Artigo, Vagner Alves - É fake news a notícia sobre o fim do uso do dólar nas operações da Bolsa de Xangai

- O autor é economista  da XP

Está circulando pelas redes sociais um texto (de dois dias atrás) afirmando que a China teria surpreendido o mundo e” abandonado o atrelamento do dólar nas transações na bolsa de valores”.Muitos clientes enviaram perguntas questionando a veracidade e o impacto de tal medida, porém esta matéria é apenas mais uma “fake news”, conforme diversas fontes estão divulgando:.

CLIQUE AQUI para ler uma das fake news.

Além disso, a nota em circulação cita uma matéria do jornal “The Guardian” do dia 28/04, sobre a nova moeda digital chinesa e-RMB, afirmando que seria uma alternativa ao sistema de liquidação do dólar (uma criptomoeda soberana). A criação desta moeda digital é verdadeira, mas está longe de ser novidade. Conforme esta matéria de 25 de novembro de 2019 do Financial Times  (CLIQUE AQUI para ler) este é um projeto que existe desde 2014 e o objetivo não é substituir o estoque de moeda, como os depósitos bancários, mas sim facilitar as transações. Através de um meio de pagamento digital, o governo consegue fazer um melhor rastreamento da moeda, combatendo lavagem de dinheiro, jogos ilegais e terrorismo. Outros países estão seguindo o mesmo caminho.

Por fim, existem alguns questionamentos sobre a continuidade do dólar como a moeda de reserva de todo o sistema financeiro. Difícil saber se alguma mudança irá ocorrer no médio prazo, mas com certeza essa transformação não será rápida, feita do dia para noite. Se eventualmente ocorrer, será um lento processo de adaptação do sistema financeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilha, agora vamos confiar numa moeda virtual chinesa, KKKKKKK!!!
O dólar realmente derreteu faz muito tempo, fora o Brasil que está fortemente atrelado ao dólar, mas ainda não tem concorrente.
Esses chineses pisaram feio na bola e vão pagar caro!
O que o Brasil não poe fazer é vender ativos estratégicos para os chineses

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/