anti-PT que realizamos em SP no dia 01/11. Dezenas de milhares de pessoas compareceram neste que foi o ato contra o totalitarismo petista mais emblemático da história do país. Deixamos bem claro que não apoiamos intervenção militar e que somos a favor do Estado Democrático de Direito. Está na hora de nos unirmos para pressionarmos as investigações sobre o uso político das estatais e demais crimes totalitários desse partido psicopata que é o PT. Contamos com vocês para as próximas manifestações porque, como disse Martin Luther King, o que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.
Juntos Pela Liberdade'
https://www.facebook.com/…/Juntos-Pela-Lib…/534920096644664…

Anônimo disse...

Este e tucano de bico fino ex secretario da Yedacasanovacrussyus

Anônimo disse...

Esse meio aí migrou pro psol, mas como esse partido não disputa segundo turno, eles voltam temporariamente pro pt. O suficiente pra ajudar a manter o país nas mãos da quadrilha.

Anônimo disse...

Bom dia Prof. Anônimo das 18:47,

o PT sempre teve um projeto de implantar o socialismo. Um dos referenciais teóricos é Antônio Gramsci, italiano, ativista, filósofo, morreu jovem, 1891-1937. Gramsci preconizava a implantação do comunismo não pelas armas (modelo soviético) que era o seu paradigma, mas infiltrar a ideia revolucionária, conspirando por dentro sem jamais dizer que estava fazendo, massificando consciências com propaganda subliminar, perseguindo os oponentes (as famosas condições objetivas). O objetivo é claríssimo: HEGEMONIA e OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS VISANDO CONSTRUIR UM PARTIDO TOTALITÁRIO.
Portanto, um projeto de PODER.
Ex: nascimento do MST, finais anos 70 e inicio dos anos 80 - Fazenda Anoni no RS.
Hoje, os exemplos estão aí com hordas de todos os tipos fazendo esta conspiração. É só ler as redes sociais.
QUESTÃO FUNDAMENTAL: E A DEMOCRACIA?
Abraço Professor.
Carlos Alberto Beschorner
Porto Alegre

Anônimo disse...

Não quero saber de amigos que defendem a desonestidade a falcatrua a mentira e comunismo, seja quem for...não sou democrático? não! Com comuna nao...

Anônimo disse...

Fernando Schuler é um dos mais brilhantes pensadores políticos do País e está plenamente correto. A classe informada e culta deste País votou massivamente em Aécio. Não se trata de classe social, mas de alfabetização e de compreensão da leitura´!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/