Sumiram 16 dos 25 volumes da ação do Estado contra a Ford


Ao lado, como o líder do PT, 
Olívio Dutra, é retratado na Web.

- A implantação do complexo automotivo da Ford (Ford e seus sistemistas) no RS, teria alterado a matriz da produção industrial do Estado, porque com a GM, a TVR e a International, todos confirmados por Britto, mais o que viria pela frente, formaria um cluster automobilístico parecido com o de São Paulo. As Laminadora de Aço (Nova Santa Rita) e a fábrica de pneus da GoodYear (Glorinha), anunciadas e depois canceladas, representaram apenas o início do que viria pela frente. Olívio Dutra e o PT mandaram tudo isto embora, com o que a economia gaúcha permaneceu no atraso que todos conhecemos.

Mais da metade dos volumes da ação do governo do Estado contra a Ford desapareceu. O fato foi registrado pela juíza Lilian Cristiane Siman, somente no ano passado, no dia 20 de novembro. Sumiram 16 dos 25 volumes da ação, que tem 5.191 páginas. O editor foi ao cartório da 5a. Vara da Fazenda Pública em busca dos 16 volumes e nada encontrou. Apesar disto,  xerocou as 200 páginas da movimentação dos últimos 12 meses. A petição mais recente, da PGE, é de 1º de março.

. A documentação não foi encontrada no cartório da 5ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, onde corre a ação. A juiza intimou os advogados de todas as partes para saber com quem estavam os volumes extraviados, mas as respostas foram todas negativas.

. O processo do governo do Estado foi protocolado em 2000 e requeria ressarcimento de mais de R$ 130 milhões da Ford, que em 1999 desistiu de instalar seu Projeto Amazon em Guaíba, depois de ter sido mandada embora do Estado pelo então governador Olívio Dutra.

. Mais tarde, ação popular ajuizada por Wladimir dos Santos Vargas, acabou apensada no processo principal, porque tinham o mesmo objetivo.

. Em 2009, a juíza Lilian condenou a Ford, porém a sentença foi anulada pelo Ttribunal de Justiça, que determinou o apensamento de uma ação popular contra a montadora. Os dois processos devem tramitar juntos até sua sentença.

. Nos autos, a juíza Lilian Cristiane não quis restaurar os volumes sumidos, inicialmente a PGE reagiu à decisão, mas depois concordou. A Ford nada disse até agora.

7 comentários:

Anônimo disse...

Então ficamos assim? Os volumes somem e ninguém tem culpa. Quem foi o último a fazer carga? O servidor responsavel precisa e deve responder essa pergunta.

Anônimo disse...

"...NÃO QUIS RESTAURAR VOLUMES..."

Mas pode "NÃO QUERER RESTAURAR"volumes perdidos ou "sumidos por alguém"?

O RS TÁ VIRANDO O QUÊ?

CASA MA "MÃE JOANA"?

OU

"BARRACO DE TARSO"?

COVIL DOS PETRALHAS?

Anônimo disse...

Muito fácil de resolver. O forum tem cameras. Basta checar o dia em que foram feitas as últimas com as imagens do mesmo dia e será possível saber que saiu da 5a. VFP com 25 volumes.

Anônimo disse...

Pagamos valores enormes para os Juízes e depois somos informados de que não conseguem cuidar adequadamente dos processos em andamento, pois parece ser comum o extravio de autos em nosso judiciário.
Talves se respeitando o poder economico do estado os juízes e promotores ganhassem um pouco menos seria possível contratar mais servidores para o poder Judiciário e MP, com o que, é bem provável os processos teriam um andamento mais rápido.
Mas não. Agora eles querem ainda que os seus reajustes sejam automáticos e será que a Assembléia vai concordar?
Já não basta as decisões administrativas se autoconcedendo beneficios, como já foi apontado por um deputado federal.

Joao Coragem disse...

Isto e' muito grave! Olívio, Rossetto, Zeca Morais, Augustin entre outros jamais se explicaram perante justiça pela sua sucessão de malfeitos no caso Ford. Sua incompetência e maldade ideológica, comprometeram emprego e renda de toda a paupérrima regiao de Guaíba (depois ainda o PT e' partido do povo...). Isso não pode ficar assim sem explicação, nem responsabilidade. Minha geracao teve que buscar emprego alguns estados ao norte por conta do desastre econômico e social da passagem de Olívio no Piratini.

Anônimo disse...

É bom lembrar que a Ford não quiz ficar no RS no Governo Olivio do PT (que teve prejuízos eleitorais) e quem entrou na Justiça contra a Ford foi o PGE no mesmo governo Olivio e teve ganho de causa no 1o grau.

Assim sendo, a quem interessaria que os autos desaparecessem?????

Luiz Vargas disse...

Para quem já sumiu com o Celso Daniel e com Toninho do petê, sumir com volumes de um processo é fichinha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/