Dilma fala dilmês sobre inflação, mercado se ouriça e ela se explica


A presidente falou dilmês na África, criou um problemão no mercado financeiro brasileiro e teve que se explicar no meio da tarde. Leia o material a seguir de Bruno Peres, do jornal Valor:

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff contestou por meio de sua assessoria de imprensa o que classificou como “interpretações equivocadas” de seus comentários sobre a inflação feitos nesta quarta-feira durante a 5ª Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizada em Durban, na África do Sul.“Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo”, afirmou a presidente ao Blog do Planalto, um dos canais de comunicação da assessoria de imprensa da Presidência.

Segundo a nota do Planalto, a declaração de Dilma foi feita após a presidente tomar conhecimento de que agentes do mercado financeiro estavam interpretando erroneamente seus comentários como expressão de leniência em relação à inflação. “A presidenta solicitou ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que também desse esclarecimentos sobre o assunto”, diz a nota.

Mais cedo, em Durban, Dilma disse que não acreditava em política de combate à inflação que reduza o crescimento. E atribuiu as recentes pressões inflacionárias à alta internacional das commodities. “O governo está vigilante”, afirmou.

No mercado futuro de juros, as taxas ampliaram o movimento de queda após a declaração de Dilma. A interpretação do mercado foi de que o governo protelaria ao máximo um novo ciclo de aperto monetário.

CLIQUE AQUI para ler mais. 


10 comentários:

Anônimo disse...

Típica burocrata soviética, muita pose e sem expertise nem para trocar uma lâmpada.

Anônimo disse...

Em 2014 será no primeiro turno. Sem chance para esses pangarés da oposição(???)...

Anônimo disse...

isso eh que da eleger uma nulidade...

eh preciso interpretes para que se consiga fazer entender...

jezuiz, quando que esse povaréu vai entender que eh preciso alguém competente de fato para dirigir uma nação...

Anônimo disse...

"Mais cedo, em Durban, Dilma disse que não acreditava em política de combate à inflação que reduza o crescimento."
Ela disse isto sim e esta gravado.
Fala bobagem e depois não quer que os profissionais do mercado interpretem suas palavras?
Quando ela diz: "...que não acreditava em política de combate a inflação...." e não importa qual a razão dela não acreditar em política de combate a inflação, o mercado começa a buscar explicação nas práticas economicas de qual será a forma que ela vai combater a inflação e não vai encontrar uma que se compatibilize com a declaração dela que não leve ao aumento de preços na economia.
Então vem a conclusão lógica, por mais que ela diga que vai combater a inflação, mas para isto vai usar metodologias que não derão resultado em lugar nenhum só resta concluir que aqui também o resultado não será bom para o combate a inflação. Poderá até ser bom para outra finalidade, como por exemplo a eleitoreira, o que é próprio de pessoas que não tem vocação para estadista, pois o estadista enfrenta as dificuldades por mais cruéis que sejam e não fica dourando a pílula. Dá o remédio necessário para curar a doença. Não é o caso dela.
Depois manda o Tombini(coitado, pois tem que se virar) dar explicações para limpar a cagada que fez.
Aliás o PT nunca teve compromisso com o controle da inflação, assim como nunca teve compromisso com a responsabilidade fiscal, basta ver o governicho gaúcho que gasta muito mais do que arrecada e vai acumulando deficit nas contas públicas.
Alguém terá que vir um dia e pagar a conta.
O povão que não enchega isto hoje vai deixar a conta para seus filhos e netos, mas a conta terá de ser paga.

General disse...

A coisa é simples: O PT destruiu com a indústria brasileira, está destruindo o agronegócio. Por outro lado petralhas não conseguem compreender que o governo não produz riqueza e sim administra. Nesta caso, fez o dever de casa muito mal. Inchou a máquina pública, gasta desordenadamente, paga sempre por obras superfaturadas, esbanja um dinheiro que não tem. Pronto, coloque isto tudo num liquidificador e teremos o que está acontecendo no país. INFLAÇÃO, ligaram a máquina de fazer dinheiro. Não tem lastro, não param de gastar e não tem mais arrecadação... Estamos com o destino traçado e sem volta. Depois de defenestrar os petralhas de vez o Brasil precisa de no mínimo 35 anos para se recompor. Querem falar economês, falem, mas fora esta análise o resto é besteira!

Anônimo disse...

A economia cresceu e elles não sabiam porque, agora está parada e elles continuam sem saber a razão !
É muita incompetência e amadorismo.

Anônimo disse...

"Dilma tenta minimizar os efeitos da bobagem que falou e culpa a… imprensa!


Ai, ai…

Dilma também recorreu à desculpa-padrão de governantes falastrões. Diante da constatação de que as bobagens que dizem produzem efeitos indesejados, tentam culpar a imprensa. Cristina Kirchner, por exemplo, é craque nisso. Sim, a presidente Dilma afirmou, à sua moda, que não sacrificaria o PIB para controlar a inflação. E acusou de superados os que não pensam como ela. Já escrevi a respeito: afirmei que superada, tola mesmo!, é a suposição de que alguém tem gosto especial por um PIB mesquinho; superada é a falsa dicotomia entre crescimento e inflação.

Não se trata de escolhas excludentes. Quem opta por crescer sem dar bola para a inflação não escolheu o crescimento, mas a crise e a desorganização da economia. “Mas como vamos combater? Elevando os juros nos cornos da Lua?” Olhem aqui: ele já não são baixos hoje. A inflação brasileira deriva de um superaquecimento? Superaquecimento de economia que cresce 1% ao ano? A questão não é saber se elevar juro é bom ou ruim, mas saber se é necessário ou não é. Crescendo essa mixuriquice, parece que não.

A fala da presidente só é sintoma da confusão mental que vigora lá no reino de Guido Mantega."

Íntegra aqui: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dilma-tenta-minimizar-os-efeitos-da-bobagem-que-falou-e-culpa-a-imprensa/


Almirante Kirk

Luiz Vargas disse...

Só nos espelhamos naquilo que há de pior no mundo. Até já temos a "noça" Cristina Kirchner.

Anônimo disse...

Queimou a língua...

"EX-ALUNOS LA SALLE" disse...

Nem só o mercado entendeu. Qualquer brasileiro que só tem o primário entendeu...só ela disse que não disse oque disse.!!! Bom é coisa de político!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/