Exclusivo – O Caso de Arapongagem: saiba o que impediu uma denúncia explosiva em Canoas ?

- Se não tivesse produzido a denúncia inepta que produziu, o promotor Amilcar Macedo seria vítima de uma cilada perigosa, já que seria obrigado a  abrir os nomes dos jornalistas da RBS que usaram os serviços de arapongagem da Casa Militar, teria que listar os nomes das 18 mil autoridades que possuem senhas de acesso a dados sigilosos e colocaria em riscos os serviços estaduais e federais de inteligência em operação no RS, inclusive dados ultra-secretos do sistema Guardião.

O que você lerá a seguir, estará em letra de forma num dos capítulos do livro “O Eixo do Mal”, história sobre a sórdida trama midiática e política que resultou no prolongado e pertinaz processo de desgaste imposto ao governo de Yeda Crusius. Tudo ocorreu nas últimas semanas da campanha eleitoral. O governo mergulhou em grave crise política e institucional. O desgaste da candidata, que já vinha de enfrentamentos duríssimos na CPI do PT e durante o processo de impeachment, ambos vencidos por ela, como também de corrosivas manifestações do Ministério Público Federal, alimentou mais ainda os jornais, rádios e TVs colocados a serviço do candidato do PT, Tarso Genro, mas também à mídia em geral. CLIQUE AQUI para examinar a sequência de dezenas de reportagens que reverberaram as denúncias do promotor, que não se limitaram a investigações sobre possível extorsão de um contraventor, mas a a possível articulação de quadrilha política para levantar dinheiro sujo, vigiar adversários e proteger amigo, fatos que nunca existiram e que agora são desmascarados perante a opinião pública. Os mesmos jornais, rádios, TVs, blogs e sites que amplificaram as suspeitas infundadas – prejudiciais à candidatura de Yeda e favoráveis a Tarso – agora calam por completo.

. Foi um assassinato de reputação sem precedentes , executado ao longo de quatro anos no Rio Grande do Sul.

. O resultado foi o embretamento político do governo estadual,  a desejada derrota eleitoral de Yeda Crusius e a mais desejada vitória de Tarso Genro.

. O que o editor revelará a seguir,  são informações e documentos inéditos sobre o chamado Caso de Arapongagem no Piratini. E exclusivos.

. Só agora,  será conhecida a pífia e inédita denúncia de seis laudas protocolada no cartório da 3ª. vara Criminal de Canoas pelo promotor Amilcar Macedo, no âmbito do que o Ministério Público Estadual resolveu denominar de Operação Agregação. Os protagonistas da investigação são o próprio promotor, o major Adriano Klafke, então coordenador do Serviço de Inteligência do Comando de Policiamento Metropolitano, com sede em Canoas, e o denunciante, um contraventor chamado Diamantino de Jesus, que Amilcar Macedo chama de “empresário” na sua denúncia, mas que em outras ocasiões tratou pelo seu devido nome. CLIQUE AQUI para examinar entrevista do promotor à Rádio Guaíba, onde identifica o “empresário” como simples “contraventor”. A denúncia ainda não foi aceita pelo juiz do caso, que não terá como acolhê-la. Basta lê-la para compreender a razão. 

- Muitos dos envolvidos no caso – denunciados ou não – vão representar contra Amilcar Macedo junto ao Conselho Nacional do Ministério Público. O editor já leu pelo menos duas dessas apresentações.

CLIQUE AQUI para ler a denúncia apresentada no Fórum de Canoas.

Clique na foto ao lado para ampliar e examinar melhor: o promotor Amilcar Macedo exibe aos jornalistas, em coletiva,  a identidade do agente do serviço de inteligência, revelando seu crachá funcional de ingresso ao Palácio Piratini, apreendido na casa do militar do RS. A  exibição da foto e de informações funcionais de um agente do serviço secreto,  é o mesmo que destruir-lhe a identidade, porque agente de inteligência não mostra a cara. Ele colocou em risco o agente e toda a comunidade de informações do RS. Foi uma exposição selvagem desnecessária, expondo a intimidade de quem não era e não é réu até este momento.

38 comentários:

Anônimo disse...

Mais é claro que tinha jogada política.Só não vê que é da mesma turma.

Anônimo disse...

Políbio,

Acho que ainda tenho a liberdade de me expressar: "Em minha opinião" esse promotor deveria ser demitido e punido pelo que ele fez (Pessoal isso foi "muito grave”, não tem como voltar atrás e reparar). Eu quero justiça já que trapacearam nas eleições pra Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Tem que tomar um processo esse promotor.

Anônimo disse...

Políbio, esse promotor é muito mal-intencionado. Por qual razão se aprenderia um crachá? Que vergonha para o MP gaúcho, exibir a imagem de um investigado como se fosse troféu.

Anônimo disse...

Espera-se que o Poder Judiciário se manifeste no processo sobre o abuso desse promotor. E aquele oficial que é desafeto do sargento? Não teria partido dele o pedido para expor o subordinado. Bem provável.

Anônimo disse...

O que mais chama a atenção é que por todo esse tempo o brigadiano manteve silêncio, matando no peito todos os excessos do poder público. Agora é hora de ver quem é quem nesse teatro.

Anônimo disse...

NÃO HÁ DÚVIDA QUE ESSA EXPOSIÇÃO TEM O DEDO DAQUELE MAJOR DO PT, FOI PRATO CHEIO PARA QUEM QUERIA PREJUDICAR UM AGENTE DE INTELIGÊNCIA RIVAL. QUANTO ABUSO DE AUTORIDADE, ISSO VAI CONTRA TODA DOUTRINA SOBRE AS GARANTIAS E DIREITOS FUNDAMENTAIS DO CIDADÃO. RASGARAM A CONSTITUIÇÃO NA SEDE DO ÓRGÃO QUE JUSTAMENTE TEM O DEVER DE FISCALIZAR LEIS E IMPEDIR ABUSOS.

Anônimo disse...

Existem várias decisões no STF sobre esse tipo de situação que envolve os direitos fundamentais do cidadão. Os investigados são pessoas inocentes e como tais devem ser tratadas enquanto não se tem uma sentença condenatória. Infelizmente esse tipo de abuso, como muito bem exemplifica o editor, não sofre qualquer intervenção, portanto a tendência é que muitas pessoas passem pelas mãos de pessoas despreparadas como é o caso desse promotor. Aliás, consta que ele já protagonizou um episódio que envergonhou o MP gaúcho, denunciando a Sra. Eva Sopher numa ação que nada tinha a ver com a pobre mulher. Isso acabou rendendo uma indenização de R$ 30 mil e um pedido de desculpas do PGJ.

Anônimo disse...

Quando o MP deixa a isenção e se politiza, perde a característica básica que justifica sua existência.
Perdeu o povo gaúcho, perdeu a democracia.

Anônimo disse...

Sou Oficial da Brigada, conheço o trabalho do "C" Rodrigues e desde o dia que o prenderam postei aqui: "Tosa de porco, muito grito e puca lã" ! O Sgt não pegava bola quando estava na função de P2 e menos visível portanto, daí iria pegar quando estava em plena evidência na CM? A prisão dele foi fruto de leviandade, atendeu alguns interesses com certeza, o dos maquineiros e seus defensores.

Anônimo disse...

Sou Oficial da Brigada, conheço o trabalho do "C" Rodrigues e desde o dia que o prenderam postei aqui: "Tosa de porco, muito grito e puca lã" ! O Sgt não pegava bola quando estava na função de P2 e menos visível portanto, daí iria pegar quando estava em plena evidência na CM? A prisão dele foi fruto de leviandade, atendeu alguns interesses com certeza, o dos maquineiros e seus defensores.

Anônimo disse...

Chama atenção a maneira desesperada como o promotor conduziu a apuração que mais acusou do que provou, suas chances de fazer média com Tarso, o governador eleito. Me parece q tiro saiu pela culatra, sequer denunciou o sargento pelo tão anunciado crime (acessos indevidos), deverá render explicações em juízo. Observei que nenhum outro caso investigado pelo Dr. Amilcar recebeu tratamento igual, ao ponto de sair atrás de entrevistas nas rádios ou programas de TV. Pq será?

Anônimo disse...

Até hoje não entendi critérios que promotor utiliza para expor imagem das pessoas. Desde que tudo começou só jogou na imprensa nomes, imagens dos seus suspeitos, começando pelo sargento. Depois assessores, sobrando até para a governadora Yeda, que teve que trancar portão do Piratini para impedir invasão. Agora quando aquele PM admitiu ter seguido uma deputada do PT nada foi divulgado. Pq será um réu confesso foi tão protegido ao ponto de ser o único a não ter imagem revelada???

Anônimo disse...

dias atrás esse promotor declarou que tem dois oficiais da brigada militar envolvidos com essa máfia dos caça-níqueis de canoas, pelo que comentam na tropa um dos militares trabalha atualmente na segurança pessoal do governador tarso genro, será que isso vai emperrar essa investigação? acho que não, esse promotor é muito sério.

Anônimo disse...

"Guardião" guarda quem ? Quem nos guarda de uma pessoa vestida de cargo para promover "justiça"?
Com a palavra os ptralhas.

Anônimo disse...

Não se combate o crime com o crime, os linchamentos que vem ocorrendo cotidianamente na mídia, além de irresponsáveis, violenta o princípio constitucional da presunção da inocência. Ninguém tem o direito de sair quebrando sigilo decretado pelo juiz, muito menos ficar acusando as pessoas como se essas já tivessem sido julgadas.

Anônimo disse...

Algumas coisas não fazem sentido. Como pode um sargento com 20 anos de serviço, referência no meio policial, da noite para o dia ser transformado num monstro? Pq a denúncia deixou de ser encaminhada para corregedoria da BM se tudo começou com essa instituição? Caiu logo no colo do Dr. Amilcar? Qual relação entre o sargento e o chefe da inteligência da BM? Consta que seriam desafetos, convém apurar. Quanto ao policial civil, dono da lotérica, curiosa sua intimidade com o contraventor. Será que é só amizade? Vale lembrar que o citado policial possui diversos bens e leva um padrão de vida incompatível com sua renda. Além disso foi aposentado com 50% dos vencimentos. Uma investigação contra esse policial civil iniciou em abril de 2009, coincidentemente conduzida pelo mesmo promotor, porém NADA foi concluído. Aí tem!

Anônimo disse...

O comportamento de Amilcar demonstrou indícios de tentativa de alcançar a condenação sumária do sargento Rodrigues pela opinião pública, ainda que para obter tal intento tivesse que fazer tábula rasa dos princípios elementares do Estado de Direito, como o devido processo legal, a ampla defesa e a impessoalidade. Esse comportamento é incompatível com a função ministerial.

Anônimo disse...

Sou policial civil e tive o prazer de conhecer esse policial militar. Não tenho a menor dúvida que foi e será um dos melhores profissionais da área de segurança pública. Eu acredito que seu maior erro tenha sido ofuscar o brilho de superiores invejosos. Nas delegacias sabemos perfeitamente quem está por trás dessa investigação. Há motivação política e pessoal. Aguenta firme Rodrigues, teus verdadeiros amigos estão do teu lado!

Anônimo disse...

Estão todos rindo da nossa cara, pois o objetivo foi atingido: O poder a qualquer custo...

Anônimo disse...

Nada mais me surpreende quando parte do MP ou do Judiciário gaúcho. O que ainda me surpreende é existir um jornalista do teu gabarito e honestidade no meio do mar de lama que nosso país se tornou, Políbio. Que Deus te abençoe, porque a coisa ta muito feia por aqui.

Anônimo disse...

QUE DEMOCRACIA É ESTA !!!
Questiono a legitimidade da eleição do atual governador. Foi utilizado uma mentira para tirar votos da Yeda e Fogaça. Se houvesse 2° turno a história seria diferente. Deputados da oposição mexam-se, ou serão acusados de coniventes com esta farsa.

Diogenes Luz.

Anônimo disse...

Caro Polibio,

No inicio do fato o senhor se posicionou a favor da casa Civil e do SGT. Ocorre que naquele momento não se tinha conhecimento do teor da denuncia. Como poderia o senhor saber de antemão que a denuncia seria totalemte diferente do declarado na Imprensa? Em que momento o senhor identificou isto?

Anônimo disse...

Quem será esse anônimo que tanto tem informações do caso das escutas da Casa Militar, e da BM, e do Sargento Rodrigues? em outras oportunidades, o sargento Rodrigues deu informações a esse proprio colunista, assim como continua ofertando. O "Tal Anônimo" não seria o proprio Sargento? é muito estranho senhores...

Anônimo disse...

Tem uma coisa que não faz sentido. Nas entrevistas concedidas pelo nobre promotor de justiça ele sempre se referiu ao contraventor como "empresário", sendo dito que este tal "cidadão" procurou o MP para denunciar o sargento. Pois bem, se houve provocação do órgão ministerial eu não consigo entender por qual razão tiveram que cumprir ordem de busca desta pessoa para buscar as imagens captadas por câmeras de segurança? Não bastava ele entregá-las? Ou será que alguém está mentindo e o promotor saiu a caçar essas imagens, juntamente com agentes de inteligência desafetos do sargento?

Anônimo disse...

Senhores,
A denuncia se refere a extorsão de 40.000 mensais (480.000 por ano). É impossivel que o MP não tenha encontrado nas contas bancarias dos envolvidos sinais de enriquecimento. Foi divulgada a noticia que a investigação se iniciara muito antes da prisão deste Sgt. É obvio que o MP tem estas provas e vai apresentar na hora certa. O funcionário que confessou ter seguido a deputada é peça fundamental pois evidencia que as ordens são do alto escalão. Seria saudavel investigar as contas bancarias do contraventor e socio, bem como do grupo da inteligencia que trabalharam no caso. Acredito que o contraventor esteja ligado aos caça-niqueis e possa ter forjado o fato para tirar a atenção dos seus crimes.
Jose Macedo de trindade
JoseMt@gmail.com

Anônimo disse...

Muito supositório e pouco confirmação, comprovação. Será que a tal de independência funcional deveria ser reexaminada? O mau uso pode acarretar atuação sem razoabilidade e visando interesses políticos próprios ou de terceiros. Profissionais sérios e funcionários públicos exemplares não permitem que seus atos gerem indevidas influências políticas, tanto para beneficiar alguém (ou partido político) como para prejudicar outrém. Alfredo Pierozan, Gravataí.

Anônimo disse...

Agora será diferente, o caso será apreciado por um magistrado, sem holfotes ou exibicionismo.

Anônimo disse...

ref 17:40

fica frio que eu já tô com um processo em cima de ti ,e os 10 da RBS estão na minha mira.Tu vem dá uma santo aqui que eu conheço a tua turma

Anônimo disse...

ref.17:14

Tá tentando dizer que o polibio trabalha na RBS que ele é um dos 10 da RBS?Que ele recebe informação privilegiada do promotor via twitter?ou telefone?

ChorbaMatrix disse...

Sabem quando isto vai mudar...
Quando os Senhores se identificarem em seus comentários.
Não o fazem por medo...medo...
Conveniência...Conveniência...
ou o Anônimo é sempre o mesmo...

Jorge Alencar Chorba
chorbamatrix@gmail.com
http://chorbamatrix.blogspot.com/
55.9623.6520

Anônimo disse...

Tenho interrese neste caso, a campanha feita pelo promotor contra o governo Yeda não pode passar sem se apurar as responsabilidades. Polibio, gostaria de dizer que depois de comparado a cautelar de prisão, denuncia apresentada e fatos noticiados:
1) O Magistrado que autorizou a cautelar foi induzido pelo MP;
2) A mudança de quebra de sigilo para quebra de uso restrito é mudar da água para o vinho.
3) A quantia da extorsão não foi apresentada na denuncia;
4) A quantidade de inferências na cautelar é assustadora, isto explica a denuncia tão magrinha;
5) O contraventor, investigado ou Empresario deve ser qualificado corretamente na denuncia para que não ocorra, novamente, dúvidas da origem do processo ( afirmações de Contraventor x afirmações de Empresário muda bastante a figura da pessoa);
6) Na figura de contraventor/Investigado fica suspeita uma denuncia espontânea. Ou melhor dizendo, as provas foram colhidas ou provocadas durante a investigação;
7) O Uso senha master não foi apresentada na denuncia: Aquela que dava poderes de interceptar e-mails coorporativos( BM, Policia Civil, IGP, MP, além de outros..) e ler processos judiciais inclusive ( e isto é gravissimo);
8) Esta é por minha conta: A RBS divulgou a notica completa no dia da prisão pela radio Gaucha às 8:15 enquanto a cautelar de prisão ainda não havia sido cumprida ( o ordem judicial começou a ser cumprida as 8:30 do mesmo dia). Quem é o informante do MP que vaza informações a RBS. Pode se deduzir que a RBS foi avisada antecipadamente do processo em curso...

Anônimo disse...

ref.02:24

E desde de quando o nome é verdadeiro de quem posta?eu posso ser pedro,joão quem eu quiser ser.Fala isso mais no teu blog você não se identifica(só um nome)

Anônimo disse...

ref.02:24

Aqui não é teu blog de moda.Aqui tem contraventor , gente do crime ligado com os poderosos e você quer que se identifique.Em que mundo você vive cara?

Anônimo disse...

Chorba,
Se todos nos somos anonimos como o senhor sabe que TODOS somos os mesmos? Suponha que o senhor trabalhe dentro do sistema e não possa se revelar..O senhor seria Herói, macho em se revelar. Respeito sua opinião, porém no seu conceito de coragem no meu pode ser de burrice. Outra observação: JORGE ALENCAR CHORBA é mesmo seu nome...

Abraço,
ANONIMO

Anônimo disse...

O comentário do anonimo é muito valioso. Chegamos a fatos diferentes do noticiado na midia por existir este blog. O que vale é o comentário, a opinião e em alguns casos a informação que se revelará verdadeira. O Twitter pode dar consequencias para quem ofende e se acha o dono da verdade. Se você é Promotor e não pode usar o Twitter venha pra este Blog e sinta-se livre para escrever anonimante.

Anônimo disse...

Quem nunca ouviu falar desse Chorba? O cara é um traveco ligado ao PSOL. Corba, vamos falar de um assunto que você domina muito bem, quem é o mais importante defensor dos direitos homossexuais?

ChorbaMatrix disse...

Anônimos!
De que adianta publicar suas falas ao vento.
Sem identificação, fica fácil falar mas não tem poder algum.
Meus comentários em diversos blogs e sites são diretos.
Por muito tempo venho criticando as ações do MPF, MP e Polícia Federal.
Fui vítima de uma ação onde prevaleceu a incompetência do MPF, a falta de leitura e atenção, me trataram pior que um cão sarnento.
Tenho provas.
Da PF dizer que suas ações foram porcas é elogiar os porcos.
Felizmente existem superiores a estes que acabarão por fazer justiça.
.
Dizer que sou traveco ligado ao PSOL é não ter o que falar.
.
Escreva para o meu e-mail que te conto o que aconteceu.
Inclusive procurei o Sr. Políbio para contar sobre o processo que envolvia a minha pessoa, mas não nos encontramos ainda.
Espero que fale comigo.
.
Jorge Alencar Chorba
chorbamatrix@gmail.com
http://chorbamatrix.blogspot.com/
55.9623.6520

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/