Cresce o número de estudantes negros nas universidades federais

Estudo que será lançado nesta quarta-feira pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre o perfil dos estudantes de graduação mostra que 8,72% deles são negros. Os brancos são 53,9% , os pardos 32% e os indígenas menos de 1%.

. Ainda que a participação dos negros nas federais seja pequena, houve um crescimento em relação à pesquisa anterior produzida pela Andifes em 2003, quando menos de 6% dos alunos eram negros. Isso significa um aumento de 47,7% na participação dessa população em universidades federais.

- O censo nacional de 2010 realizado pelo IBGE encontrou o Brasil sendo composto por 91 milhões de brancos, 82,2 milhões de pardos, 14,5 milhões de negros (7,6%), 2,1 milhões de amarelos e 817 mil indígenas. Com isso, verifica-se que o número de estudantes negros na universidades federais (8,72%) é maior que a participação de negros na população brasileira (7,6%).

4 comentários:

Mordaz disse...

E que no fundo vivemos uma política racista baseada na mentira completa.

Anônimo disse...

Bacana o fato do governo ter tornado as universidades federais mais igualitárias em relação a raça. O governo devia ter feito isto há 30 anos atrás, mas antes tarde do que nunca!

Agora, além disto está ocorrendo em paralelo um reposicionamento das universidades federais igual ao reposicionamento que ocorreu com o segundo grau publico em relação às classes sociais(vide Colegio Julinho, Instituto de Educação): uma vez as universidades federais (e os colegios publicos) focavam apenas em excelencia. Hoje as federais estao focando mais e mais na questao social tb (http://www1.folha.uol.com.br/saber/953734-mais-de-40-dos-alunos-das-universidades-federais-tem-baixa-renda.shtml).

Fazer com as universidades o que foi feito com os colegios publicos nos anos 60/70/80 está correto, pois pouca gente de baixa renda tinha acesso a ambos.
Mas faz pensar: para onde irão os centros de excelencia?

Baita oportunidade para as universidades particulares/confessionais sérias. Assim como os colegios particulares, elas agora sao a bola da vez? Momento historico este no Brasil. Ou estou lendo o cenário de maneira toda errada?

Nunca entendi como e porque ocorreu este reposicionamento dos colegios. Agora parece estar ocorrendo o mesmo nas universidades. vai entender. Acho que vale puxares um post novo só sobre isto, Polibio. Ninguém está entendendo, e um pouco de luz ajuda! Sem falar que o tema é polemico para caramba...

Anônimo disse...

Exigir mais estudantes negros nas universidades é uma forma de racismo, pois eu imaginei que todos eram iguais.

Anônimo disse...

vamos ver de perto a capacidade destes, que sempre ficaram a beira do caminho. Não repetirão por certo o PT-Lula.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/