Famurs quer estudo para modernizar cadeia produtiva de carne do RS

Desde terça-feira em São Paulo, para onde viajou com o objetivo de participar da abertura do Congresso Estadual de Municípios, o presidente da Famurs, RS, o Prefeito Mariovane Weiss, aproveitou para conversar com o ex-ministro da Agricultura, Pratini de Moraes.

. Weiss quer que Pratini o ajude a atualizar os estudos feitos pela Famurs para modernizar a cadeia produtiva da carne. O editor conversou com o prefeito pelo seu iPhone:

O que há Prefeito?
Esta cadeia produtiva, desde o criador até quem comercializa, passando pelo industrial, não pode continuar como está. Éramos o centro do universo e agora somos periferia.

. O RS possui um rebanho bovino de 14,4 milhões de cabeças de gado, quase todo ele constituído de raças de extração européia, portanto bem diferente dos rebanhos dos maiores produtores. Os gaúchos possuem o sexto maior rebanho. No Brasil,são 205,3 milhões de animais.

Um comentário:

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Havia um projeto no governo Yeda que era recolher parte do ICMS do abate no frigorífico para rastrear os bovinos. Sabem porque não deu certo, porque na FARSUL, todos os pecuarista não apoiaram a iniciativa. Segundo um especialista na área me disse:
"Imagina se o pecuarista não diz nem prá mulher dele quantas cabeças de gado possui, imagina se vai querer o governo rastreando o seu gado".
"Pecuarista gaúcho é que nem caixinha de Mayzena tem cem anos e não muda"

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/