Presidente da Guiana avisa que Maduro, Venezuela, quer a guerra para anexar seu País

Apenas para que o leitor entenda o sentido das manobras militares que o Exército do Brasil iniciou esta semana nas fronteiras da Venezuela e da Guiana, vai reproduzida a seguir, na íntegra, a entrevista que o jornalista Duda Teixeira produziu desde Georgetown, Guiana, para a revista Veja desta semana.

Na entrevista com o presidente da Guiana, este acusa Nicolás Maduro, da Venezuela, de atrapalhar a economia de seu país com a insistência em reacender uma disputa territorial superada há 116 anos.

Leia tudo:

Em Georgetown, capital da Guiana, é fácil constatar que o país não faz parte da América Latina, apesar de estar situado, geograficamente, na América do Sul. A população fala inglês e o volante fica do lado direito do carro. O maior grupo étnico é o de descendentes de indianos, trazidos para substituir os escravos africanos nas lavouras de cana-de-açúcar do século XIX.

Nos arredores da cidade, há mais templos hinduístas e mesquitas do que igrejas cristãs. Neste ano, a sensação entre os guianenses de não pertencer ao mundo latino cresceu quando o governo venezuelano reivindicou dois terços do território da Guiana e uma parte correspondente de seu mar. O presidente David Granger, eleito em maio, contou à VEJA que espera a arbitragem da ONU sobre a pendenga.

O presidente Nicolás Maduro tem dito que a região do Essequibo, na Guiana, na realidade pertence á Venezuela. Faz sentido?

Não. As fronteiras ocidentais de nosso país com o Brasil e com a Venezuela foram demarcadas por um tribunal de arbitragem em 1899. Isso foi há 116 anos. Os mapas internacionais reconhecem as fronteiras entre a Guiana e os vizinhos Venezuela e Brasil. Maduro não tem razão.

Essequibo sempre pertenceu à Guiana?

Depois das guerras napoleônicas, a Inglaterra tomou posse de todas as colônias holandesas, em 1814, inclusive os três territórios que hoje compõem a Guiana. O acordo de 1899 resolveu as pendências que surgiram com os vizinhos e, por cinquenta anos, não houve nenhuma obstrução. Quem for até os pontos mais ao norte, mais ao leste e mais ao sul do Essequibo vai constatar que os cidadãos estão sob a jurisdição guianense. Foi somente com a então iminente independência da Guiana, conquistada em 1966, que a Venezuela começou a exigir o território para si.

Os moradores do Essequibo gostariam de ser cidadãos venezuelanos?

Eles sabem muito bem que essa é uma reivindicação espúria. Esses cidadãos votam nas eleições da Guiana. Têm certidão de nascimento e passaporte guianenses. Recentemente, ocorreu uma conferência dos chefes das tribos indígenas, muitas das quais estão localizadas perto da fronteira. Eles publicaram uma resolução em que expressam solidariedade ao meu governo na resistência à agressão venezuelana. A ONU também mandou uma delegação para lá, que conversou com vários habitantes. Ninguém apoiou a reivindicação venezuelana. Posso dizer com segurança que estamos todos unidos nisso.

Por que Maduro insiste tanto?

Essa questão voltou à tona principalmente por causa da exploração de petróleo no fundo do mar pela companhia americana EXXON. Desde março deste ano, quando a empresa anunciou ter encontrado uma grande reserva nas nossas águas territoriais (700 milhões de barris de petróleo, o dobro das reservas comprovadas na Bahia), começamos a ouvir com mais força as batidas dos tambores. Vale lembrar que a Venezuela perdeu um litígio com a EXXON anos atrás e foi obrigada a pagar uma compensação por causa da nacionalização de propriedades da companhia. Isso explica a feroz reação do governo venezuelano à descoberta feita pela EXXON. Além disso, parte do território reivindicado também é rica em ouro e diamantes.

Qual o impacto da disputa territorial com a Venezuela em seu país?

A Venezuela tem obstruído consistente e persistentemente nosso desenvolvimento econômico nos últimos cinquenta anos. Em outubro de 2013, a Marinha venezuelana mandou uma corveta, a PC 23 Yekuana, para ameaçar o barco de outra empresa de petróleo que estava conduzindo pesquisas em uma área não muito longe do campo da EXXON. Com a ameaça de uso da força, os venezuelanos impediram que o navio Teknik Perdana continuasse a prospecção. Mais recentemente, em maio, um decreto publicado pela Venezuela deu à Marinha a autoridade para atuar em nossas águas. Esse tipo de coisa assusta os investidores. Embora nenhuma empresa tenha deixado a Guiana por essas medidas, muitas hesitam em vir para cá.

“Venezuela está se comportando de maneira agressiva, o que é inaceitável neste milênio. Seu governo quer um território que não é do país. Eu não chamaria isso de imperialismo, mas certamente é algo que vai contra as leis”


Qual tem sido a posição da EXXON após os decretos de Maduro?

Nós temos falado com seus executivos. Na minha visão, a determinação continua porque petróleo é o negócio deles. Foram eles que acharam as reservas. Por isso, devem continuar por aqui.

Há razões geopolíticas para Maduro ter iniciado essa pendenga com a Guiana?

A Venezuela não possui litoral no Oceano Atlântico. O país tem um extenso litoral para o Mar do Caribe (uma fileira de pequenas ilhas separa o Caribe do Atlântico). Para aumentarem o poder da Marinha, os venezuelanos têm falado muito de ter um acesso ao Atlântico. Querem usar essa reivindicação absurda de território para garantir outro direito espúrio, o de ter um corredor para o Atlântico.

Como o senhor define esse tipo de comportamento?

A Venezuela está se comportando de maneira agressiva, o que é inaceitável neste milênio. Seu governo quer um território que não é do país. Eu não chamaria isso de imperialismo, mas certamente é algo que vai contra as leis.

Essa disputa é uma questão bilateral ou envolve mais países?

A reivindicação territorial é essencialmente bilateral. Mas a marítima afeta outros países, como Barbados e Suriname.

Maduro expulsou milhares de colombianos que viviam na Venezuela acusando-os de ser paramilitares e de fazer contrabando. Isso tem alguma similaridade com o que está acontecendo com a Guiana?

Não gostaria de comentar as relações entre a Colômbia e a Venezuela, mas é certo que qualquer distúrbio de fronteira neste continente vai acabar afetando outras nações. Nós queremos uma região pacífica.


Presidente da República Cooperativa da Guiana, David Granger com a Presidente Dilma Rousseff durante reunião no Palácio do Itamaraty. Brasília - DF, 17/07/2015 FotO Palácio do PLanalto

No dia 17 de Julho de 2015, em uma reunião do MERCOSUL a preidente Dilma Rousseff recebeu o Presidente da República Cooperativa da Guiana, David Granger. Ao saber disso o Presidente Nicolas Maduro retirou-se intempestivamente da reunião e partiu de Brasília  - DF, 17/07/2015 Foto Palácio do Planalto

O Brasil deveria ajudar a resolver a disputa?

Em 7 de setembro, durante comemoração da Independência, Lineu Pupo de Paula, o embaixador brasileiro na Guiana, deixou claro para nós que seu país não tem interesse em turbulências em nenhuma fronteira no nosso continente. Em julho, eu estive em Brasília e falei com a presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, ela fez a mesma afirmação. Tudo indica que o Brasil não quer mudanças nas nossas fronteiras.

O que Dilma lhe disse, exatamente?

Ela não falou especificamente sobre a controvérsia. Não mencionou a Venezuela. Mas Dilma manteve a posição brasileira de rejeitar distúrbios nas fronteiras.

Como a UNASUL e o MERCOSUL estão lidando com essas questões?

O MERCOSUL foi feito para ser um bloco econômico. Não é, portanto, uma questão que o MERCOSUL deva decidir. Também não vi nenhum envolvimento da UNASUL. A ideia por lá é que se deve aguardar uma posição da ONU. Tenho falado com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Ele ficou de marcar um encontro entre os dois lados. Agora, está tudo nas mãos da ONU.

Maduro insinuou que pode usar da força para conseguir o que quer. A Venezuela tem um contingente militar vinte vezes maior que o da Guiana. Seu país teria condições de responder a uma agressão armada?

Dependemos da diplomacia, do estado de direito, das Nações Unidas, das forças multilaterais como a UNASUL e da Organização dos Estados Americanos (OEA). Temos de confiar nisso porque somos um país pequeno e sem interesse em um conflito militar com a Venezuela ou outro país. Esse não é o debate que gostaríamos de ter neste novo milênio. Vivemos em um mundo civilizado e acreditamos que a comunidade internacional possa atuar para garantir que a América do Sul seja uma área de paz. Nossa opção tem sido não investir nossos esparsos recursos em defesa militar.

A reserva de petróleo sob  águas guianenses é estimada em 40 bilhões de dólares, o equivalente a treze vezes o PIB anual do país. Qual a melhor maneira de usar os royalties?

 Somos um país pequeno, um dos menores na América do Sul, apesar de termos uma área maior que a da Inglaterra e da Escócia juntas. Nossa população é de apenas 750 000 pessoas. Por razões históricas, temos um nível muito alto de pobreza. Os holandeses e os ingleses vieram aqui para produzir algodão e depois açúcar. Ainda exportamos basicamente açúcar, arroz, madeira, ouro e bauxita. A receita do petróleo nos permitirá diversificar a economia mais rapidamente. Nossa geografia oferece um grande potencial hidrelétrico. Infelizmente, até agora, não temos tido recursos financeiros suficientes para construir mais usinas. Com isso, a energia tem um custo muito alto, o que restringe várias formas de industrialização. Se essa barreira for superada, a economia ganhará dinamismo e a pobreza será aliviada.


“Não temos interesse  em um conflito militar com a Venezuela ou outro país. Esse não é o debate que gostaríamos de ter. Acreditamos que a comunidade  internacional possa atuar para garantir que a América do Sul seja uma área de paz”


Em muitos países, a abundância de petróleo serviu para financiar governos autoritários. A Guiana corre o risco de seguir esse caminho?

O Brasil produz petróleo e não é uma ditadura. Não acho que exista essa maldição. Antes de as receitas do petróleo começarem a entrar, o que deve demorar alguns anos, queremos estabelecer um fundo soberano para ter certeza de que o dinheiro não será desperdiçado. Queremos deixar algo para a posteridade. O fundo vai garantir que a riqueza possa ser compartilhada pelas futuras gerações e manterá a inflação sob controle.

Por que a Guiana tem uma das maiores taxas de suicídio do mundo?

É difícil saber o que leva uma pessoa a fazer isso, porque é uma questão individual. Não podemos saber o que se passa na mente dela. Os fatores podem ser familiares ou econômicos. Muitos casos acontecem em áreas rurais, com a ingestão de substâncias químicas agrícolas, como inseticidas. Não é um fenômeno disseminado em todo o país, mas concentrado nas áreas mais pobres.

Quase não se ouve falar sobre a Guiana no Brasil. Como mudar isso?

Historicamente, o desenvolvimento do meu país se concentrou no litoral. Temos relações econômicas mais fortes com o Caribe, a Inglaterra, os Estados Unidos, o Canadá e a União Europeia. Queremos dar mais atenção à integração com a América do Sul. Dos três países vizinhos (Venezuela, Brasil e Suriname), os laços com o Brasil são os mais fortes. Recentemente, o Brasil construiu uma ponte sobre o Rio Itacutú ligando os dois países. Há um destino continental para a Guiana.

Como o senhor se define ideologica-mente?

Sou nacionalista.

O senhor é membro de um partido que se define como socialista, o PNC (Congresso Nacional do Povo, na sigla em inglês). Em que o socialismo do PNC é diferente do "socialismo do século XXI" pregado por Hugo Chávez?

 O socialismo do PNC nasceu defendendo a ideia de que cidadãos pobres pudessem participar de cooperativas. Continuamos impulsionando as cooperativas. Também temos, ainda, algumas poucas empresas estatais no país, mas encorajamos a iniciativa privada. Queremos garantir que a população tenha uma educação de qualidade, que a economia possa crescer com energia renovável, que empresários tenham sua parcela na produção da riqueza e que os cidadãos sejam parte da economia. Maduro é chavista. Ele segue o seu mentor, Hugo Chávez. Sua ideologia é parte do chamado socialismo bolivariano. Não sigo esse caminho.

O senhor já foi jornalista. O respeito à liberdade de expressão também é uma diferença sua em relação ao go-verno venezuelano?


Não posso falar sobre o que acontece em outros países. Na Guiana, insisto que a liberdade de imprensa deve ser respeitada. Temos tentado fazer isso da melhor maneira possível. Mesmo nas empresas que são propriedade do governo, existe liberdade editorial. Vou continuar apoiando isso. ?

12 comentários:

Anônimo disse...

Ate as pedras da pca da matriz sabem q o governo ieda casanova era um cabaré a ceu aberto ehehe

Anônimo disse...

O Maduro é mais um daqueles psicopatas que quer entrar para a história como grande estadista, é maluco tão maluco quanto Hitler, Stalin, Fidel e outras porcarias! Para quê o Maduro quer mais petróleo? Mesmo tendo a segunda maior reserva do mundo não consegue alavancar o desenvolvimento do país, e o que cada mais cresce é a miséria e a fome da população. Esses Nazi/comuno/bolivarianos ainda irão trazer a guerra na América Latrina, por isso essa praga deve ser exterminada tanto lá como aqui! Impeachment da Dilma já, porque essa louca é do mesmo time do maduro!

Emmanuel disse...

Porque será que os "políticos" testaram aquele decreto? Aquele que colocaria os militares sob ordens da 2ª Dama do MST?
Para chegar ao sul da Guiana Maduro precisa passar por Roraima ... O EB deixaria isso acontecer? O Exército Brasileiro, não ... no entanto, se comandando pelo MST .... já não se sabe.

Anônimo disse...

é o facínora bolivariano querendo levar sua tragedia de regime para um país que tem uma enorme vantagem em relação a muitos outros...

um povo que tem o inglês como a língua mãe...

vocês não sabem como isso abre portas...

nós, ou melhor, os que se esforçam, penam para tentar falar inglês já pensando no idioma, sem ter que pensar em português e tentar traduzir mentalmente para o inglês......

sem falar no sotaque, que é dificílimo de disfarçar quando se esta diante de um nativo da língua inglesa...

Anônimo disse...

Esse podre da Venezuela está procurando, quem procura acha.

José Pereira disse...

Seria um passo decisivo contra Maduro, se a Guiana voltasse a ser anexada ao Reino Unido, e se tornasse então uma monarquia parlamentar, assim como Canadá e Nova Zelândia. Seria muito melhor do que enfrentar sozinha a Venezuela, e assim sofrer o morticínio e a miséria que Maduro irá infligir contra o povo da Guiana.

xxx disse...

Por isso digo e repito devemos todos juntos ACABAR COM TODOS ESSES VERMES COMUNISTAS SOCIALISTAS NAZIPETISTAS DO INFERNO.

Luiz Vargas disse...

O quadrilheiro PeTralha, que ganha sanduba de "mortandela" com tubaína como propina para PosTar asneiras neste site, se equivocou ao colocar uma PosTagem que não tem nada a ver com a matéria tratada neste tópico.
Como todo o quadrilheiro PeTralha, se esconde por detrás do anonimato para, covardemente difamar aqueles que por sua, honradez, caráter e dignidade, são exatamente o oPosTo deste cretino que vem aqui encher o saco.
Sugiro que a ex-GOVERNADORA Yeda Crusius peça o editor o IP deste PeTralha cretino e o interpele judicialmente para que comprove suas alegações.

Anônimo disse...

Kkkk coxinha serviu o chapeu? O governo ieda nao qr dizer ela cagalhao era o governo dela ehehe...se bem q ela era gostosona

Luiz Vargas disse...

É impre$$ionante o nível de "educa$$ão" e "$ivilidade" da cumpanherada que utiliza a internet para proferir impropérios pouco se lixando para a coerência ou argumentos sólidos que embasem suas alegações. É pela a existência de trastes desta estirpe que este país está indo para o brejo.

Wellington Franco de Lima disse...

Pra mim o jeito era São Paulo anexar a Guiana quando estivermos inpendentes. Imagina conseguirmos parte da Floresta Amazônica com toda a riqueza natural depois de adotado o parlamentarismo com São Paulo uma colonia assim... Digo, provincia rsrs, que fala inglês e esta de cara com os Estados Unidos e a America central inteira se desenvolveria monstruosamente com um suportezinho do PIB paulista.
A cultura deveria ser preservada o maximo possivel, evidentemente, seria um crime tocar nossas mãos de macaco em um país tão exótico, só ia ter que se adequar as nossas leis um pouco, obviamente...

Anônimo disse...

Estou na hora do brasil mostrar que manda na América latina não tem outra opção seria não ivandir esses países que fazem ameaça já não é questão de paz e sim de respeito!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/