FEE é mais realista do que o rei ou o PIB gaúcho deste ano afundará de vez

A Fundação de Economia e Estatística não entrou no oba-oba do governo estadual e avisou que a seca jogará o PIB na lona.

. Nem de longe os economistas da FEE apostam nos 5% apregoados pelo Governador Tarso Genro, mas em algo bem aquém dos 5,7% do ano passado.

. Os cálculos apresentados ao distinto público por FEE e governo ainda estão bem distantes da realidade, porque uma quebra de 10 milhões de toneladas sobre o total anterior de 29 milhões de toneladas, não remetem a uma conclusão que não seja a de desastre total para a economia estadual.

- Em dezembro, quando ainda não se conheciam os números desastrosos das perdas agropecuárias em função da seca, num dos três cenários que projetou para este ano, a Fiergs fez esta previsão pessimista para o PIB deste ano no RS: -0,4%. O cenário mais otimista previa crescimento de 3,3%, desde que tudo desse certo. Nada indica que o cenário de 2012 está hoje bem pior do que se encontrava em dezembro, quando os economistas da Fiergs digitaram seus números nas planilhas do Excel. 

CLIQUE AQUI para examinar as tabelas e os estudos da Fiergs sobre o PIB do mundo, do Brasil e do RS para este ano.

Um comentário:

Justiniano disse...

O estouro da boiada vai começar assim que as colheitadeiras entrarem nas lavouras. O quadro é assustador tamanha serão as perdas no campo. Há regiões que entrarão em depressão econômica e com um inverno que não se vê alternativas com o preço do trigo defasado, o ano de 2012 será o fim de muitos vendendo as propriedades e vivendo do Funrural na cidade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/