Assembléia decide convidar Zamin para explicar projetos que criam corretora e administradora de cartões no Banrisul

O presidente Pedro Westphalen convidará o presidente do Banrisul ainda hoje para que na segunda-feira vá até a Assembléia do RS prestar esclarecimentos sobre dois projetos enviados com pedido de urgência pelo governador Tarso Genro, tratando um da criação de uma corretora de seguros e outro da criação de uma empresa de administração de cartões de crédito, ambas no âmbito do banco. Existem informações de que o governo quer vender ou abrir participação para empresas privadas nas duas novas estatais, envolvendo quantias que podem superar R$ 2 bilhões. Além disto, a corretora parece ser apenas o início de um projeto que poderá resultar na criação de uma nova estatal de seguros no RS. O Banrisul alega que o banco precisa diversificar e melhorar sua abalada competitividade. 

. O pedido foi iniciativa do deputado Frederico Antunes, que fez o pedido durante a reunião de líderes com o presidente nesta terça-feira ao meio dia.

. O deputado Pedro Westphalen fará gestões junto a Casa Civil para que o governo também envie alguém até a Assembléia.

. Como se trata de um convite, governo e banco poderão ignorá-lo.

. Os dois projetos terão que ser votados na segunda-feira ou trancarão a pauta. Ambos são extremamente sintéticos, com apenas dois artigos, e portanto não explicam muita coisa, apesar das justificativas.

. "Existem enormes dúvidas, inclusive de empregados do Banrisul", disse há pouco ao editor o deputado Frederico Antunes. Ele explicou que uma das dúvidas diz respeito à situação da Caixa de Assistência do Banrisul, a Cabergs, que cuida do negócio de seguros do banco. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/