Lixo em containeres começará a funcionar em julho em Porto Alegre

A partir do dia 15 de julho, o recolhimento de lixo na zona central e em partes de 11 bairros de Porto Alegre, passará a ser feito através de containeres. Um só caminhão cobrirá toda a região.

. O serviço será executado pela Conesul, de Venâncio Aires, que venceu a licitação de R$ 4,4 milhões por ano.

. O projeto-piloto contará com 1.200 containeres. Eles serão espalhados a 50 metros de cada imóvel. Os moradores colocarão seu lixo nos containeres, que a cada dois dias será recolhido por caminhões dotados de equipamentos automatizados.

. As principais vantagens do sistema são:
1) livrar a zona central do tráfego de caminhões de lixo  (atualmente, oito deles cobrem a região).
2) tornar muito mais assépticas as regiões cobertas.

- O editor visitou esta terça o Dmlu para saber mais sobre a novidade e conversou com o diretor Geral do Dmlu, autarquia que conta com 2 mil servidores e maneja com um orçamento anual de R$ 150 milhões. O diretor, Mário Moncks, acaba de visitar seis cidades européias, na Itália e na Grécia, onde examinou o sucesso desse tipo de operações. O diretor estava de férias e aproveitou para ver o que ocorre na Europa. 

10 comentários:

Anônimo disse...

CONESUL é de sta cruz do sul, irmaos TOLOTTI E CIA

Anônimo disse...

nosso povo não está preparado para este novo tipo de serviço, o infeliz que for contemplado com container em frente sua residencia cheio de lixo e talvez um animal morto irá entender, na europa se respeita o vizinho, uma pituca de cigarro na rua dá multa e tem leis que são cumpridas. edus

Anônimo disse...

A CONESUL pertence aos irmão TOLOTTI, sobrinhos do ex-prefeito de Bagé e atual secretário da agricultura do RS, LUIZ FERNANDO MAINARDI. São os mesmos que atuam na coleta de lixo, transporte coletivo, limpeza de bueiros, terraplenagem, capina mecânica e obras diversas em Bagé. Tudo isso, pasmem, durante o governo do titio MAINARDI. A CONESUL é atuante na parte de coleta de lixo e a STADTBUS opera no transporte coletivo. Guardem bem esses nomes de empresas, eles vão aparecer muito nas próximas ¨licitações¨.

Eduardo Reche disse...

Caxias do Sul já se utiliza deste sistema há uns bons anos, o que melhorou muito a dinâmica da coleta de lixo. O principal problema ainda é o vandalismo contras os contêineres, mas a área de cobertura só faz aumentar, já transbordando a área central e chegando a vários bairros.
Estranho o diretor do SMLU de PoA não ter citado nossa experiência, que é pioneira.

Anônimo disse...

Não podemos comparar as cidades do interior do RS com POA.
O pessoal do interior tem outra mentalidade.
Aqui em POA o povo é porcalhão meeeesmo !
Observem como haverá lixo ao lado dos conteiners, mesmo estando eles vazios.
Manter a cidade limpa é desconhecimento ? rebeldia ? vergonha ?

Anônimo disse...

Lí a reportagem do lixo em Porto Alegre e estou notando uma geração impressionante de Lixo, mas é um lixo diferente, são veículos velhos abandonados nas vias da cidade, um horror mesmo, seria bom o detran se puxar e identificar os proprietários, certo!! é a minha sugestão de pauta.
Fernando Bastos Campos um portoalegrense preocupado com sua cidade.

Anônimo disse...

Pode ser uma boa idéia.

A duvida é se em dois dias não vai acumular lixo demais.

E os catadores irão remexer em todo o container?

Acho que terão que cuidar dos catadores.



Delton Castro

Porto Alegre

Anônimo disse...

Recebo com satisfação as noticias via e-maill que o Senhor tão gentilmente coloca na internet, as vezes penso em cancelar pois me sinto cada vez mais um perfeito idiota com o assalto oficializado pelo governo aos cofres públicos, acho até que isso não tem mais cura. Mas o real motivo desse contato é para parabenizar o Município de Porto Alegre com a iniciativa de recolher o lixo através de containers porém o Diretor do dmlu não precisava gastar dinheiro publico indo visitar cidades européias para ver como funciona esse sistema, bastava subir a serra, em Caxias do Sul se faz isso há muito tempo, e, tirando claro os probleminhas de sempre, de vez em quando, um é incendiado, mas isso é Brasil.

Bem o negócio é continuar a peleia, não vamos nos entregar.

Anselmo Berwanger

Anônimo disse...

O Diretor do DMLU, senhor Mário Monks, não necessitaria visitar a Europa (na Itália e na Grécia) para ver o serviço de recolhimento de lixo em containeres. Pelotas, área central já está há mais de dois anos com esse sistema. Tenho um container na frente da minha casa, e a rua está sempre limpa. A cada dois dias passa um caminhão recolhendo o lixo, e logo vem outro caminhão que lava e desinfeta o container.

Anônimo disse...

Parabéns pela tua newsletter que fica melhor a cada dia que passa. Parabéns também pela coragem com que sentas o pau nos políticos desonestos.
Uma pergunta: de que material serão feitos os containers para recolher o lixo de Porto Alegre?
Imagino que sejam de plástico. Estou certo?
Se estiver certo, como será tratado o problema do vandalismo e roubo dos cointainers?
Imagino que todo e qualquer vagabundo de nossa mui leal e valerosa Porto Alegre terá grande prazer de atear fogo em containers de plástico. O que me dizes a respeito disso?
Esses cointainers para lixo, eu conheço desde 1968, quando visitei a Califórnia pela primeira vez, mas eles era feitos de aço.
Roberto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/