O colapso do SUS: falta gestão, dinheiro e foco.

Dilma e Serra abriram seus programas de TV desta terça-feira ao meio dia para falar de saúde. A ex-ministra ignorou o caos das emergências, mas o candidato tucano bateu pesado nos eventos atuais, concluindo a apresentação com um mote vigoroso:
- Com a Dilma, a saúde não vai melhorar.

. O SUS quebrou com a saúde pública no Brasil.

. A ex-ministra da Casa Civil de Lula entrou na discussão sobre o SUS com o pé direito, fazendo duas constatações corretas:

1) Trata-se do melhor programa de saúde pública do mundo.

2) O SUS ficou pela metade. O que falta ? Segundo constatou corretamente a candidata, o que falta é completar o programa SUS, começando por acabar com as filas. Como ? É neste ponto que a candidata do PT erra a mão, porque lista subprogramas já criados ou que serão criados, todos eles comprometidos com universos inexistentes, como o SAMU 102 e o Brasil Sorridente ou a Rede Cegonha.

. O editor sabe bem quais são os tres problemas centrais que asfixiam o SUS e fazem o povo sofrer nas filas das emergências e dos hospitais: 1) A má gestão. 2) A má alocação de recursos públicos.

3) A redução do foco de atendimento exclusivamente para os mais pobres.

. Não existe a menor dúvida que dos três problemas, a questão da má gestão é disparado o centro nervoso que asfixia o SUS. Basta examinar a seguinte equação:
- O Grupo Hospitalar Conceição, que é do governo federal, de Porto Alegre, cujo orçamento milionário chega a R$ 1 bilhão, gasta mais do que todos os outros hospitais públicos, privados e filantrópicos juntos, mas atende três vezes menos do que qualquer um deles isoladamente, calculando-se custo/paciente.

- O caso do grupo hospitalar federal Conceição é típico do gigantismo estatal descontrolado, perdulário, fatiado entre os grupos políticos que apóiam o governo federal, incapaz de medir qualidade, produção e produtividade. Sua ex-presidente, Jussara Cony, do PCdoB, é candidata a deputado estadual. São incontáveis profissionais, concursados ou não, que freqüentam a Folha de Pagamentos do GHC, como políticos e também líderes sindicais. Um deles, o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, tem sido destemido nas críticas ao caos das emergências em postos de saúde de Porto Alegre.

CLIQUE ao lado para conhecer o novo plano de saúde pública nos EUA. Foi uma conquista de Obama, mas a oposição avisa que o custo do novo plano quebrará o governo. Ao ler a reportagem, você perceberá por que razão chegou a hora de promover uma reforma estrutural do programa atual de saúde pública brasileiro, baseado no SUS.

Um comentário:

Mordaz disse...

Onde está pior o SUS? No Rio de Janeiro ou em Porto Alegre?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/