O Plano Brasil Maior é fraco, sim, mas é um bom começo de conversa. Saiba por que razão.

Há bastante tempo as chamadas indústrias tradicionais gaúchas e brasileiras reclamavam maior apoio do governo federal para se manter competitivas.

. O setor industrial brasileiro como um todo sofre muito com o chamado Custo Brasil, sobretudo em função da enorme carga de impostos, juros extorsivos e infraestrutura precária.

. A esta teia de problemas, somou-se um sistema de câmbio perverso.

. É tudo isto que a torna menos competitiva na disputa com a indústria estrangeira e deixa os produtos brasileiros tão caros.

. Estes ramos fabris sofrem internamente com o assédio de produtos importantos e ainda mais no exterior, onde não conseguem manter seus mercados.

. O caso da indústria tradicional é ainda mais dramático, porque esta indústria usa intensivamente mão de obra e depende dos  insumos do campo para produzir. Seus produtos possuem baixo valor agregado.

. Mais do que no Brasil como um todo, é no RS que a indústria tradicional, a mais atrasada, influi poderosamente sobre a formação da riqueza estadual. O chamado complexo agribusines representa 40% do PIB do Estado.

. Pois foi o leque dos principais ramos industriais tradicionais que mais se beneficiaram com o novo Plano Brasil Maior. É dele que fazem parte as indústrias de calçados, confecções, móveis, vinhos, arroz e artefatos de couro.

. A reação dos industriais e dos economistas pode ser resumida da seguinte forma: 
1) as medidas demoraram muito, mas chegaram a tempo. 
2) elas são insuficientes, mas são um bom começo de conversa. 
3) o que saiu, parece de bom tamanho para um bom início.

- O presidente da Abicalçados, Milton Cardoso destacou estes dois  pontos nodais do pacote: 
1) redução de até 40% nos encargos com a contribuição patronal ao INSS. 
2) medidas efetivas de defesa comercial.

CLIQUE AQUI para ler a análise "Plano Fraco", de Celso Ming, do jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira. O jornal paulista criticou duramente o Plano Brasil Maior, mas o editor considera que foi um bom começo de conversa. A indústria de SP foi menos beneficiada do que a do RS, porque ela é mais dinâmica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sim é fraco, tratar doente de cancer com melhoral infantil é brabo.
Mas entre nada e alguma coisa, alguma coisa é melhor.
Na realidade tão dando um pão com agua, para galera aliviar a pressão, e desviar atenção da corrupção instalada em Brasilia.
Querem criar uma "Agenda Positiva"

Anônimo disse...

É UM PLANINHO INFANTIL PARA ENGANAR O POVO BRASILEIRO.
ALIÁS QUEM VAI PAGAR ESTA CONTA É O TRABALHADOR.
QUEM MANDA NO BRASIL É A CHINA.
O PT ENTREGOU O BRASIL.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/