Entrevista, Ana Pellini - Aprovações de projetos urbanísticos em Porto Alegre poderão ocorrer em até 30 dias.

ENTREVISTA
Ana Pellini

A prefeituras lançará nesta sexta o novo sistema de aprovação eletrônica de projetos ede edicações. O que vem a ser isto ?
É como diz o nome. Vamos digitalizar os projetos urbanísticos.

E ?
E que todos os órgãos envolvidos na aprovação de projetos de edificações estarão reunidos num só lugar, virtualmente, tendo acesso comum aos documentos, seja em que fase estiverem, podendo cada um falar nos processos, inclusive as partes.

Em termos de prazos, o que isto significa ?
Trata-se de uma gtremenda desburocratização. Quem mais vai ganhar é o cidão mais simples, porque é ele quem sofre com a tramitação. Os grandes estão mais bem equipados para acompanhar tudo.

E os prazos ?
Os mais simples, os dos pequenos, poderão sair em até 30 dias. Na média, ficará por aí. Será um tremendo avanço para Porto Alegre. Hoje, algumas aprovações chegam a levar mais de um ano. Isto vai acabar. 

11 comentários:

Anônimo disse...

Haahahahahahaha!!! Piada!
Fora Fortunati junto com Dilma e Tarso.

Polibio Braga disse...

Estou há quase seis anos tentando aprovar projeto na SMOV, até já desisti, estou estudando demanda judicial contra o prefeito e se7s secretários da área, inclusive com pedid8 de responsabilização financeira pessoal. É inacreditável o que a incompetência e irresponsabilidade fazem com os cidadãos desta nem tão leal e valerosa.

Unknown disse...

A questão é quem sofre mais com a demora da tramitação do processo? A prefeitura é responsável pelo sofrimento dos "cidadãos mais simples" devido a burocracia? Não foi falado nada sobre as exigências para liberação de obras, essas não serão retificadas ou excluídas. ART, Estudos ambientais e de impacto, as contra partidas, os leilões de índices construtivos, os impedimentos de altura ou função "social"; isso tudo continua. A diferença está na circulação do processo nas instâncias administrativas, agora vai ficar num só lugar e todos poderão visualizar. Se funcionar... por exemplo, há alguma notícia sobre a nota fiscal eletrônica? Já faz mais de um ano desde que foi prometida e nada. Eu gostaria de reformar minha casa e ter o direito de averbar no Registro de Imóveis, sem necessitar de laudos de engenharia, pagar o INSS dos operários (geralmente informais), planta baixa assinada com CREA/RS e o habite-se da "prefa". Imagino o incorporador, com obrigações de entrega, metas de venda durante o período de lançamento, aluguel de máquinas como guindastes e concreteiras, tendo investido na área, as longas negociações com a vizinhança...ah, "mas capitalista não tem sentimentos". Quem sofre são os pequenos? Vivem em áreas ocupadas irregularmente e decidem fazer um puxadinho, resolve-se logo o caso deles, até com uma escritura da área. É que dá pena dos coitados. São coisas que apenas os socialistas conseguem defender e, olha que, por aí, vão outros direitos embora como o da propriedade intelectual, da privacidade das informações e das garantias de sigilo empresarial, ou a internet não facilita o acesso universal?

Anônimo disse...

A Dona Ana deve acreditar em papai noel e coelho da pascoa, só vendo prá acreditar, quanta bobagem, a Smov, sempre foi um antro desde a década de 70, para se aprovar um projeto, só com o famoso objeto misterioso, lá dentro existe a maior gangue, só implodindo aquele prédio e com os funcionários dentro, e começando tudo de novo.

Anônimo disse...

Polibo,

Este é o nosso calvário.
Mas não entendi. Vamos pelo básico, qual o critério existente? É ordem de chegada? Complexidade do projeto? Pelo que sei, informação dos servidores dos setores envolvidos na aprovação, é ordem de chegada.
Hoje não recebemos prazo de nada, a informação é vai acompanhando pela internet ou telefone.
Realmente parece que a informação de 30 dias não é segura.

Unknown disse...

Para esclarecimento.

Onde se lê SMOV deve se ler SMURB.

Anônimo disse...

Pois é, Queremos aprovar projetos de obras. A confusão do governo Fortunati é grande. SMOV - Secretaria Municipal de Obras e Viação, deveria ser a secretaria de obras, mas não é. O Escritório GERAL de licenciamento e Regularização Funciária - EGLRF (EDificapoa?!?) pertence a SMGES que é área meio, deveria fazer somente a Gestão estratégica. Portanto não é SMOV (mas deveria ser) e nem SMURB. É somente cabide de emprego para Ana Pellini e CIA, e muito do atravessada na estrutura administrativa. No final o nome de Fantasia é Edificapoa, e como constatamos, a fantasia não é somente no nome...

Anônimo disse...

Se precisar de Licenciamento Ambiental para aprovação eletrônica não precisaremos mais fazer um processo em papel a parte para SMAM?

Anônimo disse...

Esta Ana Pellini é uma paraquedista. Pertencia aquela turma de CC's experts da Procempa que nunca terminam nada que começam. Fazem um jornal com somente uma frase. O Fortunati fez um discurso de avanço na burocracia, "pulo gigante", blá, blá. Vocês já sabem o resto. "Enrolation"

Anônimo disse...

Auditora Fiscal do Estado que não gosta de trabalhar. Pula de galho em galho. Fez horrores na FEPAM e veio corrida do estado junto com a turma do Cezar Busatto (aquele do caso da gravação do vice- governador da Yeda, onde Busatto fala abertamente que o PP se beneficiou com Detran). Nos bastidores todas pessoas sabem de onde vem o paparico de alguns políticos pela moça.

Anônimo disse...

Caro Polibio,

Vou relembrar uma entrevista com a Ana Pellini, então presidente da Fepam em 2008 . Me parece que chamou alguém de estupido naquela ocasião (ela também prometia, prometia...). Reforçando os comentários acima de muito marketing e pouquíssimo resultado.

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/206305/default.aspx

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/