A conta de energia elétrica aumentará no mínimo 30% durante o inverno, que começará no dia 21 de junho.

O vilão dessa época do ano é o chuveiro, que na potência máxima é um dos aparelhos que mais gastam eletricidade em casa. Há ainda outros eletrodomésticos que contribuem para o aumento como aquecedor, ferro de passar roupas, lava-louça, máquina de secar roupa, torneira elétrica, entre outros. 

Na escala de maior gasto estão o ar-condicionado, tanto na função quente, como fria, e a geladeira, que representam juntos 40% do total do consumo. O chuveiro elétrico é responsável por 30%, a iluminação 20%, aparelho de televisão 10%, o ferro elétrico 6%, máquina de lavar 5% e todos os demais, como micro-ondas e roteadores 4%.

7 comentários:

Anônimo disse...

E lá se foi a redução do ICMS que o "inominável" quer impor aos Estados e municípios.

Anônimo disse...

Bolsonaro pediu ajuda de Biden nas eleições, diz jornal:

11.06.22 - O Antagonista

Jair Bolsonaro pediu para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ajudá-lo em sua tentativa de reeleição, segundo O Globo. No encontro bilateral, que ocorreu na última quinta-feira, o presidente brasileiro afirmou que Lula é perigoso para os interesses dos americanos.....

Anônimo disse...

Simples...use só o essencial.

Anônimo disse...

Em casa o chuveiro não é o de maior consumo. É a TV, geladeira e 4 computadores que fiucnionam quase o dia inteiro.

Anônimo disse...

Pelo que sei a tarifa não vai aumentar. Tu queres dizer que vai aumentar o consumo em virtude do frio ? É melhor ser mais claro para não causar pânico desnecessário Políbio. Na metade norte do país, por exemplo, nada muda. Calor o ano todo. Agora, aumento geral de tarifa desconheço. Se houver mesmo isso, favor ser mais claro !

Anônimo disse...

E depois que o consórcio comprador assumir,aumentará ainda muito mais e o povo sentirá saudade da Eletrobrás,vendida a troco de bananas.

Anônimo disse...

Sempre um desculpinha nova, tudo pra escomder incomPeTência.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/