Limites para compra de terra inibe investimentos florestais.

Nos últimos três anos o Senador Sérgio Zambiasi vinha trabalhando afanosamente para abrir as terras de regiões fronteiriças para empreendedores estrangeiros interessados em investir em atividades produtivas no Brasil.

. Era um assunto de segurança nacional, mas o caso foi resolvido.

. No RS, o grupo mais interessado era a sueco-finlandesa Stora Enso, que parece ter abandonado seus projetos no Estado.

. Acontece que o Governo Federal resolveu criar outro embaraço para os empreendedores, já que acaba de contingenciar a compra de terras para estrangeiros, limitando a propriedade a mil hectares. A limitação à compra de áreas por empresas estrangeiras ataca o ramo florestal. A RISI, Agencia Internacional de notícias do ramo florestal, registrou, na semana passada, o fechamento mundial 2009 das indústrias de celulose e papel, ramo industrial no qual o Brasil ocupa a 4ª posição.

. Com a limitação da venda de terras a estrangeiros, o Brasil pode perder sérias oportunidades de investimentos.

. Contingenciamento de terras diminui vantagens brasileiras.

. As vantagens comparativas e competitivas da cadeia de agronegócios brasileira vinculada ao mercado da celulose é muito grande quando comparada com os concorrentes internacionais.

. O contingenciamento para compra de terras reduzirá a vantagem comprativa.

. O RS tem programado investimentos bilionários na área.

CLIQUE na imagem para examinar a tabela com o ranking mundial.

7 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, esta questão é bastante delicada. Se por um lado temos empresas sérias interessadas em investir para gerar riquezas e desenvolvimento para o país (Brasil), por outro existem os vigaristas. Em especial a região da Amazônia vive este problema. Quem perde com isto somos nós os brasileiros. Fica difícil criar uma lei e fazer ela ser cumprida num país onde tudo é possível. Num país onde uma guerrilheira é a candidata oficial de um partido comprometido. Onde um presidente semi-analfabeto, inescrupuloso, mentiroso e ladrão consegue transitar e ser aplaudido.
Então é até melhor que se proiba a venda de terras a extrangeiros até que volte ao poder alguém que ame de verdade nosso país.

Anônimo disse...

é a bolivarização do Brasil...

Arno Edgar Kaplan disse...

Puxa vida, tem comuna por trás de tudo. Ah, se houvesse, uma maneira de vender a burrice deles...

otchegaucho disse...

Na prática as grandes empresas florestais estão fazendo negócios com os proprietários de terras locais onde fornece mudas, tecnologia, assistência e lucratividade. Talvez seja um bom negócio para os produtores locais!!!

Anônimo disse...

NEGÓCIO TIPO PARCERIA COM PRODUTORES LOCAIS PERFAZ APENAS UM PEQUENO PERCENTUAL;OS GRANDES INVESTIMENTOS EM GRANDES ÁREAS,SÃO PARA EXPORTAÇÃO,GERAÇÃO DE DIVISAS PORTANTO QUE NÃO ACONTECERÃO,LAMENTÀVELMENTE,TALVEZ PORQUE CASTRO NÃO QUEIRA, OU TALVEZ CHAVEZ, OU O CASAL k,OU TÃO SOMENTE POR BURRICE E IGNORÂNCIA DA NOSSA NOMENCLATURA.

Anônimo disse...

Esse questão é complexa. Podem existir realmente grandes empresas interessadas em investir mas... É preocupante o interesse de certos países em terras brasileiras, por serem ditaduras, terem um enorme excesso populacional, força militar crescente, desejo de expansão e só importam matérias-primas e faz concorrência predatória. Ainda que não me agrade o atual governo federal, acho que algo tem que ser feito a respeito, ainda que se pague um pequeno preço. Estamos com isso evitando um problema muitíssimo mais grave que poderá ocorrer daqui a poucas décadas.

Anônimo disse...

Temos o maior diferencial com relação a território, mas o comunismo está trabalhando dia e noite para fazer com que essa diferença comparativa seja anulada em favor dos concorrentes. Agora, terras no Brasil ou são dos índios, dos negros ou dos rudimentares, digo, familiares.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/