Artigo, Paulo Brossard - Os símbolos religiosos nos tribunais representam valores morais, éticos, sociais e culturais

- O artigo a seguir é do jurista Paulo Brossard e foi publicado no jornal Zero Hora desta terça-feira. A íntegra segue no link.

Tenho para mim tratar-se de um equívoco, pois desde a adoção da República o Estado é laico e a separação entre Igreja e Estado não é novidade da Constituição de 1988, data de 7 de janeiro de 1890, Decreto 119-A, da lavra do ministro Rui Barbosa, que, de longa data, se batia pela liberdade dos cultos. Desde então, sem solução de continuidade, todas as Constituições, inclusive as bastardas, têm reiterado o princípio hoje centenário, o que não impediu que o histórico defensor da liberdade dos cultos e da separação entre Igreja e Estado sustentasse que “a nossa lei constitucional não é antirreligiosa, nem irreligiosa”.

É hora de voltar ao assunto. Disse há pouco que estava a ocorrer um engano. A meu juízo, os crucifixos existentes nas salas de julgamento do Tribunal lá não se encontram em reverência a uma das pessoas da Santíssima Trindade, segundo a teologia cristã, mas a alguém que foi acusado, processado, julgado, condenado e executado, enfim justiçado até sua crucificação, com ofensa às regras legais históricas, e, por fim, ainda vítima de pusilanimidade de Pilatos, que tendo consciência da inocência do perseguido, preferiu lavar as mãos, e com isso passar à História.
Em todas as salas onde existe a figura de Cristo, é sempre como o injustiçado que aparece, e nunca em outra postura, fosse nas bodas de Caná, entre os sacerdotes no templo, ou com seus discípulos na ceia que Leonardo Da Vinci imortalizou. No seu artigo “O justo e a justiça política”, publicado na Sexta-feira Santa de 1899, Rui Barbosa salienta que “por seis julgamentos passou Cristo, três às mãos dos judeus, três às dos romanos, e em nenhum teve um juiz”… e, adiante, “não há tribunais, que bastem, para abrigar o direito, quando o dever se ausenta da consciência dos magistrados”.   Em todas as fases do processo, ocorreu sempre a preterição das formalidades legais. Em outras palavras, o processo, do início ao fim, infringiu o que em linguagem atual se denomina o devido processo legal. O crucifixo está nos tribunais não porque Jesus fosse uma divindade, mas porque foi vítima da maior das falsidades de justiça pervertida.
Não é tudo. Pilatos ficou na história como o protótipo do juiz covarde. É deste modo que, há mais de cem anos, Rui concluiu seu artigo, “como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acesse http://tinyurl.com/caqrmuh 

17 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao jurista Paulo Brossard!

A estratégia dos esquerdopatas, em seu desavergonhado ataque aos VALOES e PRINCÍPIOS valorizados e consagrados pelos ocidentais, como aqueles oriundos da Doutrina Cristã ou Cristianismo e presentes na moral judaico-cristã, é evitar o confronto direto, como forçar mudanças via Congresso Nacional, por exemplo, mas atacar os referidos VALORES via portarias, decretos e mudanças de natureza administrativa, entre outras!Ou seja, os esquerdopatas estão comendo pelas beiradas, erodindo, qual cupins, os pilares da Civilização Ocidental de moral judaico-cristã!Logo, não surpreende as perseguições e ataques padecidos pelo grande, inteligente, culto e corajoso padre PAULO RICARDO, o qual é, a exemplo dos católicos Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo, entre outros, a bola da vez, sendo mais uma vítima do conhecido patrulhamente ideológico levado a efeito pelos esquerdistas, os quais estão presentes tanto fora da santa Igreja Católica quanto de dentro, infiltrados no seio católico via a ala vermelha (Teologia da Libertação)!

A propósito do tema, sugiro duas excelentes e esclarecedoras palestras, porque libertadoras, do referido padre PAULO RICARDO:

- “MARXISMO CULTURAL” - http://padrepauloricardo.org/audio/marxismo-cultural/

Ou, no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=DjiwE5Stw-g&feature=related

- “CARDEAL RATZINGER E A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO” - http://padrepauloricardo.org/audio/cardeal-ratzinger-e-a-teologia-da-libertacao/

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Vamos apoiar o grande padre PAULO RICARDO, assinando a petição em apoio ao valoroso sacerdote da santa Igreja Católica Apostólica Romana:

http://www.peticoesonline.com/peticao/em-apoio-ao-pe-paulo-ricardo-de-azevedo-junior/395

Grato!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Isso é o que começamos a colher, associação de lésbicas tira crucifixos dos tribunais. Não é o fato em si, mas o que querem com isso. Ou seja, lésbicas associadas valem mais que Cristo.

Anônimo disse...

O PT QUE TEM PACTO COM O DEMONIO, TEM QUE LUTAR PARA ABOLIR SIMBOLOS REGILIOSOS.

Anônimo disse...

Para quem, como eu, gostou deste post, não deixe de ler a peça original de Rui Barbosa: "O Justo e a Justiça Política".

CLÉBER disse...

Para mim a cruz é e sempre foi um símbolo de tortura.Estava lendo a petição cujo link o almirante kirk colocou, mas que coisa, hein, esses padres quando se pegam, se pegam feio. Pior que briga de torcidas organizadas.

Anônimo disse...

Que conforto nos traz tamanha sedimentação.

Que saudade , do tempo que o Excelentíssimo Sr. Dr. Paulo Brossard defendia-nos nas mais altas esferas da Corte Judicial Brasileira..

... isso foi a algum tempo.

Bons tempos.

Foi antes dessa cretinização promovida por estes últimos governos.

Isso ainda é do tempo que tínhamos à cena política a envergadura de Leonel Brizola, que só hoje eu entendo, depois de re-elegerem o Sapo Barbudo para se locupletar do poder por dois mandatos e ainda por cima enquadrar o povo a votar na sua próxima opção, de quê ele era DEMAIS PARA A NOSSA BOLINHA.

Bons tempos.

Precisamos de novos líderes.
Precisamos de LÍDERES com a ficha limpa.

PRECISAMOS DE MENOS COVARDIA E MENOS CABRESTO NAS CORTES.

Precisamos condenar os mensaleiros.
Combater a corrupção ,inclusive cultural e filosófica, em todos os níveis.

>>> Doa a quem doer <<<

By Tcheqmate

Anônimo disse...

Almirante Kirk, vc disse tudo. Concordo com vc...os valores da civilização ocidental estão em perigo com esses comunistas tupiniquins. Parabéns pelo comentário.

Djijo disse...

Cabeça de religioso é complicado. A princípio, não existe documentos dessa história de crucificação e nem se realmente Jesus existiu, só na Bíblia cristã e depois, o crucifixo representa SIM uma doutrina religiosa. Alerta para àqueles que acham que vão conseguir ser top na evolução por seguir algum credo, seita ou misticismo: nunca serão pois só o fato de admitir que se chega lá por meio de um dessas crenças já denota sofrer de lavagem cerebral. Pensem nisso. Para ser espiritualista não é necessário de nada disso e já somos espíritos vivendo num veículo material (nada a ver com espiritismo, que também é religião). Para evoluir, é vc com vc mesmo e os outros, são os que nos ajudam a nos enxergar melhor e corrigir o que ainda temos que melhorar. Para assistir os outros também não precisa estar associado a alguma crença ou misticismo, é só a velha e boa vontade de ajudar, com estratégias para aumentar a eficácia. Isso é que faz milagres.

Anônimo disse...

As lésbicas foram usadas pelo Judiciário. Tudo bem, elas atingiram os seus objetivos. O Judiciário também alcançou o seu objetivo. Desfechou um golpe baixo no Dom Dadeus, que chamou os magistrados de arrogantes e soberbos. Dom Dadeus, não diga nada. Deus falará pelo senhor.

Aquiles disse...

Djijo, faça um favor aos leitores do blog do PB: nos poupe de seus comentários ridículos e obtusos quanto à religião e espiritualidade.

Aliás, nos poupe de qualquer comentário, pois este seu ai em cima foi de rachar os culhões no meio, de tanta baboseira.

E parabéns ao Almirante Kirk por suas indicações.

Non Ducor, Duco! disse...

Ora, Sr Brossard... tenho a sua pessoa em boa estima, mas agora é tarde, não? Além do mais, similarmente ao adágio popular da andorinha, ainda que muito bem alicerçado, um grande artigo desacompanhado de ação não faz Verão, ou melhor... Justiça!

Anônimo disse...

Interessante que só falam dos crucifixos, mas não pedem a retirada dos feriados religiosos....

Anônimo disse...

Ao djijo, amigo te informa antes de afirmar alguma coisa sobre religião, até o alcorão fala de cristo, está escrito que Jesus era um profeta e no berço já falava, o que não consta na biblia. edus

Djijo disse...

Aquiles, a propósito, vc é o dono do blog? Não atirarei mais pérolas aos porcos.

Anônimo disse...

Grato pela atenção e considerações elogiosas, caro "17:52"!

Subscrevo o seu comentário!

Suas intervenções são oportunas, pertinentes e ajuizadas, entre outras!

Abraços!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

(Complemento ao meu coemntário anterior)

Caro "Aquiles", digo!

Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/