Endividada, classe C começa a atrasar prestações

Clipping
Jornal O Globo - 14/06/2011

Passados mais de seis meses desde que o governo começou a adotar medidas para restringir a oferta de crédito, os consumidores das classes C, D e E, que se tornaram o motor das vendas do comércio em todo o país, começam a perder o ímpeto de ir às compras. E o sinal mais visível é a inadimplência. Mais endividados e com os ganhos corroídos pela inflação, começam a atrasar as prestações. 

Em maio, a inadimplência medida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) cresceu pelo quarto mês seguido, avançando 8,21% em relação ao mesmo mês de 2010. O maior volume de atrasos está nos financiamentos com prestações baixas: 75,74% dos inadimplentes no mês passado tinham prestações atrasadas de até R$250, sendo que aqueles com parcelas de até R$50 representavam 32,67% do total, um salto em relação aos 24,97% de calote nesses contratos em janeiro. 

No Rio, 15,7% dos entrevistados da classe C disseram ter alguma prestação atrasada (contra 12,1% um ano antes) e 21,6% afirmaram que o orçamento familiar será deficitário após o pagamento das despesas, de acordo com Perfil Econômico do Consumidor Brasileiro (PEC) da Fecomércio-RJ. (Foto: Google images)

15 comentários:

Anônimo disse...

Não é só a classe C mas principalmente a B que esta endividada.

Anônimo disse...

É o efeito marolinha. Só os pedro-bós que votaram em Lula não previam que isto iria ocorrer. No final, a classe média é quem pagará esta conta.

Luiz Vargas disse...

Está aparecendo só a pontinha do iceberg. Esperemos mais uns três meses e aí se verá o tamanho das dívidas que deixarão de serem pagas.
O festerê da gastança, promovida pelo maior mentiroso e falastrão do universo, para eleger a cumpanhera Dilma mostrará a sua cara e a ressaca será de dolorida dor de cabeça e mal estar.

Anônimo disse...

Deveriam pedir ajuda ao Lula!!!

Anônimo disse...

estamos chegando em 2008, e tem gente que acredita............

Anônimo disse...

A banca também cobra. Os filhos dos que mais mamam nas tetas da Mãe Patria um dia também irão pagar a conta.
Vejam exemplo Indiano.Por séculos os ingleses exploraram o povo indiano, mas muito pior é aqui no Brasil, irmãos exploram irmãos.

Anônimo disse...

A petralhada está deixando o país, todo desestruturado... Arno Edgar Kaplan

Anônimo disse...

irmãos roubam de irmãos, e o STF, tem interesses magnos.............

Anônimo disse...

Quero ver essa gente toda conseguir pagar até o fim seus adoráveis carnezinhos. Adoraram fazer crediário/financiamento no estilo "leva um e paga dois ou três, depende dos juros". Agora aguentem o repuxo! Eu me dei bem nessa, não ouvi o canto de sereia consumista dos útimos anos e como resultado, não tenho dívidas. Ou compro tudo à vista, ou não compro nada.

Anônimo disse...

Luiz Vargas, vc já viu na imprensa mundial, um presidente mais falastrão, mentiroso, cachaceiro e corrupto...?? incrível...! mas esse povo analfabeto e conivente com a roubalheira apoia essa figura ridícula. Viram o que tá acontecendo com os governos europeus de esquerda..? tão sendo substituidos por governos de direita. Acontece que os ditos socialistas pensam que dinheiro dá em árvore. Aki no Brasil a coisa já tá estourando.

Anônimo disse...

de voltar para o buraco!

acreditaram na Lulalandia?

acreditaram que se tira uma massa da classe C para a D em ridículos 8 anos?

isso nao existe, minha gente!!!!

e ainda mais um crescimento superficial, sem investimento em educação, que eh fundamental!!!

sul coreanos e chineses sabem muito bem quanto tempo leva para deixar um pais solido e tem que ser tudo baseado na educação...

leva-se muito tempo, mas muito mesmo!, para de fato se consertar um pais!!!

vao la bater na porta do apto do Lula e pedir para que ele quite suas dividas...

ele foi a tv mandar todo mundo comprar que era para salvar a sua medíocre biografia e fazer de conta que saiu vencedor do governo...

Anônimo disse...

nossa, meu comentario ficou meio esquizofrenico...

quis dizer da classe D para a C e nao o contrario...

acontece, sorry...

SERGIO OLIVEIRA disse...

Fizeram um estardalhaço de que milhões de brasileiros passaram para a classe C, graças ao Governo "Lula foi" ( elegeram "Dilma é" ); ficaram alí no inicio, quase caindo de volta para a D. Por isto...
Hoje estava pesquisando e lá no blog do Paulo Henrique Amorim, amiguinho deles, era informado que "pobres compram mais carros e motos". Quais pobres ?

Anônimo disse...

Esse e so o comeco da "marolinha" do Mollusco apedeuta que levou as financas do pais e da sua gente para o buraco! Com a maior taxa de juros do planeta as contas serao impagaveis no curto prazo!
"Vai ser o Minha Casa Minha DIVIDA"!!!!

Anônimo disse...

O Brasil é um país de primeiro mundo segundo a dupra Lula/Dilma.
Alguém acreditou?
É impossível considerar um país de primeiro mundo quando uma cidade como Porto Alegre tem mais de 1.500 moradores de rua, segundo dados da própria Prefeitura.
Onde anda o tão falado pleno emprego?
Mentiras e mais mentiras.
Nem no Festival da Mentira de Nova Bréscia alguém conseguiu inventar uma mentira tão grande. Pior que conseguisse seduzir a maioria do povo brasileiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/